Evangelho (Mc 3,31-35)
EVANGELHO
(MC 3,31-35)
(MC 3,31-35)
Naquele tempo, 31 chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32 Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.
33 Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34 E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35 Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DESTE EVANGELHO PELO GNA - NA COR EM AZUL
ESTE TEXTO DO EVANGELISTA MARCOS, LEVA A TODOS A SEGUINTE REFLEXÃO ... JESUS, FOI MAL EDUCADO, SEVERO, OU QUERIA FALAR MAIS DO QUE SUAS PALAVRAS PODERIAM TER REVELADO.
QUEM É SUA MÃE, ESTÁ MUITO CLARO, POIS ERA MARIA, AQUELA QUE É CONHECIDA PELA MÃE DE JESUS. AGORA, FICARIA A PARTE MAIS DIFÍCIL, QUE FOI ALI REVELADA SOBRE OS IRMÃOS DE JESUS ...
PARA MIM, NÃO FAZ DIFERENÇA EM MINHA FÉ, SE JESUS TEVE IRMÃOS, SE ERAM POR PARTE DE JOSÉ, DE MARIA, OU MESMO SENDO JOSÉ, ESPOSO DE MARIA VIÚVO E PAI DAQUELES QUE SERIAM IRMÃOS DO MESTRE. SERIA, UM TERMO UTILIZADO EM RELAÇÃO AS PESSOAS DAQUELA ÉPOCA EM RELACIONAR TODOS COMO IRMÃOS ... QUE CADA UM TENHA SEU PONTO DE VISTA SOBRE O ASSUNTO.
AS PESSOAS, TALVEZ ME PERGUNTARIAM A MINHA OPINIÃO, E PARA NÃO FICAR EM CIMA DO MURRO, ACREDITO QUE ERAM FILHOS DE JOSÉ, POIS ELE ERA VIÚVO, UMA CERTA IDADE, E TINHA CINCO FILHOS, E JESUS SERIA O SEXTO ... ESTE NÚMERO SEIS, SEMPRE PRESENTE ... JESUS, NAQUELE DIA, APENAS QUERIA DEIXAR UMA MENSAGEM QUE ESTAVA FALANDO DAS COISAS DO CÉU, ESTAVA ENSINANDO E ESTES ENSINOS É DE SUMA IMPORTÂNCIA, MAIOR DO QUE TUDO, INCLUSIVE DE ABANDONÁ-LOS POR MOTIVOS FAMILIARES. JESUS, SABIA, QUE A PRESENÇA DELES ALI, PODERIA ESPERAR, POIS A IMPORTÂNCIA PARA ELES E PARA OS SEUS É QUE DEVEMOS DAR PRIORIDADE AS VERDADES E OS ENSINAMENTOS SAGRADOS QUE DEUS DESEJA NOS ENSINAR. JESUS QUERIA DEIXAR CLARO, QUE AS COISAS DO PAI TEM PRIMAZIA ...
AGORA, VOLTANDO AO TEXTO, A RESPOSTA DE JESUS FOI FANTÁSTICA, POIS ALI FALAVAM ANTES DE VERDADES DO REINO, DA PÁTRIA ESPIRITUAL E REALMENTE LÁ, COMO AQUI TAMBÉM, O SENTIDO MAIS AMPLO, SERIA O DA FAMÍLIA CÓSMICA, POIS SOMOS FILHOS IGUAIS, NA MESMA FÉ, NA MESMA ORIGEM E NO MESMO PRINCÍPIO SAGRADO ... SIM, JESUS ESTAVA CERTO, EM DIZER O QUE DISSE NA FRENTE DE TODOS, POIS SOMOS IGUAIS PERANTE O REINO DA UNIDADE SAGRADA, E NESTE CASO NÃO FALTOU COM RESPEITO E MESMO QUE ENTENDAMOS QUE JESUS É DE UM OUTRO MUNDO, REINO, LÁ DE CIMA, DEFINIRIA QUE JAMAIS PODERIA SER IRMÃO COMO QUISERAM ENTENDER COMO HUMANOS QUE SOMOS ... EU, TENHO FAMÍLIA, TENHO IRMÃOS E NO CONTEXTO ESPIRITUAL, SOMOS UNIDADE, COMO IGUAIS QUE SOMOS ... PARA QUEM ACREDITA NO CÉU, PERGUNTARIA SE LÁ EXISTIRIA FAMÍLIAS COMO AQUI EXISTE. SOMOS ESPÍRITAS KARDECISTAS, E QUANTOS IRMÃOS E FAMILIARES JÁ TIVEMOS EM VÁRIAS REENCARNAÇÕES PASSADAS ... FICA AQUI MOMENTOS PARA REFLEXÕES.
JESUS, NAQUELES MOMENTOS QUE ENSINAVA, ELEVA SEU ESPÍRITO E QUANDO ISTO ACONTECIA, HAVIA UMA NOVA REALIDADE ENTRE ELES E O PAI, E NÃO PODERIA TER OUTRO SENTIDO DE SE PERMITIR QUE ALGO EXTERNO DESTRUÍSSE ESTA LIGAÇÃO, POIS SABEMOS QUE O REINO DE DEUS É SAGRADO, E SEMPRE DEVERÁ SER O MOMENTO, E NUNCA O NOSSO ... JESUS, ENSINOU QUE QUANDO ORAMOS E ELEVAMOS NOSSAS ORAÇÕES, É UM MOMENTO SAGRADO.
EXISTE UM DITADO ENTRE NÓS, QUE AFIRMA, QUANDO UM BURRO FALA, O OUTRO MURCHA A ORELHA. EM NOSSAS VIDAS, QUANTOS MOMENTOS ACONTECEM QUE OCUPADOS PEDIMOS PARA NÃO SERMOS INTERROMPIDOS ... JESUS, COLOCOU A TODOS COMO FILHOS DE DEUS, E NINGUÉM MAIS IMPORTANTE NAQUELE MOMENTO, POIS O IMPORTANTE ALI ERA O MOMENTO SAGRADO QUE UNIA A TODOS A DEUS.
EXISTE UM DITADO ENTRE NÓS, QUE AFIRMA, QUANDO UM BURRO FALA, O OUTRO MURCHA A ORELHA. EM NOSSAS VIDAS, QUANTOS MOMENTOS ACONTECEM QUE OCUPADOS PEDIMOS PARA NÃO SERMOS INTERROMPIDOS ... JESUS, COLOCOU A TODOS COMO FILHOS DE DEUS, E NINGUÉM MAIS IMPORTANTE NAQUELE MOMENTO, POIS O IMPORTANTE ALI ERA O MOMENTO SAGRADO QUE UNIA A TODOS A DEUS.
Comentário
Jesus veio cumprir a vontade do Pai e formar o novo Povo de Deus, a nova família do Reino. Sem menosprezar sua família terrena, Jesus mostra de modo claro como deve ser o novo Povo do Senhor: “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Maria compreendia muito bem o que Jesus dizia e, por isso, acolhia o que Ele ensinava. Se escutamos o que nos diz o Senhor, pertencemos à sua família, a família do Reino.
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário