JESUS CRISTO É O SENHOR - GNA-JFA-MG
Evangelho do dia: São Lucas 5, 27-32
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5, 27-32
- Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
- Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11);
- Não quero a morte do pecador, diz o Senhor, mas que ele volte, se converta e tenha vida (Ez 33,11);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. 29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” 31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
- Glória a Vós, Senhor
EVANGELHO DO DIA - 21 02 26
O chamado de Levi - Lc 5,27-32
Depois disso, Jesus saiu e viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos. Disse-lhe: “Segue-me”. [...] Levi preparou-lhe um grande banquete na sua casa. Lá estava um grande número de publicanos e de outras pessoas, sentadas à mesa com eles. Os fariseus e os escribas dentre eles murmuravam: “Por que comeis e bebeis com os publicanos e com os pecadores?” Jesus respondeu: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores”.CLICAR NO CALENDÁRIO PARA LER O EVANGELHO DO MÊS.
Com base na liturgia católica para o dia
21 de fevereiro de 2026 (que cai no sábado após a Quarta-feira de Cinzas), o Evangelho reflete sobre a conversão e o seguimento de Jesus.📖 Evangelho (Lucas 5, 27-32)
"Naquele tempo, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: 'Segue-me'. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguia. Levi preparou para Jesus um grande banquete em sua casa. Havia grande número de cobradores de impostos e de outras pessoas sentadas à mesa com eles. Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: 'Por que comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?' Jesus respondeu: 'Os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão'".
💡 Reflexão e Contexto
- O Chamado de Levi: Jesus escolhe Levi, um cobrador de impostos (figura odiada e considerada pecadora na época), mostrando que o convite à salvação é universal.
- A Conversão Radical: Levi abandona seu negócio (deixa tudo) para seguir a Jesus imediatamente.
- Jesus, o Médico: Ao ser questionado sobre comer com pecadores, Jesus afirma sua missão: ele veio para os "doentes" (aqueles que reconhecem seus pecados) e não para os que se acham justos. A conversão exige reconhecer a necessidade de Jesus.
Santo do Dia: São Pedro Damião.
Nota: As leituras litúrgicas são baseadas nos calendários da Igreja Católica para o ano de 2026.
No dia 21 de fevereiro de 2026, a Igreja Católica celebra a memória de São Pedro Damião (ou Damiani).
Aqui estão os principais detalhes sobre o santo:
- Quem foi: São Pedro Damião foi um monge beneditino, bispo, cardeal e Doutor da Igreja do século XI (nasceu em 1007 e faleceu em 1072).
- Destaque: Ficou conhecido como um grande reformador da Igreja, lutando contra a simonia (venda de cargos eclesiásticos) e a corrupção no clero da sua época.
- Perfil: Defensor da austeridade, penitência e da vida monástica rigorosa, buscou renovar a espiritualidade eclesiástica.
- Oração: É lembrado por sua intensa atuação intelectual e amor à solidão, sendo, por vezes, chamado de "Monitor dos Papas".
Resumo da Celebração (21/02/2026):
- Santo: São Pedro Damião, Bispo e Doutor da Igreja.
- Contexto Litúrgico: Geralmente celebrado durante o tempo da Quaresma (ou sábado após a Quarta-feira de Cinzas, dependendo do calendário de 2026).

Nenhum comentário:
Postar um comentário