domingo, 10 de julho de 2016

PORTAL - GNA - 7494 - EVANGELHO DO DIA 10 JULHO E 2016 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


EVANGELHO
(LC 10,25-37)

Resultado de imagem para o bom samaritano


— O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 25 um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”
26 Jesus lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como lês?” 27 Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!”
28 Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”.
29 Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”
30 Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu na mão de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora, deixando-o quase morto.
31 Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado.
32 O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.
33 Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34 Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35 No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’”.
E Jesus perguntou:
36 “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37 Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


 ANÁLISE DO GNA EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR LUCAS - 10 07 16



Ao analisar este Evangelho de Jesus, seremos convidados ao entendimento de duas propostas que ao longo de muitas Mensagens e ensinamentos de Jesus nos convida a refletir sobre uma enorme pergunta e uma resposta quase sempre definida em todos, ou todos que vivem entre nós ... procurarei entender aqui e explicar o que define a minha opinião quem é o nosso próximo e este, o que devemos fazer diante do imperativo de justiça e valorização dos pedidos do amor que devemos ter com eles ...

Jesus, em suas palavras, verdades, ensinamentos, tem sempre tentado mostrar que o próximo, é aquele que está sempre conosco, vivendo, existindo e compartilhando vidas e momentos, e estes podem viver muito tempo ou estar muito tempo como apenas alguns segundos ... este é o mesmo que dizer que este gesto de amar sempre se fará em relação a sintonia e o respeito que tanto somos e acreditamos, e com eles, devemos querer e fazer o mesmo. A próxima dedução é em relação aquele próximo, que é tudo, menos o sentido do bem e do amor que deveria existir, e devemos perguntar se este estaria mais próximo do mal do que do bem, mais ligado as trevas do que o filho que vive na Luz. Este caso, nos leva a terceira reflexão, que bem lembra Jesus nos pedindo para nos afastarmos do mal, e assim fazendo, estaremos mantendo nossa luz, nossa vibração e valores nobres que tanto temos a oferecer ao nosso próximo. Para mim, devemos escolher e aceitar o verdadeiro sentido de entender o que nos pede Jesus, ao dizer, quem é o meu próximo e poderia responder que ele é aquele em que não devemos jogar perolas aos porcos ... não sei se o entendimento deste ato permite que o bem viva no bem e o mal com o mal, pois ambos não podem existir juntos ... 

A Parábola do bom samaritano, aquele que ajudou, nada tem a haver com os malvados  que vivem entre nós, que não serve, que é contrário a Jesus, um inimigo da Luz e um agente das trevas entre nós. Ele apenas realizou ali o ato de caridade, de amor ao próximo e aqui se aplica este gesto de grande bondade. Para este samaritano, e para nós, ali foi realizado um verdadeiro amor ao próximo.

Este Evangelho nos determina que sejamos prudentes como as serpentes, nos afastando de tudo e de todos que venham a contribuir para momentos ruins e muitas vezes pecadores e traiçoeiros.

Faze isto e viverá ... fazer o bem é realmente encontrar e pertencer ao Reino do Pai ... mais devemos entender que amar ao próximo não é se misturar com os falsos, inimigos ou quem venha tentar achar que os filhos do Cordeiro são burros ou ignorantes ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário