(Ez 37,12-14)
Leitura da Profecia de Ezequiel:
12Assim fala o Senhor Deus: “Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço
— oráculo do Senhor”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!
GNA - ESTA PROFECIA SÓ PODERIA TER VÁLIDADE, DIANTE DA VERDADE DA REENCARNAÇÃO ... AQUI QUEM FALA É O SENHOR, E ELE É O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. SERÁ QUE AS PESSOAS FUNDAMENTADAS EM OUTRAS CRENÇAS, NÃO DESEJAM ACEITAR ESSA E CENTENAS DE PROFECIAS, VERDADES E ENSINAMENTOS QUE ABERTAMENTE FALA DA REENCARNAÇÃO ?
Jo 11,1-45 ) - ENTRE PARENTESES, A ANÁLISE DO GNA - 29 03 20
Naquele tempo, (QUANDO JESUS ESTRAVA ENTRE ELES FISICAMENTE) 1havia um doente, Lázaro, que era de Betânia, o povoado de Maria e de Marta, sua irmã. (LÁZARO ERA RICO COMERCIANTE, E AMIGO DE JESUS, POIS ERA UM HOMEM JUSTO E MUITO ESPIRITUALIZADO) 2Maria era aquela que ungira o Senhor com perfume e enxugara os pés dele com seus cabelos. O irmão dela, Lázaro, é que estava doente. (MARIA, ACREDITAVA E AMAVA JESUS) [3As irmãs mandaram então dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”. (ENVIARAM EMISSÁRIOS A JESUS PARA DIZER QUE O AMIGO LÁZARO ESTAVA DOENTE)
4Ouvindo isto, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. ( JESUS SABIA QUE DESTA DOENÇANÃO TERIA UMA MORTE DEFINITIVA, POIS SABIA QUE ELE IRIA VIVER NOVAMENTE, E POR ISTO ESTA NÃO SERIA DE SUA MORTE) 5Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. (AMIGOS, AMIZADE MERECIDA E COMPARTILHADA ENTRE AS PARTES) 6Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. ( JESUS QUERIA QUE OS FATOS MOSTRASSE A FÉ NOSSA EM ACREDITAR E DA DELES TAMBÉM. A NOSSA, POIS AGORA SABEMOS) 7Então, disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judeia”.] (JESUS VOLTANDO DE ONDE ESTEVE, E DE ONDE QUERIAM MATÁ-LO, E O MEDO DOS DISCÍPULOS ERA GRANDE)
8Os discípulos disseram-lhe: “Mestre, ainda há pouco os judeus queriam apedrejar-te, e agora vais outra vez para lá?” (ELES ESTAVAM REALMENTE COMO MUITO MEDO DE MORREREM) 9Jesus respondeu: “O dia não tem doze horas? Se alguém caminha de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo.( JESUS QUERIA DIZER, QUE ELES DEVERIAM VIVER NA LUZ, E A MELHOR LUZ É A SUA PRESENÇA). A NOITE ESCURA, MOSTRA QUE NINGUÉM ENXERGA NA ESCURIDÃO, E ASSIM É A PESSOA QUE NÃO ESTIVER COM ELE) 10Mas se alguém caminha de noite, tropeça, porque lhe falta luz”.( JESUS MOSTROU O QUE A ESCURIDÃO FAZ, E QUEM NÃO ESTÁ COM ELE, CORRE O RISCO DE TROPEÇAR, COMETER ERROS E PECADOS) 11Depois acrescentou: “O nosso amigo Lázaro, dorme. Mas eu vou acordá-lo”. ( JESUS SEGUNDO SUA VERDADE, SABE QUE LÁZARO DORME E NÃO MORREU)12Os discípulos disseram: “Senhor, se ele dorme, vai ficar bom”.( OS DISCÍPULOS ACEITARAM, QUE SE DORME, ENTÃO ESTÁ BEM, ESTÁ VIVO ) 13Jesus falava da morte de Lázaro, mas os discípulos pensaram que falasse do sono mesmo.( JESUS FALAVA DO LÁZARO HUMANO, QUANDO VEMOS E CONSTATAMOS QUE A MORTE CHEGOU) 14Então Jesus disse abertamente: “Lázaro está morto. ( JESUS ENTÃO AFIRMOU, ESTE LÁZARO NA CONCEPÇÃO DE VOCÊS, HUMANOS, ESTÁ REALMENTE MORTO, E NÃO PARA MIM) 15Mas por causa de vós, alegro-me por não ter estado lá, para que creiais. Mas vamos para junto dele”.( POR CAUSA DE VÓS, E AGORA NÓS, VOU MOSTRAR QUE ESTÁ MORTO NA CONCEPÇÃO TERRESTRE, PARA QUE O QUE VAI ACONTECER, ACREDITEIS EM MIM) 16Então Tomé, cujo nome significa Gêmeo, disse aos companheiros: “Vamos nós também para morrermos com ele”. ( TOMÉ, ENTENDEU E DISSE, VAMOS MORRER PARA O MUNDO E VIVER PARA JESUS) [17Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias.] (UMA MORTE HUMANA, COM DIREITO A SER SEPULTADO)18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém.( CITA ESTE NÚMERO, E A RAZÃO, DE NÓS QUE PERTENCEMOS A UM PLANETA E UM PLANO TRIDIMENSIONAL, NOSSA REALIDADE) 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão.( VÁRIOS AMIGOS JUDEUS DE LÁZARO, FORAM VISITAR O AMIGO FALECIDO)
[20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. (MARIA, MOSTROU MAIS UMA VEZ, QUE JESUS ERA O SENHOR DA VIDA E DA MORTE, E MARTA COITADA, FICOU, PARA MOSTRAR A NÓS, QUE JESUS NADA PODERIA REALIZAR. SERÁ QUE SOMOS IGUAIS A MARTA, PERGUNTO) 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. (MARTA, AO CONTRÁRIO DE SUA IRMÃ, SABIA QUE JESUS NÃO PERMITIRIA QUE SEU IRMÃO TIVESSE MORRIDO) 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. ( MARTA, SABIA E ACREDITAVA EM JESUS)23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. ( QUE ALEGRIA, QUE SUSTO BOM MARTA TEVE NAQUELE MOMENTO, SABENDO QUE NO DIA FINAL DE TODOS, SEU IRMÃO IRIA RESSUSCITAR DOS MORTOS COMO DIZ AS PROFECIAS) ...)24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.´( MARTA ESTAVA ATENTA AS PROFECIAS) 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. ( JESUS, AGORA DEFINIU PARA ELA E PARA TODOS, QUE ELE É A RESSURREIÇÃO, A VIDA ... QUE SIGNIFICA, QUE DIANTE DELE, DE SEU PODER E VONTADE, NINGUÉM MORRE) 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” (AQUI, JESUS REAFIRMOU O QUE ANTERIORMENTE FOI DITO POR ELE ... E A MORTE DO ESPÍRITO NÃO ACONTECERÁ, POIS MORRER EM ESPÍRITO É MORRER SEM TÊ-LO)
27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.] ( A FÉ EM JESUS E NESTE PODER FOI CONFIRMADO ... MARTA TEVE FÉ, E ASSIM SE FEZ) 28Depois de ter dito isto, ela foi chamar a sua irmã, Maria, dizendo baixinho: “O Mestre está aí e te chama”. ( MARTA, FOI CHAMAR MARIA, PARA SER TESTEMUNHA DO PODER DE DEUS, POIS ELA IRIA VER PARA CRER) 29Quando Maria ouviu isso, levantou-se depressa e foi ao encontro de Jesus.( ELE DEVERIA TER PENSADO, ISTO EU DESEJO VER) 30Jesus estava ainda fora do povoado, no mesmo lugar onde Marta se tinha encontrado com ele. ( JESUS ESTAVA LONGE DO LOCAL) 31Os judeus que estavam em casa consolando-a, quando a viram levantar-se depressa e sair, foram atrás dela, pensando que fosse ao túmulo para ali chorar. ( OS AMIGOS JUDEUS, FORAM COM ELA, POIS QUERIAM ACOMPANHÁ-LA NESTE MOMENTO DE SOFRIMENTO) 32Indo para o lugar onde estava Jesus, quando o viu, caiu de joelhos diante dele e disse-lhe: “Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido”.( OLHA, COMO O MOMENTO E A FÉ TRANSFORMOU MARIA ... AGORA, ELE SABIA QUE ALI ESTAVA AQUELE QUE SUA IRMÃ SEMPRE FALOU E ACREDITOU) 33Quando Jesus a viu chorar, e também os que estavam com ela, estremeceu interiormente, [(Jesus) ficou profundamente comovido ( JESUS, SABIA DAS FRAGILIDADES HUMANAS E CONHECIA TAMBÉM O AMOR QUE NELAS EXISTIA, E POR ISTO, UMA GRANDE RAZÃO DE UM MILAGRE ACONTECER ... ASSIM SOMOS, QUANDO UNIMOS EM ORAÇÕES E DIANTE DA FÉ, TUDO SE REALIZA)34e perguntou: “Onde o colocastes?” Responderam: “Vem ver, Senhor”.( JESUS QUERIA SABER ONDE LÁZARO ESTAVA) 35E Jesus chorou. ( JESUS CHOROU SABENDO DA TRISTEZA QUE A MORTE DETERMINA NESTE PLANO EM QUE VIVEMOS, E TAMBÉM PELOS QUE MORREM SEM TÊ-LO) 36Então os judeus disseram: “Vede como ele o amava!”( ATÉ OS JUDEUS SABIA QUE JESUS AMAVA, E NEM SUSPEITAVAM QUE JESUS AMAVA ERA TODOS ELES E NÓS TAMBÉM)
37Alguns deles, porém, diziam: “Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?” ( O LADO HUMANO FALOU POR ELES. JESUS CUROU OUTROS ESTE QUE ERA AMIGO, O QUE ACONTECERÁ) ... 38De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra. (JESUS ESTAVA REVESTIDO DE UIMENSA TRISTEZA, E PODERIA ESTAR PENSANDO, SE O PLANO MAIOR IRIA AJUDÁ-LO NESTA MISSÃO REDENTORA) 39Disse Jesus: “Tirai a pedra!” Marta, a irmã do morto, interveio: (JESUS ORDENOU QUE TIRASSE A PEDRA QUE LACRAVA O TÚMULO,E MARTA INTERVEIO ...)
“Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”. ( MARTA, COMO HUMANA, ACREDITAVA, AGORA JÁ MORREU, NÃO ENTRA, POIS O CORPO CHEIRA MAL) 40Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” ( JESUS, DISSE, CREIA E VERÁS NÃO MINHA GLÓRIA, MAIS A DE DEUS)
41Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. ( JESUS AGORA, TINHA A RESPOSTA, QUE DEUS, O PLANO MAIOR ESTAVA COM ELE) 42Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste”. ( JESUS, SEMPRE QUE CURAVA, CANSOU DE DIZER, QUE OS MILAGRES QUE FAZIA, O PAI OS FAZIA POR ELE, POR ISTO RENDEU GLÓRIA E GRAÇAS) 43Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!” ( JESUS, A AUTORIDADE MÁXIMA DE DEUS NA TERRA, DEFINIU SEU PODER E VONTADE) 44 O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!” ( JESUS MOSTROU, QUE LÁZARO VIVIA, E A VONTADE DO PAI SE REALIZOU) 45Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.( NAQUELE MOMENTO, ACREDITARAM NELE, E NÓS HOJE, ACREDITAMOS, E O AMANHÃ, SERÁ QUE AINDA IREMOS ACREDITAR ...)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Catequese Bíblico-Missionária
A vida que vive a Vida
Na perspectiva da espiritualidade quaresmal chegamos à terceira indicação onde culmina toda a caminhada de Jesus e nossa que é a Vida. Jesus dissera: “Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim, jamais morrerá” (Jo 25-26). A Vida que vem da Ressurreição é a mesma que nos é dada. O milagre da ressurreição de Lázaro quer mostrar que Cristo tem o poder sobre a morte e dá Vida. Seu ministério público consistiu sempre em gerar a vida.
Pelas leituras, podemos entender que o Batismo dá a Vida Eterna. Depois de passar pelas águas, somos iluminados e recebemos a Vida Divina. Se Jesus pode ressuscitar um morto já em decomposição, o que supera a condição humana, pode nos dar a Vida Divina, que é Vida: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância!” (Jo 10,10). Fazemos uma comparação com a cura do paralítico que foi descido pelo teto da casa: Jesus, para dizer que tem o poder de Deus para perdoar pecados cura o paralítico.
Como podemos interpretar para nossa vida espiritual? Temos uma vida a levar adiante. Cuidamos bem de nosso corpo e nossas atividades. A verdadeira espiritualidade está em cuidar da vida de Deus em nós. Essa fica descuidada. É o que Paulo chama a atenção a viver segundo o Espírito e não segundo a carne, pois assim não agradamos a Deus. Se Cristo está em nós, nosso espírito está cheio de vida. E vamos ressuscitar como Jesus (Rm 8,8-11).
A espiritualidade quaresmal nos estimula a viver intensamente a vida cristã. O que vemos em nós é um desencanto com a religião, pois não nos preocupamos em viver com vigor e alegria a Vida Divina que está em nós. Essa deve ser a preocupação primeira com nossa pessoa e com os que nos cercam. Por exemplo: cuidamos o máximo das crianças, mas não zelamos da outra metade, a que dura para sempre, que é a vida divina. Dando vida ao corpo de Lázaro, mostrou que nos dá a Vida em sua Ressurreição. Cuidemos dela. Quando temos amor à Vida, ela penetrará nossa vida.
Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.
Oração
— OREMOS: (instante de silêncio) Senhor nosso Deus, dai-nos por vossa graça caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário