— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 9 Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: (NA ÉPOCA EM QUE JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE, CONTOU AOS SEUS DISCÍPULOS UMA PARÁBOLA, POIS MUITOS APENAS FAZIAM VALER A SUA PRÓPRIA JUSTIÇA E NÃO VIA, NÃO ENXERGAVA A DE SEUS IRMÃOS DE CAMINHADA. HOJE EM DIA, MUITOS TENTAM FAZER VALER SEUS ARGUMENTOS E LEIS, E COM ESTES OBJETIVOS TENTAM IMPOR E DOMINAR OUTRAS PESSOAS) 10 “Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. ( DOIS EXEMPLOS APRESENTADOS POR JESUS NESTA PARÁBOLA) 11 O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. ( ESTE HOMEM ERA O CENÁRIO DE SUA PRÓPRIA VERDADE, DE SUA JUSTIÇA E NÃO ENXERGAVA VALORES EM OUTROS) 12 Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’.(ESTE MESMO HOMEM, O FARISEU, SE ORGULHAVA DO QUE FAZIA, POIS NO SEU INTIMO ACREDITAVA QUE FAZIA O CERTO E OS OUTROS QUE ESTAVAM ERRADOS)
13 O cobrador de impostos, porém, ficou à distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’( O COBRADOR DE IMPOSTOS, AQUELE QUE TRABALHAVA PARA RECOLHER OS VALORES DO POVO, DA COMUNIDADE, POIS ERA SUA FUNÇÃO. ESTE FAZIA VALER EM A SUA SINCERA VERDADE, E NÃO OUSAVA EM QUERER SE JUSTIFICAR E SIM DETERMINAR SUA VERDADE SEM DESMERECER OUTRAS PESSOAS. RECONHECIA QUE ERA UM PECADOR, E NA SUA SINCERIDADE, PEDIA PERDÃO A DEUS)
14 Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”. (JESUS AQUI MOSTROU QUEM FOI PERDOADO E VOLTOU PARA CASA JUSTIFICADO DIANTE DE DEUS, ESTE ÚLTIMO NÃO SE ELEVOU A SI, SE HUMILHOU DE SUA SITUAÇÃO E POR ISSO FOI EXALTADO POR JESUS E SUA ACOLHIDA POR DEUS. O OUTRO, O FARISEU, SE ELEVOU A SI E FOI HUMILHADO EM SEU GESTO, EM SEU ÍNTIMO)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
GNA: JESUS NESTE EVANGELHO ESCRITO POR LUCAS ,APENAS NOS MOSTRA A NOSSA REAL CONDIÇÃO COMO PECADOR, E SABENDO DISTO, CABE A CADA UM A HUMILDADE E A SINCERIDADE EM CONFESSAR A DEUS O SEU ERRO, O SEU INFORTÚNIO, E COM CERTEZA, A MISERICÓRDIA DO PAI, PERDOARÁ NOSSOS ERROS, E HUMILHANDO A NÓS NO BOM SENTIDO, SEREMOS ELEVADO DIANTE DE NOSSO GESTO PERANTE DEUS.
SANTO DO DIA -
Pertenceram ao bispado
de Córdova. Rodrigo
tornou-se um sacerdote
muito zeloso pela busca
da santidade e cumprimento
dos seus deveres, em um
tempo onde os cristãos eram
duramente perseguidos.
Seus irmãos de sangue começaram uma contenda, a qual tentou
apartar. Não compreendendo tal ato, um deles o feriu, deixando-o
inconsciente. Aproveitou, então, para difamá-lo, espalhando que o
sacerdote Rodrigo tinha renunciado à fé cristã. Um escândalo foi
gerado e o caluniado refugiou-se numa serra, em oração e
contemplação, indo à cidade somente para buscar alimentos.
Numa dessas ocasiões, o irmão agressor resolveu denunciá-lo.
Ao ser questionado pelo juiz, Rodrigo declarou: “Nasci cristão
e cristão hei de morrer”.
Foi preso e, ali na cadeia, conheceu outro cristão, Salomão.
Ambos transformaram a cadeia num oratório, travando uma
linda amizade. Ameaçados e questionados, não renunciaram
à fé. Foram separados, mas permaneceram fiéis a Deus.
Condenados à morte, ajoelharam-se, abraçaram o crucifixo
e, degolados, foram martirizados.
Santos Rodrigo e Salomão, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário