CONSELHOS - PENSAMENTOS E ENSINAMENTOS ESPIRITUAIS - GNA.
Pode uma nação nascer em um único dia, de repente, ou pode-se dar à luz um povo num instante? Mas é isso mesmo que aconteceu com Sião: assim que sentiu dores de parto, ela deu à luz os seus filhos, e surgiu a nova Nação. - ISAÍAS - 66:8.
SIM, NAQUELE DIA - COM 33 VOTOS - 14 05 1948 - OSWALDO ARANHA (BRASIL) - (TEMPO E IDADE DO CRISTO) - NA ASSEMBLÉIA DA ONU, NASCEU ISRAEL RENASCIDO, A RICA HERANÇA DE DEUS PARA O POVO ESCOLHIDO E A SER ESCOLHIDO ... ISRAEL VIVE. - GNA
"PODERÁ UMA NAÇÃO NASCER NUM SÓ DIA?" - SIM: ISRAEL! HÁ 66 ANOS ATRÁS DEUS CUMPRIU A SUA PROMESSA, REALIZANDO UM DOS MAIORES MILAGRES DA HISTÓRIA!
"Quem já ouviu uma coisa destas? Quem já viu tais coisas? Pode uma nação nascer num só dia, ou, pode-se dar à luz um povo num instante? Pois Sião ainda estava em trabalho de parto, e deu à luz seus filhos" - profeta Isaías 66:8.
Os últimos 2 mil anos de História assistiram aos dois maiores milagres profetizados pela Palavra de Deus, num perfeito cumprimento dos desígnios de Deus e prova indiscutível do Seu poder e fidelidade: a ressurreição do Messias Jesus, causando a mudança completa na História e a maior bênção trazida ao mundo;
e a ressurreição dos "ossos secos", o retorno à Terra da Promessa do povo de Israel, após 2 mil anos de diáspora (dispersão) e terríveis perseguições.
Há poucos dias celebrámos o primeiro milagre - a ressurreição do Messias - e hoje mesmo celebramos o segundo milagre, o dia em que há 66 anos atrás Deus cumpriu a Sua promessa, fazendo nascer uma nação "num só dia"!
14 DE MAIO DE 1948
Foi exactamente há 66 anos, às 16H00 horas do dia 14 de Maio de 1948, que o primeiro-ministro de então, David Ben-Gurion leu a histórica declaração de independência do estado de Israel, começando com as seguintes palavras:
"A Terra de Israel foi o lugar onde nasceu o povo judeu. Aqui foi formada a sua identidade espiritual, religiosa e nacional. Aqui eles conquistaram a independência e criaram uma cultura de significado nacional e universal. Aqui eles escreveram a Bíblia e a deram ao mundo.
Exilado da sua terra, o povo judeu manteve-se fiel a ela em todos os países da sua dispersão, jamais deixando de orar e esperar pelo seu retorno e pela restauração da sua liberdade nacional.
...O Holocausto nazi, que engoliu milhões de judeus na Europa, provou de novo a urgência do restabelecimento do Estado Judeu, que resolveria o problema da falta de um lar para os judeus, abrindo os portões para todos os judeus e elevando o povo judeu à igualdade na família das nações.... Em 29 de Novembro de 1947, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a resolução para o estabelecimento de um estado judeu independente em Eretz Israel, e instou os habitantes do país a darem os passos que fossem necessários da sua parte para concretizar o plano...
Nós, membros do Conselho Nacional, em representação do povo judeu na Terra de Israel e do Movimento Sionista...
aqui proclamamos o estabelecimento do estado judeu, na terra de Eretz Israel, a ser conhecido como estado de ISRAEL."
O HOLOCAUSTO "EMPURROU" OS JUDEUS PARA ISRAEL
Ben-Gurion viu de facto os horrores do Holocausto como que pavimentando o caminho para o nascimento do estado judaico, julgando, tal como nós pensamos, que sem o Holocausto o povo judeu nunca entenderia a necessidade de voltar para a sua Terra. A profecia dos "ossos secos" que Deus deu ao profeta Ezequiel (capítulo 37) cumpriu-se exactamente neste dia: "Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto, profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que Eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo Meu, e vos trarei à terra de Israel."
NASCIDA "NUM SÓ DIA"
Nunca algo semelhante aconteceu na História do mundo até ao dia 14 de Maio de 1948. Deus cumpriu a Sua promessa! Nesse dia, Israel tornou-se um país reconhecido internacionalmente, após 2 mil anos de expulsão e divagação pelo mundo fora, sofrendo os horrores das Cruzadas, da Inquisição católica, do progoms russos e do Holocausto nazi. Os "ossos secos" reviveram!
AQUI, HÁ 66 ANOS, "NASCEU" ISRAEL! |
Através da declaração de Balfour em Novembro de 1917, os judeus receberam um lar na terra dos seus ancestrais, na então chamada "Palestina". E nessa altura, foram líderes e pastores cristãos evangélicos conhecedores da Bíblia que impulsionaram este movimento de apoio ao povo judeu para que pudessem voltar à sua terra.
Em 1922, a Liga das Nações deu à Grã-Bretanha o mandato sobre a "Palestina." No dia 14 de maio de 1948, a Grã-Bretanha retirou o seu mandato, e Israel foi imediatamente declarado um estado independente, tendo o seu rápido crescimento e importância no meio das nações sido algo de espantoso!
"ESPERANÇA DE DOIS MIL ANOS"
O "Hatikvah" - o hino nacional de Israel - cantado oficialmente no dia da declaração da independência de Israel por todos os judeus ali presentes, revela bem o cumprimento desta promessa de Deus e a esperança do Seu povo eleito, agora plenamente concretizada diante dos nossos olhos:
"Enquanto no fundo do coração
Palpitar uma alma judaica,
E em direcção ao Oriente
O olhar voltar-se a Sião.
Nossa esperança ainda não está perdida,
Esperança de dois mil anos:
De ser um povo livre em nossa terra,
A terra de Sião, e Jerusalém."
Parabéns, Israel! Shalom, Jerusalém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário