EVANGELHO
(MT 16,13-19)
(MT 16,13-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, (TEMPO EM QUE JESUS VIVIA ENTRE ELES FISICAMENTE) 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”(JESUS QUERIA SABER DE SEUS DISCÍPULOS A VERDADE SOBRE ELE E A RAZÃO DE ALI ESTAR ENTRE ELES ENSINANDO, CURANDO E REALIZANDO MILAGRES)
14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.( A BEM DA VERDADE, ELES APENAS ACHAVAM, E NÃO TINHAM CERTEZA, EM RELAÇÃO O QUE ERA O FILHO DO HOMEM, QUE QUER DIZER FILHO DA HUMANIDADE TERRESTRE)
15 Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”(JESUS AGORA FAZ A MESMA PERGUNTA AOS SEUS APÓSTOLOS, PERGUNTANDO QUEM SERIA ELE)
16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.(PEDRO, LÍDER E LIDERANÇA ENTRE ELES, RESPONDEU QUE JESUS É O MESSIAS, ERA FILHO DO DEUS VIVO, OU MESMO QUE DIZER DO DEUS QUE VIVE EM NÓS E QUE NÓS VIVEMOS CADA UM COM ELE )
17 Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. (JESUS DISSE A PEDRO, QUE ESTA REVELAÇÃO FOI POR INSPIRAÇÃO DIVINA) 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. (JESUS APENAS AFIRMOU QUE PEDRO, QUE SIGNIFICA PETRUS, PEDRA, TINHA FORÇA, FORTALEZA PARA CONSTRUIR A SUA IGREJA, NÃO A HUMANA E SIM A DO CRISTO, POIS JESUS É A IGREJA QUE PEDRO IRIA CONSTRUIR, O PODER DO CRISTO NOS CORAÇÕES DOS HOMENS, TENDO ESTA IGREJA DENTRO DE CADA UM, AS FORÇAS DAS TREVAS , O PODER DO INFERNO NÃO PODERÁ SAIR VENCEDOR )19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.(JESUS DEU A PEDRO ESTA CHAVE PARA LIBERTAÇÃO DO MAL, QUE É TER JESUS DENTRO DE NÓS, TENDO ASSIM O REINO, A IGREJA QUE É O PRÓPRIO CRISTO JESUS. TODOS QUE TIVEREM ESTA CHAVE, COMO FOI DITO A PEDRO, PODERÁ LIGAR, OU SEJA REALIZAR AS OBRAS AQUI E NOS CÉUS. LEMBREMOS MAIS UMA VEZ, A PALAVRA CÉUS NO PLURAL ... AONDE ESTIVERMOS NOS CÉUS, NAS MUITAS MORADAS DA CASA DO PAI, CONTINUAREMOS COM CRISTO, A IGREJA VIVA DIANTE DE NÓS E FAREMOS ACONTECER A SAGRADA MISSÃO QUE JESUS NOS CONFIOU. LEMBREM-SE, QUE MUITOS ACHAM QUE PEDRO TEM PODER PARA LIGAR E FECHAR, E QUE PEDRO TEM O PODER SOBRE A IGREJA DE PEDRA HUMANA, POIS SE TIVESSE JÁ ACABOU A MUITO TEMPO, POIS PEDRO JÁ NÃO EXISTE FISICAMENTE A MUITO TEMPO. O QUE PEDRO NOS DEIXOU, NÃO FOI UM LEGADO E SIM UM PEDIDO PARA FAZER DE CADA UM PARTICIPANTE DO CRISTO, QUE É A PEDRA FUNDAMENTAL DESTA IGREJA ESPIRITUAL)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
GNA - É TEMPO DE SERMOS IGUAIS A PEDRO, E RECEBER DE JESUS A MISSÃO DE ZELAR POR SUA OBRA DE SALVAÇÃO, POIS SOMOS IGREJAS VIVAS, CARREGAMOS O CRISTO JESUS EM NÓS, E ASSIM NOS PERMITE LIGAR O SAGRADO AONDE ESTIVERMOS, ASSIM NA TERRA COMO NOS CÉUS. JESUS, MOSTROU A PEDRO QUE ASSIM DEVE SER, AGORA PEDRO NÃO EXISTE MAIS, O QUE FOI A ELE PEDIDO, NÓS TAMBÉM PODEREMOS FAZER ... JESUS UMA IGREJA VIVA QUE VIVE EM NÓS.
http://novotempo.com/
Quem é a Pedra mencionada em Mateus 16:18. É Pedro ou Cristo?
Vamos ao texto de Mateus 16:18: ‘Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.’
Esta declaração de Cristo, ‘sobre esta pedra’, tem sido interpretada de várias formas:
1º – a pedra simbolizando Pedro.
2º – a pedra simbolizando a fé que Pedro demonstrou em Jesus.
3º – a pedra simbolizando Cristo.
2º – a pedra simbolizando a fé que Pedro demonstrou em Jesus.
3º – a pedra simbolizando Cristo.
Nós podemos chegar a uma conclusão inequívoca quando pesquisamos a Palavra de Deus em busca da verdade sobre este assunto, especialmente os escritos dos apóstolos que ouviram pessoalmente esta declaração de Jesus.
O próprio Pedro jamais se referiu a si mesmo como sendo esta pedra, mas de forma clara e consistente, ele diz que esta pedra representa Cristo. Ele chega ao ponto de dizer que não há nenhum outro nome debaixo do céu, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos, a não ser através desta Pedra, rejeitada pelos homens (Atos 4:8-12; I Pedro 2:4-8).
O nosso Senhor usou várias vezes este símbolo da pedra referindo-se a Si mesmo (Mat. 21:42; Lucas 20:17-18). Em outras partes da Bíblia encontramos diversas passagens que relacionam a pedra como um termo específico para Deus (Deut. 32:4; Salmos 18:2; etc).
Isaías 32:2, fala da grande Rocha em terra sedenta; e da Pedra preciosa, angular, solidamente assentada (28:16). Em I Cor. 10:4, Paulo diz que esta Pedra era Cristo (ver também II Samuel 22:32; Salmos 18:31).
Jesus também se referiu a Pedra como sendo a Sua Palavra, a qual é o único alicerce seguro para o homem (Mateus 7:24-25), e que Ele é a Palavra Viva (João 1:1; Marcos 8:38; João 3:34; 6:63,68; 17:8).
Paulo claramente afirma que Cristo é o único fundamento da Igreja (I Cor. 3:11). Pedro também diz que Cristo é o fundamento (a Rocha) sobre o qual construímos o templo espiritual como pedras vivas, ou tijolos, (ver Efésios 2:21; I Pedro 2:4-8).
Quando Pedro fez sua declaração de fé, o fez em nome de todos os demais discípulos, pois a pergunta havia sido feita para o grupo. Nenhum dos discípulos jamais entendeu que Jesus estava concedendo a Pedro uma distinção especial entre eles. Tanto é que continuavam discutindo sobre quem seria o maioral entre eles. Caso Jesus tivesse dado a Pedro uma posição de liderança não haveria mais motivo para tanta discussão. Os escritores do Novo Testamento jamais fizeram menção de qualquer autoridade revestida sobre Pedro, muito pelo contrário, pois em várias ocasiões Pedro foi publicamente advertido por eles.
Os chamados pais da Igreja, como Augustinho e Crisóstomo, jamais aceitaram a idéia de Pedro como sendo o chefe supremo da Igreja. O historiador Eusébio, cita uma declaração de Clemente de Alexandria, na qual ele afirma que no concílio de Jerusalém, Pedro, Tiago e João não disputavam pela supremacia da Igreja, mas que escolheram Tiago o Justo, para ser o líder entre eles (ver Atos 15).
Como então se deve interpretar esta passagem? Na língua grega existem dois termos para pedra: 1º – ‘petra’ que significa uma enorme massa de rocha, a qual além de ser grande, é fixa ou imovível; 2º – ‘petros’ que significa uma pequena pedra, ou um pedregulho.
Assim podemos dizer que Cristo se dirigiu a Pedro desta forma: Tu és ‘petros’ (pedregulho) e sobre esta ‘petra’ (rocha, se referindo a Si mesmo), construirei a minha Igreja. Na parábola registrada em Mateus 7:24-27, Cristo diz que o homem sábio constrói sua casa sobre a Rocha, e que qualquer edifício construído sobre ?Pedro?, ou sobre um homem falho como este discípulo, era mesma coisa que construir sua casa sobre a areia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário