Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 25 “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26 Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas.
27 Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28 Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.
34 Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35 pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36 Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26 Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27 Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28 Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
GNA - OBS : JESUS DIANTE DE SEUS DISCÍPULOS PROFETIZOU NAQUELES DIAS, E ESTE TEXTO DESTACA MAIS COMO UM AVISO, POIS ASSIM FOI NA ÉPOCA DE NOÉ, E O POVO NADA FEZ, PREFERIU CONTINUAR NA VIDA DE BEBIDAS, NEGÓCIOS, ORGIAS, MUNDANISMOS, E CONTRÁRIOS AOS VALORES DE VIDAS DESCENTES E ELEVADAS. EM NOSSOS DIAS, COMO SE DETERMINA LOGO VENHO, E QUE ESTE DIA NÃO PEGUE NINGUÉM NA SURPRESA, POIS COMO UMA ARMADILHA, ESTÁ COLOCADA, E CAÍRA SOBRE OS INCAUTOS, PEGANDO A TODOS. FICAR ATENTO, NÃO É SÓ ESTAR EM ALERTA OU SABER QUE IRÁ ACONTECER, E SIM ESTAR PREPARADOS ESPIRITUALMENTE, PARA QUE OS LÚCIDOS ESTEJAM LONGE DAS ARMADILHAS DAS TREVAS. DEVEMOS FICAR DE PÉ QUANDO JESUS RETORNAR A TERRA, E ISTO AQUI ESTÁ BEM CLARO. ESTE TEXTO, É COMO DISSE UM AVISO, UM ALERTA ... ESTEJAM TODOS AVISADOS E ATENTOS AOS SINAIS QUE SE MULTIPLICAM.
Primeira Leitura
Leitura do Livro do Profeta Jeremias
33,14-16
"Eis que virão dias, diz o Senhor,
em que farei cumprir a promessa de bens futuros
para a casa de Israel e para a casa de Judá.
Naqueles dias, naquele tempo,
farei brotar de Davi a semente da justiça,
que fará valer a lei e a justiça na terra.
Naqueles dias, Judá será salvo
e Jerusalém terá uma população confiante;
este é o nome que servirá para designá-la:
'O Senhor é a nossa Justiça'".
Segunda Leitura
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses
3,12-4,2
Irmãos:
O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com
todos aumente e transborde sempre mais,
a exemplo do amor que temos por vós.
Que assim ele confirme os vossos corações
numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai,
no dia da vinda de nosso Senhor Jesus,
com todos os seus santos.
Enfim, meus irmãos, eis o que vos pedimos
e exortamos no Senhor Jesus:
Aprendestes de nós como deveis viver para agradar a Deus,
e já estais vivendo assim.
Fazei progressos ainda maiores!
Conheceis, de fato, as instruções
que temos dado em nome do Senhor Jesus.
Evangelho do Dia
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
21,25-28.34-36
Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos:
"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas.
Na terra, as nações ficarão angustiadas,
com pavor do barulho do mar e das ondas.
Os homens vão desmaiar de medo,
só em pensar no que vai acontecer ao mundo,
porque as forças do céu serão abaladas.
Então eles verão o Filho do Homem,
vindo numa nuvem com grande poder e glória.
Quando estas coisas começarem a acontecer,
levantai-vos e erguei a cabeça,
porque a vossa libertação está próxima.
Tomai cuidado para que vossos corações
não fiquem insensíveis por causa da gula,
da embriaguez e das preocupações da vida,
e esse dia não caia de repente sobre vós;
pois esse dia cairá como uma armadilha
sobre todos os habitantes de toda a terra.
Portanto, ficai atentos e orai a todo momento,
a fim de terdes força
para escapar de tudo o que deve acontecer
e para ficardes em pé diante do Filho do Homem".
