MINHA CASA SERÁ CASA DE ORAÇÃO - LUCAS - 19, 45 - 48
O FILHO DO HOMEM NÃO TEM UM TRAVESSEIRO QUE POSSA ENCOSTAR SUACABEÇA - ANDOU PELO MUNDO E ENSINOU AS OBRAS DE SALVAÇÃO. NÃO CRIOU IGREJAS, POIS ELE, É A BASE DE NOSSA FÉ, A PEDRA ANGULAR QUE OS CONSTRUTORES DE IGREJAS REJEITARAM ...
NO ANTIGO TESTAMENTO - TABERNACULOS, LOCAIS DE CULTOS, E POSTERIORMENTE LOCAIS E TEMPOS FORAM CRIADOS. O DÍZIMO CRIADO, E A VIDA SACERDOTAL, PARA MUITOS VIROU MEIOS DE VIDA, PARA SOBREVIVER, DETERMINAR-SE E IMPOR PODER ESPIRITUAL. REIS E IMPÉRIOS SENTIAM-SE FORTALECIDOS, POIS MANTINHAM O POVO SOBRE DOUTRINAÇÃO, IMPOSTA POR UM DEUS VINGATIVO.
JEOVÁ, TIDO COMO FALSO DEUS, PAI DA MENTIRA, POIS DELE DERIVOU SUA AUTORIDADE AOS SEUS FILHOS QUE O SEGUIA COM CRITÉRIOS E VALORES QUE JAMAIS JESUS NO NOVO TESTAMENTO ENSINOU ... O TEMPLO JUDEU, VIVIA AS CUSTAS DO PODER E DO DIZIMO EXIGIDO E TUDO ERA VENDIDO NO TEMPLO, COMO FOI O INCIDENTE QUE JESUS EXPULSOU OS VERDILHÕES, COMERCIANTES QUE COMERCIALIZAVAM A FÉ DAS PESSOAS ...
AQUI APENAS É UMA CASA DE ORAÇÃO ... MUITAS OUTRAS NARATIVAS, AO LONGO DA HISTÓRIA E DO PODER SE DEFINE, COMO SEMPRE, ANTES, E ATÉ NOS DIAS ATUAIS O DOMÍNIO COMERCIAL DOS VALORES DO VATICANO, E O APOCALIPSE DO CRISTO JESUS, RETRATA FIELMENTE ESTA TRISTE SITUAÇÃO, AO PONTO DE TER DITO - SAIA DELA POVO MEU, QUE REPRESENTA DESTA SITUAÇÃO DE CONTINUIDADE - GNA
ABAIXO - UMA SINTESE DAS VERDADES HISTÓRICAS APRESENTADAS.
Está lá no Evangelho de Mateus, no capítulo 16, quando Jesus diz que, sobre a pedra de Pedro edificará a Igreja e a ele dará as chaves do Reino com o poder de ligar e de desligar tanto na terra como nos céus. A frase pronunciada por Jesus não era original. Era uma velha conhecida de todos os judeus piedosos.
O Zoroastrismo, por sua vez, é a mais antiga religião criada por um fundador conhecido, o profeta Zoroastro, ou Zaratustra.
Segundo o jornal The Jordan Times, a própria Igreja de São Jorge é considerada como a mais antiga igreja do mundo, construída no ano de 230 da era cristã.
Conhecido como o Primeiro Templo ou o Mais Antigo Templo, é um santuário construído no ponto mais alto dos montes Tauro. Foi erguido 10 mil anos a.C., antes mesmo do sedentarismo. As escavações iniciadas em 1994 revolucionaram o conhecimento sobre o período neolítico e as teorias sobre o início das civilizações.
O Tabernáculo foi o primeiro templo usado pelos hebreus até a construção de um templo fixo. Era chamado de Templo do Senhor.
Segundo fatos da própria Bíblia, nenhuma "igreja" nos molde que denominamos ou conhecemos hoje foi criada.
Quando Jesus delegou a Pedro a missão de edificar sua "igreja" ele não estava falando de uma instituição física ou secular. A palavra igreja em grego significa ajuntamento de pessoas crentes [tradução livre minha].
Inclusive quando, um pouco mais tarde, surge Paulo e outros apóstolos que ajudaram a disseminar o Cristianismo para o resto do Oriente Médio e Europa, igreja continuou denominando o coletivo de crentes, a comunidade de pessoas que acreditavam no evangelho de Cristo.
Um fato interessante é que os crentes, nessa época, não se denominavam cristãos. O termo havia sido cunhado com a intenção de ser expressão pejorativa pela repressão romana e judaica. Mas, algo que era para ser ofensivo tornou-se orgulho para os crentes.
Por muito tempo não houve algo como conhecemos hoje como igreja. As Igrejas eram pequenas comunidades dispersas unidas apenas pelos novos conceitos introduzidos por Jesus. Essas comunidades não concordavam completamente em todos os pontos do evangelho, mas os pontos em comum eram suficiente para criar uma identidade única para o grupo.
Não havia unidade de pensamento e dogmas. Por exemplo judeus converso acreditavam na guarda do sábado como dia de guarda e abstenção de carne de porco. Já igrejas (comunidades) em locais como Roma, não se atinham a esses princípios.
Por serem comunidades pequenas que não possuíam local certo de reunião, a perseguição pelas autoridades não conseguiu suprimir o movimento religioso.
No ano 312 d.C. que, devido ao grande número de seguidores dos ensinamentos de Cristo, que o imperador romano Constantino instituiu a tolerância da religião por todo império romano oriental e iniciou as definições dos dogmas do que seria a Igreja Católica Apostólica Romana. A intenção era assimilar novamente essas pessoas dentro da identidade romana e agregá-las ao exército imperial e ajudar na defesa contra as constantes invasões bárbaras.
Com isso, começaram a surgir Igrejas como hoje às denominamos e o Imperador passou a ter relativo controle sobre as práticas do cristianismo. Como por exemplo, os Bispos, líderes máximos da igreja, eram apontados diretamente por ele.
Por pouco mais de 70 anos, cristãos e pagãos conviveram dentro das fronteiras do império, ocorrendo sincretismo entre essas crenças.
Apenas em 388 d.C. o imperador Teodósio oficializou o Cristianismo e à partir desse momento, os papéis se inverteram e quem não era cristão passou a ser perseguido em escala gradual.
Para diminuir a resistência quanto à conversão ao Cristianismo e com os conflitos religiosos, muitos eventos pagãos passaram a ser oficialmente reconhecidos pela Igreja Católica como sendo eventos Cristãos.
Por exemplo, o dia 25 de dezembro que era uma data comemorativa pagã, o Sol Invictus, tornou-se festa em comemoração ao nascimento de Jesus Cristo. A intenção era minimizar as tensōes geradas da passagem da religião pagã para a Cristã.
Por isso, não, Igreja Católicas não foi fundada nem por Jesus Cristo, nem por Pedro, nem por Paulo; ou qualquer outro missionário Cristão. Foi fundada por um imperador romano (Constantino) cuja mãe era Cristã ( ele mesmo passou a vida inteira como pagão, converteu-se apenas em seu leito de morte em idade avançada. A intenção era apena acabar com os conflitos internos e conseguir manter algum grau de controle sobre a nova "seita" que cada vez mais arregimentava cidadãos do império.
A estratégia deu certo até o século XIV quando começaram a surgir pessoas como John Wycliffe com coragem suficiente para desafiar a supremacia católica e apontar seus erros doutrinários. Fato que culminou na Reforma Protestante nos séculos XV e XVI.
https://pt.quora.com/A-igreja-que-Jesus-fundou-%C3%A9-a-Igreja-Cat%C3%B3lica
Nenhum comentário:
Postar um comentário