JESUS CRISTO É O ETERNO SENHOR - GNA-JFA-MG
(Mt 5,13-16)
ANÁLISE DO GNA EM AZUL - 09 02 20
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:( Época em que estava entre eles fisicamente )13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? ( Jesus disse que eles e que agora nós, somos o sal da terra, aquele mineral que tempera alimentos, mais aqui tempera a palavra de deus, os ensinamentos sagrados de Jesus, Se não houver o ensino, para que serviremos) Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. ( caso não façamos este ensino salgado, seria como o sal que não serve para nada)
14 Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte.( Nós somos uma Luz para iluminar almas, se não iluminamos, esta Luz para nada servirá) 15 Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos, que estão na casa.( A nossa Luz deve iluminar a casa inteira, o mundo inteiro) 16 Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.( Jesus mostra que temos que fazer brilhar a nossa Luz, sermos iluminados para que outros se beneficiem dela. Assim Nosso Pai do Céu, será eternamente louvado por nossas ações)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Evangelho (Mt 5,13-16)
"Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 'Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que se salgará? Ele não serve para mais nada, a não ser para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de um caixote, mas sobre um candelabro, onde brilha para todos os que estão na casa. Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus'."
Reflexão
- Sal da Terra: Jesus convida os discípulos a darem sabor à vida e a preservar os valores do Reino, agindo com amor, verdade e bondade no dia a dia.
- Luz do Mundo: O testemunho cristão deve ser visível através das boas obras, não para vaidade própria, mas para que os outros reconheçam a presença de Deus.
- O Testemunho: A mensagem principal é que a fé precisa se manifestar em ações concretas que atraiam as pessoas a Deus.
Contexto Litúrgico
- Tempo: Comum (cor verde).
- Ano: A (Leccionário de Mateus).
- Data: Domingo, 08/02/2026.
Em 8 de fevereiro de 2026, a Igreja celebra principalmente Santa Josefina Bakhita, religiosa sudanesa conhecida por sua superação da escravidão, humildade e como padroeira das vítimas de tráfico humano. Também é celebrado São Jerônimo Emiliani, fundador dos Somascos e padroeiro dos órfãos.
Santa Josefina Bakhita (1869-1947):
- História: Nascida no Sudão, foi raptada e escravizada na infância, sofrendo imensos maus-tratos. Levada para a Itália, conheceu o Evangelho, batizou-se e tornou-se Irmã Canossiana.
- Legado: Famosa por seu sorriso e bondade, dedicou sua vida a servir a Deus com humildade como cozinheira e porteira. Foi canonizada por São João Paulo II.
- Dia de celebração: 8 de fevereiro, data de sua morte.
São Jerônimo Emiliani (1486-1537):
- História: Militar veneziano que, após ser preso e libertado milagrosamente, converteu-se e dedicou sua vida ao cuidado de órfãos, pobres e jovens abandonados.
- Fundação: Criou a Companhia dos Servos dos Pobres (Clérigos Regulares Somascos).
Outros santos celebrados no dia incluem:
- São João da Mata.
- Santo Irmão Miguel Febres.
- São Ciríaco de Roma.
- São Juvêncio.

Nenhum comentário:
Postar um comentário