Palavras do Santo Padre
Hoje começa o Advento, o tempo litúrgico que nos prepara para o Natal, convidando-nos a elevar o olhar e abrir o coração para receber Jesus. No Advento não vivemos unicamente a expetativa do Natal; somos convidados também a despertar a expetativa da vinda gloriosa de Cristo — quando, no fim dos tempos, Ele há de voltar — preparando-nos para o encontro final com Ele, mediante escolhas coerentes e corajosas. Recordamos o Natal, esperamos a vinda gloriosa de Cristo e inclusive o nosso encontro pessoal: o dia em que o Senhor chamará. Durante estas quatro semanas, somos chamados a abandonar um modo de viver resignado e habitudinário, e a sair alimentando esperanças, nutrindo sonhos para um novo futuro. [...] Mas qual é o horizonte da nossa expetativa orante? No-lo indicam, na Bíblia, sobretudo as vozes dos profetas. Hoje é a de Jeremias, que fala ao povo duramente provado pelo exílio e que corre o risco de perder a própria identidade. Inclusive nós, cristãos, que também somos povo de Deus, corremos o risco de nos mundanizarmos e de perdermos a nossa identidade, aliás, de “paganizarmos” o estilo cristão. Por isso, precisamos da Palavra de Deus que, através do profeta, nos anuncia: «Eis que virão outros dias. E nesses dias cumprirei as promessas de bem que fiz [...]. Farei nascer de David um rebento justo que exercerá o direito e a equidade na terra» (33, 14-15). E aquele rebento justo é Jesus, é Jesus que vem e que nós esperamos. (Angelus de 2 de dezembro de 2018)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: ( QUANDO JESUS ENTRE ELES ESTAVA VIVENDO FISICAMENTE) 34“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; (ESSE DIA, É O PONTO DO ENTENDIMENTO QUE SE REFERE AO FINAL DOS TEMPOS, QUE MARCA O RETORNO DE JESUS AO MUNDO. DEVEMOS TER CUIDADO, POIS ASSIM ACONTECEU NA ÉPOCA DO DILÚVIO UNIVERSAL, QUANDO O POVO TAMBÉM FAZIAM TUDO QUE HOJE FAZEMOS, MENOS ACREDITAR NAS PROFECIAS DO FIM) 35 pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra.(ESTE É O AVISO MÁXIMO E CAIRÁ É A CERTEZA DAS PALAVRAS PROFÉTICAS DE JESUS. E ARMADILHA, TODOS SABEM O QUE ELA REPRESENTA, POIS TODA ARMADILHA PEGA AS PESSOAS DE SURPRESA)
36 Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar a tudo o que deve acontecer e para ficardes de pé diante do Filho do Homem”. (A ORAÇÃO É O FATOR PRINCIPAL EM ALIMENTAR O ESPÍRITO E A NOSSA ALMA FICARIA FORTALECIDA PARA ENFRENTAR AS INVESTIDAS DO MAL EM NOSSAS VIDAS. O DEVE ACONTECER É O FATOR DE INTERROGAÇÃO EM NOSSAS ESPERANÇAS, POIS AS PROFECIAS FORAM FEITAS PARA QUE NÃO ACONTEÇA, E ISTO SE A CAUSA FOR CONTORNADA OU AFASTADA. SERÁ QUE O MUNDO CONSEGUIRÁ A TEMPO AFASTAR DE NOSSAS VIDAS ESTA TRÁGICA ADVERTÊNCIA)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
GNA - MAIS UMA VEZ, JESUS VOLTA A DAR SEU AVISO SOBRE O QUE PODERÁ ACONTECER NOS TEMPOS DEFINIDOS E DEFINITIVOS ... ORAÇÕES É O POTENCIAL MAIOR PARA ENFRENTARMOS E A BASE PARA A TRANSFORMAÇÃO INTERNA. SEM TRANSFORMAÇÃO, NADA SE POSITIVARÁ. E DIANTE DOS FATOS, SABEREMOS SE NOSSAS ORAÇÕES ACONTECERAM OU FORAM SINCERAS ...
O BRAMIDO DAS ÁGUAS DO MAR - JESUS
GNA : ESTE EVANGELHO DE JESUS, ESCRITO ELO EVANGELISTA LUCAS, DEFINE UM BRADO DE ALERTA PARA NOSSAS VIDAS. JESUS, REFERIU AOS ACONTECIMENTOS DOS DIAS FINAIS, QUANDO O FINAL DOS TEMPOS E SUA VOLTA GLORIOSA ACONTECER. DEVEMOS PRESTAR A ATENÇÃO NA PALAVRA ( DEVE) ACONTECER, E FICARES DE PÉ DIANTE DO FILHO DO HOMEM (JESUS) ... FOI PROFETIZADO, DEVE, POIS DESDE ESTE AVISO, AS HUMANIDADES IRÃO DECIDIR SE VAI OU NÃO ACONTECER, E AO OLHARMOS PARA O MUNDO CAÓTICO,IMORAL, DECADENTE JÁ TEMOS A NOSSA RESPOSTA. O QUE VIRÁ, SERÁ IMPIEDOSO, DA MESMA FORMA QUE OS MAUS HUMANOS FAZEM COM O PLANETA, E OS REINOS DA NATUREZA. ESTE EVANGELHO É UM AVISO PARA ELES, POIS MUITOS QUE ALI ESTAVAM ESTARÃO AQUI NESTE TEMPO REENCARNADOS. PREPARAÇÃO, ORAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES INTERNAS, A ÚNICA SAÍDA PARA OS ACONTECIMENTOS TERRÍVEIS QUE NO NOSSO PLANETA ACONTECERÁ.
JESUS MOSTRA AQUI, O QUE VAI ACONTECER ... ACREDITAR OU NÃO, FICA NO CRITÉRIO DE CADA UM, MÁS SABEMOS QUE O TEXTO ESTÁ MUITO CLARO ... CONTINUAREMOS A NOSSA EXPLICAÇÃO PARA MOSTRAR QUE AS DUAS PARTES, A DO ANO 70 E A DO NOSSO TEMPO ATUAL SÃO SEMELHANTES NO S FATOS PROFETIZADOS POR JESUS. O QUE QUERO INFORMAR É QUE QUANDO JESUS FOI CONDENADO A MORTE NA CRUZ, OUVIU-SE O QUE FOI DITO DIANTE DE PILATOS QUE QUERIA LIBERTAR JESUS, E ESTE LAVOU SUAS MÃOS, POIS O POVO AFIRMOU QUE NÃO TERIA PROBLEMA DO SANGUE DESTE (JESUS) SUJAR AS SUAS MÃOS ... PILATOS LAVOU AS SUAS, E O POVO NÃO, POIS ATÉ HOJE, AQUELE ATO É LEMBRADO EM OUTRA PROFECIA DE JESUS E NESTA QUE PODE SER LIDA NA PRIMEIRA PARTE DESTA. ELES ESTAVAM CATIVOS, SEM TERRA - PÁTRIA, E NO ANO DE 1967, DEPOIS DA GUERRA DOS SEIS, UMA NOVA HISTÓRIA ERA ESCRITA, QUANDO ESTES RETORNARAM PARA CASA, E SABEMOS O QUANTO VERDADEIRO É CONHECER O SIGNIFICADO DE HERATZ ISRAEL - TERRA DE ISRAEL. NO ANO DE 1967, AS NAÇÕES UNIDAS POR INCRÍVEIS 33 VOTOS, DEFINIU O NOVO ESTADO DE ISRAEL. PERGUNTARIA O QUE O NÚMERO 37 , IGUAL AO ANO EM QUE JESUS PROFETIZOU COM ESTE DO NOSSO TEMPO ... É QUE AS PROFÉTICAS PALAVRAS DE JESUS SE CONFIRMARAM, POIS NO ANO DIVISOR = 2000, SE CUMPRIU, E O VALOR 1967 DA VOLTA PARA CASA COM 37 ANOS = 2000.
O QUE DEVEMOS ESPERAR APÓS AS PALAVRAS PROFÉTICAS DE JESUS, O QUE ACONTECEU DE DESTRUIÇÃO NAQUELES DIAS, VAI ACONTECER TAMBÉM, POIS PROFETIZADO ESTÁ COMO ESTAMOS LENDO NA SEGUNDA PARTE DESTE TEXTO DE LUCAS. PODE SER RETIRADO TAMANHA DESTRUIÇÃO ... SIM, DESDE QUE OS HABITANTES DA TERRA SE TRANSFORME EM UMA NOVA NÍNIVE DOS TEMPOS BÍBLICOS.
JESUS, AS PROFECIAS, TUDO É O RESULTADO DOS VALORES ATRIBUÍDOS, E ME PERGUNTAM SEMPRE, O PORQUE QUE APÓS O ANO 2000 AINDA NÃO ACONTECEU O QUE FOI PROFETIZADO ... E JÁ SE PASSOU, 14 ANOS ANOS, E AINDA ESTAMOS AQUI VIVENDO MENSAGENS ENCIMA DE MENSAGENS QUE BREVE VAI ACONTECER E MARIA SEMPRE VOLTA AO ASSUNTO, E INFORMA QUE A BARCA VAI PARTIR, SEU FILHO RETORNA PARA BUSCAR OS ESCOLHIDOS NOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, E QUE VIVEMOS DIANTE DE SUA GRAÇA. DIANTE DA MISERICÓRDIA DE SEU FILHO E AMBOS AFIRMAM PARA SE PREPAREM, POIS HAVERÁ O GRANDE JUÍZO, E ESTE É CONHECIDO COMO A JUSTIÇA DE DEUS. HAVERÁ O QUE JESUS PROFETIZOU ... AS CONTAS ESTÃO CORRETAS, E O ASPECTO DO ANO 2000 É O RESULTADO MATEMÁTICO DE NOSSA REALIDADE EXISTENCIAL, TANTO MATERIAL COMO ESPIRITUAL. O POVO ESCOLHIDO, O ISRAEL DE DEUS RENASCIDO VOLTOU PARA CASA, E OS NOSSOS OLHOS DEVEM SE VOLTAR PARA AS PROFECIAS, POIS TODOS SOMOS PARTES DESTE POVO SAGRADO, POIS A GRANDE CIDADE DO GRANDE REI, TRIUNFANTE SE MOSTRA AO MUNDO COM A CERTEZA DE QUE DE LÁ VIRÁ A REALIDADE DOS ACONTECIMENTOS ... ISRAEL É CONHECIDA COMO O RELÓGIO DE DEUS.
GNA - AQUELES QUE BUSCAM OS SINAIS, CONHECEM A VERDADE DOS TEMPOS CHEGADOS
.34 Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35 pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36 Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Catequese Bíblico-Missionária
Vossa libertação está próxima!
Com este domingo, a Comunidade eclesial é chamada a celebrar o início de um novo ano e tempo litúrgico. É Cristo mesmo presente na vida da sua Igreja. Guiando, por meio do Espírito Paráclito, os passos de seus discípulos. Neste tempo favorável, a Comunidade discipular é chamada a orar e a vigiar, pois a libertação que vem de Deus está próxima. Os cristãos foram criados para a liberdade e não para serem escravizados por aqueles que não se deixam guiar pelos valores do Evangelho.
O Senhor, desde a criação, nunca se esqueceu do homem e da mulher. Em todos os tempos, mesmo diante das infidelidades de seu povo, mostrou-se sempre fiel e solícito para com seus filhos e filhas. Diante de reis, que tentaram escravizar os pequeninos, os seus favoritos, Ele se revelou como justiça e misericórdia. Mostrando os caminhos que levam ao céu e convidando a todos a se deixarem guiar pela verdade da sua Palavra, que procura reconduzir os pecadores ao bom caminho, a uma vida livre, que nasce da consciência e preocupação com o bem comum.
A entrada do Verbo de Deus na história humana fez nascer uma nova esperança. A possibilidade de um novo céu e uma nova terra. Lucas, no Evangelho proclamado, descreve muitas catástrofes. Estas causam espanto, todavia, o seu objetivo é auxiliar os discípulos de Jesus a lerem os sinais dos tempos, isto é, o indicativo da plenitude do Reino de Deus neste mundo é a queda de todos os impérios e forças, que impedem os membros da Comunidade cristã de ficar em pé diante do Filho do Homem, o Cristo Jesus.
Hoje são muitas as situações que escravizam o homem, que o fazem viver de um modo egocêntrico, fechado em si mesmo e pouco inclinado a práticas altruístas. Orai e vigiai, eis a estrada à qual somos convidados a percorrer neste tempo do Advento. Orar significa colocar-se na presença do Senhor, numa atitude dialógica. Vigiar significa estar atento, para que a Palavra de Deus, que em Cristo assume um corpo, seja o referencial para toda ação humana. Estar atento, eis o desafio para os membros da Comunidade cristã, para não se deixar seduzir por projetos que colocam em xeque a liberdade, introduzida por Cristo, na história humana.
Oração
Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário