🛐🛐🛐🛐🛐🛐🛐✨✨✨✨✨✨✝✝✝✝✝🔺🔺🔺🔺🔺🕎🕎🕎🕎🕎🔺🤩👽👽💛
EVANGELHO
(JO 3,13-17)
(JO 3,13-17)
PRIMEIRA LEITURA
(NM 21,4B-9)
(NM 21,4B-9)
Leitura do Livro dos Números.
Naqueles dias, 4 os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se, 5 e pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”. 6 Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7 O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, 8 e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9 Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
A serpente, o mal que encontramos na Gênese, quando a Mulher (Maria) PISARÁ NA CABEÇA DA SERPENTE. A serpente é o símbolo do mal, e na Bíblia é chamada de a antiga serpente. Jesus, naqueles dias, avisou a Moisés, que o castigo viria, e muitos foram mordidos pelas serpentes, e morreram uma grande quantidade de pessoas. A serpente de bronze, em adoração foi suas ruínas, por terem se afastado de Deus. Moisés, intercedeu, e assim o Mestre Jesus, mandou que se levanta-se a serpente de bronze numa cruz, e naquele dia em diante, quem ela morde-se, seriam curados. Aqui, o entendimento, que a serpente levantada na cruz, representava ali, o que aconteceria com Jesus, quando no calvário foi erguido, e assassinado, e no terceiro dia, retornou a vida, e o mundo viveria os momentos de novas oportunidades. Jesus mostrou, que assim a serpente seria destruída diante de seu poder e pela cruz do Calvário.
Este texto mostra claramente algumas verdades. Em todos os períodos das humanidades as pessoas olhavam para o céu, olhava para as matas, para as montanhas, e até mesmo na própria natureza criando para si deuses que representavam em suas pinturas e esculturas. Locais sagrados e crenças que eram rituais que acreditavam ter poderes de curas e de proteções.
Na época da diáspora, ou seja, da saída e liberdade do cativeiro no Egito, guiado por um Deus invisível, mais definido pelos momentos que passaram, nos milagres diante do Faraó egípcio, na passagem do Mar Vermelho. No deserto, no meio do nada o povo se viu sem esperanças, e muitos abdicaram da fé, e abandonou o Deus que Moisés apresentou como Salvador do seu povo. Uma suposta e registrada praga mortal, mostrava as serpentes no deserto que atacava o povo que se afastou do sagrado e Moisés chamado intercedeu e o poder do alto, na justa presença imaterial do Cristo, pediu que levanta-se um cruz no deserto e que cola-se nela uma representação de uma serpente de bronze, quem olha-se para ela, estes que foram mordidos e ainda viviam seriam salvos. Olhar para a serpente e para cruz, era um enorme sinal e aviso de salvação visando aquele momento. No futuro quando a serpente trabalhou a mente dos que traíram Jesus e hoje acontece a mesma coisa, pois o povo olha a cruz e não enxerga Jesus na mesma, pois a serpente continua picando e matando os filhos de Deus. A cruz mostra três fases naqueles dias do deserto, na época de Jesus e atualmente. Existe a cruz que sem Jesus nada representa. existe a cruz com a serpente em destaque rindo da adoração dos filhos que adoram a cruz, e não enxergam Jesus nela. Existe aquele momento no deserto que Jesus amor, misericordioso, pediu ao povo Israelita para olhar para a serpente na cruz, reconhecer que ela continua ali, é real, e ore por ela, pois com que Jesus se realiza o bem, a obra do amor... quem olhar para ela, reconhecer que ela se torna igual a quem venera a cruz, e não vê a sagrada presença nela. Jesus mostrou a cruz, como salvação, mostrou que o mal sempre estará a li, pedindo e iludindo números de pessoas a amar a cruz sem a presença de Jesus nela. Uma cruz sem Jesus nada vale, nada cura, embora aqueles foram curados diante do poder que Deus opera milagres até onde o mal se determina. O Povo viu que Deus na presença sagrada do Cristo, realizou naqueles dias e e hoje continua a realizar, pois devemos esquecer do mal que muitas vidas se instala até nas cruzes que deveríamos carregar. - GNA-JFA-MG
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 13 “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15 para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.
16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO DO DIA


COMO PODEMOS LER, NICODEMOS, UM DOUTOR DA LEI, OUVIU JESUS FALAR E LEMBRAR DO QUE ACONTECEU E FOI DITO NO DESERTO A MOISÉS SOBRE A SERPENTE DE BRONZE ... NICODEMOS, POSTERIORMENTE, PODE VER QUE ESTAS VERDADES, ESTA PROFECIA DE JESUS SE CONFIRMOU QUANDO FOI MORTO, E PREGADO NO MADEIRO ... O FILHO DO HOMEM FOI LEVANTADO, E MESMO SABENDO DISSO, NÃO HOUVE REGISTRO DO MESMO TER INTERCEDIDO POR JESUS DIANTE DE CAIFÁS, O SUMO SACERDOTE E DE PILATOS, GOVERNADOR DA JUDEIA - EM JERUSALÉM.
GNA : Por que Jesus foi comparado com a serpente do deserto no ...
www.abiblia.org › Perguntas e respostas
Por que Jesus foi comparado com a serpente do deserto no Evangelho de João? ... como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do ... Ele disse a Moisés para fazer uma serpente de bronze e colocá-la numa haste.A Serpente de Bronze, encontramos no livro dos Números 21,4-9: ... na Cruz = Deus que manda Moisés colocar uma serpente de bronze no alto de uma haste, ...
EVANGELHO
(JO 3,13-17)
(JO 3,13-17)
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: (NO TEMPO EM QUE JESUS ESTAVA NO MEIO DELES FISICAMENTE) 13“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. (JESUS AFIRMOU AO SÁBIO NICODEMOS QUE APENAS ELE ELEVOU-SE AO CÉU, E APENAS ELE ELE DESCEU DO CÉU DE MANEIRA GLORIOSA COMO AS ESCRITURAS SAGRADAS DEFINEM. JESUS ASCENDEU AOS CÉU, COMO FOI GERADO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO) 14 Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado,( DA MESMA MANEIRA QUE O MAL DESTE MUNDO TAMBÉM FOI COLOCADO NUMA CRUZ NO DESERTO, COMO UMA SERPENTE NO MEIO DO POVO. ASSIM O ENVIADO TAMBÉM SERIA, UMA SERPENTE É O MAL PARA PERDIÇÃO DAS ALMAS E O CRISTO NA CRUZ PARA SALVAÇÃO DOS PECADORES. AS FORÇAS TREVOSAS FAZIA UM RITUAL EM UM DEBOCHE DIANTE DO QUE ACONTECERIA NO FUTURO EM RELAÇÃO A JESUS. O POVO, SERVIDO PELAS FORÇAS TREVOSAS, PERDERAM A FÉ E A CONFIANÇA EM DEUS E SE TORNOU PRESAS DO MALIGNO.) 15 para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna.(ESTA É A MENSAGEM DA CRUZ, POIS ELA REPRESENTA JESUS O SALVADOR DO MUNDO)
16 Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna.( DEUS, ENVIOU JESUS PARA QUE O MUNDO FOSSE SALVO POR ELE) 17 De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.(BEM REVELADO QUE JESUS FOI ENVIADO PARA SALVAR O MUNDO, E SÓ POR JESUS QUE ISTO ACONTECERÁ)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
Falecimento: 38 d.C., Itália, Itália
Nacionalidade: Romano
FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ - 14 09 25
No dia 14 de setembro, celebra-se a Festa da Exaltação da Santa Cruz, que comemora a vitória da cruz de Cristo. A Igreja também recorda outros santos, como Santo Alberto de Jerusalém, que promulgou a Regra da Ordem Carmelita, e Santa Notburga de Eben, conhecida pela sua caridade e exemplo de vida cristã.
Festa da Exaltação da Santa Cruz
- Esta festa é um símbolo de vitória e salvação para os cristãos, antes um instrumento de morte.
- A data comemora a entrega de Cristo, que nos redimiu com seu sacrifício.
Outros Santos do Dia (14 de Setembro)
- Santo Alberto de Jerusalém: Bispo e Patriarca de Jerusalém que reformou a Regra Carmelita. Foi assassinado por denunciar a má conduta de um líder hospitalar, segundo o Vatican News.
- Santa Notburga de Eben: Uma virgem que, como cozinheira, se destacou pela sua caridade para com os pobres.
- São Materno de Colônia: O primeiro a governar a Arquidiocese de Colônia.
- São Pedro de Tamié: Bispo que se retirou para uma vida monástica como cisterciense, destacando-se pela sua observância religiosa, conforme informações da Arautos do Evangelho.
- São Gabriel Taurino Dufresse: Um missionário que sofreu o martírio na China e foi decapitado após uma longa e operosa vida de ministério, relata a Arautos do Evangelho.
- Beato Cláudio Laplace: Um presbítero e mártir da Revolução Francesa, que morreu de fome e inanição devido à sua fidelidade ao Papa, segundo a Arautos do Evangelho.
Contexto da Data
- A Festa da Exaltação da Santa Cruz tem um significado especial para os cristãos e é celebrada anualmente em 14 de setembro.
- A data é marcada pela contemplação da cruz como sinal de vitória e salvação.


Nenhum comentário:
Postar um comentário