EVANGELHO DO DIA - MATEUS - 20: 18 - 28
— O SENHOR ESTEJA CONVOSCO
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, (TEMPO QUE JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE) 17 enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: ( JESUS E OS 12 DISCÍPULOS ESTAVAM JUNTOS NESTE MOMENTO) 18 “Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, (JESUS DISSE A ELES O QUE IRIA ACONTECER COM ELE) 19 e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.( JESUS MOSTROU PROFETICAMENTE A SUA CAPACIDADE DE VER O FUTURO, DE AVANÇAR NO TEMPO TERRESTRE)
20 A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. (ELA QUERIA FAZER UM PEDIDO ESPECIAL A JESUS EM NOME DE SEUS DOIS FILHOS) 21 Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. (NO TEU REINO, POIS NESTE VIVEM AQUELES QUE CONHECEM O PODER DA UNIDADE DIVINA AONDE JESUS É O SEU MAIOR REPRESENTANTE) 22 Jesus, então, respondeu-lhe: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”.( JESUS DISSE QUE ELES NÃO SABIAM O PODER DE SUA MISSÃO E SUA PRESENÇA ENTRE ELES, E DISSERAM QUE PODIAM BEBER ESTE CÁLICE DE SOFRIMENTOS QUE JESUS PASSARIA) 23 Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.(SOFRIMENTOS IGUAIS PODERIAM PASSAR, AGORA TER DIREITO JUNTO COM O PAI NOS CÉUS, SERIA OUTRA COISA, POIS NÃO CABE A ELE E NEM A DEUS REALIZAR O QUE ELES DEVERIAM REALIZAR PELAS SUAS SALVAÇÕES. O PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS DARÁ DE ACORDO COM O MERECIMENTO DE CADA UM DELES)
24 Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. (FICARAM IRRITADOS, POIS ACHARAM QUE OS DOIS IRMÃOS QUERIAM TER DIREITOS NESTE PEDIDO) 25 Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. ( JESUS ENTRE ELES DISSE QUE OS CHEFES DAS NAÇÕES, O PODER MAIOR ENTRE ELES PODERIAM FAZER O QUE QUEREM E DESEJAM, POIS SÃO PODERES DESTE MUNDO, E SÃO LEIS DELES, E AS LEIS DE DEUS, LEIS DIVINAS SÓ DEUS TEM PODER SOBRE ELAS E ESTES GRANDES NO PODER AQUI NA TERRA OPRIME OS POVOS) 26 Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; ( JESUS ENSINOU QUE NÃO PODEMOS SER COMO ESTES PODEROSOS DA TERRA QUE FAZEM DE SUAS LEIS MOTIVOS DE OPRESSÃO DOS POVOS. JESUS ENSINOU QUE ENTRE NÓS NÃO PODE SER ASSIM, POIS A GRANDEZA ESTA EM SERVIR) 27 quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo.( SERVIR, SENDO O PRIMEIRO AO SERVIÇO, A MISSÃO DE FAZER O BEM) 28 Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.( JESUS MOSTROU A ELES QUE O IMPORTANTE FOI O QUE FEZ, POIS SE OFERECEU A SERVIR A CAUSA SAGRADA, REPRESENTANDO A MISSÃO QUE RECEBEU DE DEUS PARA RESGATAR UMA PLANETA INTEIRO)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
GNA : O REINO DE DEUS É CONQUISTADO PELO SERVIÇO, PELO ATO DE SERVIR AOS PROPÓSITOS DIVINOS, E ISTO CHAMA-SE SERVIÇO, E SÓ PODE SER FEITO NO CUMPRIMENTO DAS LEIS SAGRADAS.
Comentário
O anúncio de Jesus sempre nos traz esperança e nos motiva no caminho do Reino. No caminho de Jerusalém, Ele nos mostra sua fidelidade ao Pai, mesmo já sabendo o que iria acontecer: sua paixão, morte e ressurreição. Caminhando com Jesus encontramos a vida, pois só Ele pode nos dá-la verdadeiramente. Aprendamos, pois, uma vez mais, a sermos fiéis ao Senhor como o Cristo foi fiel.
Oração
Ó Deus, conservai constantemente vossa família na prática das boas obras, e, assim como nos confortais agora com vossos auxílios, conduzi-nos aos bens eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário