EVANGELHO
(MT 1,16.18-21.24A)
(MT 1,16.18-21.24A)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
16 Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo.(GERAÇÃO BÍBLICA) 18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. ( MARIA FICOU GRÁVIDA, E ACONTECEU ANTES DO SEU CASAMENTO COM JOSÉ, O QUAL FOI PROMETIDO, DIANTE DAS TRADIÇÕES FAMILIARES DA ÉPOCA) 19 José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. (JOSÉ SABIA QUE MARIA ERA INOCENTE, ERA UM HOMEM JUSTO, E ABANDONAR EM SEGREDO NÃO É ABANDONAR NA VIDA MATERIAL E SIM NOS FUNDAMENTOS DE UMA VIDA SEM INTIMIDADE SEXUAL, POIS ASSIM SE MANTÉM E CONFIRMA A VERDADE DIANTE DA VIRGINDADE DE MARIA ... PRESTEM ATENÇÃO NO SIGNIFICADO EM SEGREDO, UM CÓDIGO DE ENTENDIMENTO E DE VERDADES) 20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.(O ANJO CONFIRMOU ESSA VERDADE PARA JOSÉ, POIS O MESMO TINHA MEDIUNIDADE E ASSIM PODERIA RECEBER A PRESENÇA DO PLANO ESPIRITUAL)
21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. ( O ANJO DETERMINOU A VONTADE EM NOME DA UNIDADE MAIOR E JOSÉ FOI ASSIM AVISADO) 24 a Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.(JOSÉ SABIA QUE UM PODER MAIOR ESTAVA PRESENTE E FEZ DE ACORDO COM QUE FOI DETERMINADO)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
GNA - HOJE, SOMOS AVISADOS PELAS ESCRITURAS E VIDENTES ENTRE NÓS DOS CAMINHOS A SEREM SEGUIDOS ... JOSÉ E MARIA, SABIAM QUE TERIAM QUE REALIZAR A VONTADE MAIOR E ESTE EXEMPLO DEVERIA SER SEGUIDO POR NÓS, POIS OS ENSINAMENTOS DE JESUS PEDE E MOSTRA OS CAMINHOS QUE DEVEREMOS SEGUIR, INCLUSIVE NESTES TEMPOS DE GRANDES DEFINIÇÕES ...
Comentário
José, homem do silêncio e da justiça divina, é o último patriarca que acolheu o anúncio do nascimento de Jesus (Mt 1,20-24). Compreendendo qual era a vontade de Deus, assumiu a guarda da casa do Senhor. Esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, guia a Sagrada Família na fuga e no retorno do Egito. Refez assim o caminho do Êxodo, o que nos lembra Jesus como o verdadeiro Libertador do povo. Sendo hoje o Dia da Escola, que sejamos educados na fidelidade para o compromisso com a dignidade humana.
Oração
Deus todo-poderoso, pelas preces de São José, a quem confiastes as primícias da Igreja, concedei que ela possa levar à plenitude os mistérios da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário