sábado, 18 de setembro de 2021

PORTAL - GNA - LUCAS - 8, 4 - 15 - EVANGELHO DO DIA - 18 09 21 - SANTO DO DIA - POSTAGEM ESPIRITUAL - GNA

 🔺☺💛🤩✨✝✝✝✝✝✝✝✝✨✨✨✨🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐👽👽👽👽👽🕎🕎🕎👍🛐


EVANGELHO 
(LC 8,4-15)  18 DE SETEMBRO DE 2021

EVANGELHO 
(LC 8,4-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 4 reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5 “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.
6 Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7 Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8 Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”.
9 Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: 10 “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”.
11 A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12 Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.
13 Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14 Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15 E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança. — Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


EVANGELHO 
(LC 8,4-15)                -       18 09 21


Resultado de imagem para o bom semeador


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, (NA ÉPOCA EM QUE JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE) 4 reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: (UMA MULTIDÃO, E ASSIM TIVERAM O PRIVILÉGIO DE OUVIR ESTA LINDA MENSAGEM DE SALVAÇÃO QUE SÓ OS EVANGELHOS DE JESUS PODEM REALIZAR ... NESSAS VERDADES ENCONTRA A OBRA DO PAI SENDO MANIFESTADA A TODOS QUE DELA QUISEREM LER, OUVIR E COLOCAR EM PRÁTICA. LEMBREM-SE, QUE JESUS IRÁ FALAR DESSA SEMENTE, QUE A PRINCÍPIO SÓ NASCERÁ SE FOR PLANTADA ADEQUADAMENTE)
5“ O semeador saiu para semear a sua semente. (O SEMEADOR É O PRÓPRIO CRISTO JESUS, POIS ELE VEIO AO MUNDO PARA SEMEAR NOS CORAÇÕES HUMANOS AS PALAVRAS DE LIBERTAÇÃO E SALVAÇÃO, E A SEMENTE É A PALAVRA DE DEUS) Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.(AQUI SABEMOS O QUE ACONTECEU COM AS PALAVRAS DE SALVAÇÃO, POIS OS HOMENS A PISARAM E OS PÁSSAROS A COMERAM, E CONCLUÍMOS QUE ACABOU, NADA SOBROU PARA SER DITO OU REVELADO) 6 Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. (AQUI NOTAMOS QUE ELA FICOU DIANTE DAS PESSOAS, E NESTE TEMPO QUE ALI FICOU NÃO FOI APROVEITADA, POIS ELA BROTOU PARA CRESCER NOS CORAÇÕES DAS PESSOAS, AIS SECOU, QUE QUER DIZER QUE FICOU EXPOSTA E NÃO HAVIA UMIDADE OU AJUDA PARA QUE ELA VIVESSE) 7 Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram.(ESSES TIPOS DE PESSOAS, JAMAIS COLOCARIA SUAS MÃOS PARA APANHAR ESSAS SEMENTES, E ALI CRESCERAM, E NINGUÉM QUIZ TIRAR ELAS DE LÁ) 8 Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.(ESSAS SEMENTES CAIU EM LUGAR AONDE AS PESSOAS OUVIRAM E APLICARAM O QUE ELAS ENSINAVAM E DEU SEUS FRUTOS CEM VEZES MAIS, OU PARA ENTENDIMENTOS, ESSA SEMENTE QUE ERA UMA, PASSOU A SER CEM SEMENTES.)
9 Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10 Jesus respondeu:
“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. (QUEM ESTÁ ESPIRITUALIZADO E VIVE OS EVANGELHOS, CONHECEM A VERDADE E O QUE FOI ENSINADO. OS QUE AINDA NÃO ESTÃO ESPIRITUALIZADO, OUVIRÃO POR PARÁBOLAS, QUE QUER DIZER, QUE TERÃO QUE COMPREENDER DIANTE DE UMA CONFIGURAÇÃO) 11 A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. (ESTÁ CLARO QUE A PALAVRA É QUE SE DEFINE COMO SENDO OS ENSINAMENTOS DE JESUS)12 Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.(TODOS NÓS ESTAMOS NA BEIRA DOS CAMINHOS, UMA LONGA ESTRADA EM QUE CAMINHAMOS, E O DIABO É O PERSONAGEM PRINCIPAL PARA DESTRUIR NOSSOS CAMINHOS PARA DEUS) 13 Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás.(AS PEDRAS REPRESENTAM JESUS, SOLIDEZ, A PEDRA ANGULAR E ELE ESPERA QUE AS SUAS PALAVRAS SEJAM OUVIDAS, MAIS FALTA UMIDADE, OU SEJA UM OPORTUNIDADE DE REAVIVAR AS SEMENTES PARA QUE ELAS NÃO MORRAM, MAIS INFELIZMENTE, AS SEMENTES FICAM E NINGUÉM APARECE) 14 Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer.(COMO JÁ DISSE, PESSOAS PREFEREM OUVIR O MUNDO MATERIAL EM QUE VIVEMOS E ESQUECEM O MUNDO ESPIRITUAL QUE IREMOS PERTENCER. ASSIM, ESSAS SEMENTES, SÃO PRISIONEIRAS DESTE LOCAL QUE JESUS DISSE QUE FICAM PRISIONEIRAS E PROTEGIDAS PELOS ESPINHOS, E QUEM IRIA CHEGAR ATÉ ELAS ... NINGUÉM)15 E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança”.( AQUI, JESUS MOSTROU QUE DEVEMOS TER PERSEVERANÇA E MANTER ACESA A CHAMA DESTES VALORES ESPIRITUAIS QUE SÃO AS SEMENTES, AS PALAVRAS DE SALVAÇÃO ENSINADAS POR JESUS EM SEUS EVANGELHOS)

GNA:  HOJE, SABEMOS QUE AS SEMENTES ESTÃO LANÇADAS NO MUNDO ... E CADA UM SABE OU DEVERIA SABER O QUE FAZER COM ELAS ... 


SANTO  DO  DIA

S. SOFIA

Sec. XVI, Galeria Tretyakov 



Sofia, 

em grego,

 significa

 sabedoria

. Não

 obstante,

 sobre

 esta

 Santa, com este nome e que a Igreja recorda

 em 18 de setembro, sabe-se muito pouco.

 O Menológio da Liturgia grega – isto é, o 

volume que contém hinos e orações dedicadas

 a cada Santo em cada dia do ano - comemora

 Santa Sofia junto com Santa Irene, mártires 

em Chipre, sobre as quais faz alusão à sua

 decapitação.


Em que século viveu?


Várias tradições são confusas até sobre a época 

em que Sofia viveu: para algumas, a Santa faria

 parte dos primeiros cristãos; enquanto para 

outras, ela viveu na época bizantina. É certo,

 porém, que foi o Cardeal César Baronio, no

 século XVI, a incluir Sofia e Irene na sua obra 

Martyrologium Romanum, estabelecendo sua 

memória litúrgica em 18 de setembro.

Outra Sofia

Muitas vezes, a história de Sofia, mártir em

 Chipre, se entrelaça com aquela, bem mais 

legendária, de Sofia que foi martirizada em 

Roma, durante o império de Trajano

 (século I-II d.C.), e comemorada em 30

 de setembro.
De origem grega e venerada no Oriente, 

Sofia, esposa de Filandro, teria dado à luz

 três filhas: Vera, Nadezda e Liubov. 

Curiosamente, ao longo dos séculos, as três

 jovens foram associadas às três virtudes

 teologais de Fé, Esperança e Caridade,

 talvez, graças ao significado sábio do

 nome materno.

O Suplício

Ao tornar-se viúva, Sofia teria dedicado a sua vida

 à ajuda e assistência aos prisioneiros cristãos. 

Porém, teria sido exatamente esta sua atividade

 caritativa a despertar a ira do imperador.
Segundo as lendas, Trajano a convocou e lhe 

pediu para renunciar à fé cristã. No entanto, 

Sofia recusou-se e, como castigo, foi submetida

 ao suplício do flagelo.

Mas, dizem, que outra terrível tortura a aguardava:

 assistir à tortura à qual foram submetidas suas 

três filhas, que passaram pelo chicote, a espada e 

o fogo. Apesar dos sofrimentos, as jovens não 

desistiram. Por isso, os algozes foram obrigados 

a decapitá-las.
Sofia recolheu seus corpos estraçalhados e deu-lhes

 uma sepultura digna sobre uma colina, fora da 

cidade. Três dias depois, consumida pelo sofrimento,

 a mulher caiu morta sobre o túmulo das suas filhas.

Traslado dos restos mortais

A veneração das quatro mulheres aumentou ao longo

 dos anos, até que, no século VIII, o Papa Paulo I 

teria mandado transferir os restos mortais das 

mártires da Via Aurélia para a igreja de São Silvestre,

 no Campo Márcio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário