✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨ JESUS, O CRISTO É O SENHOR - GNA.
EVANGELHO
(LC 12,35-38)
(LC 12,35-38)
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35 Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36 Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37 Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38 E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
Comentário
É preciso estar vigilante para percebermos a hora em que o Senhor vai chegar. Estar cingido é estar pronto, disponível em qualquer situação. A vida de fé sincera coloca-nos nessa perspectiva de atenção, de vigilância. Estar atentos à prática do amor, da bondade e da misericórdia é estar com as lâmpadas acesas. Esses são felizes, nos diz Jesus, pois não serão apanhados de surpresa, porque estão servindo.
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos a graça de estar sempre ao vosso dispor e vos servir de todo o coração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
GNA : DEVEMOS LEMBRAR DAS HORAS AQUI MENCIONADAS POR JESUS, POIS COM CERTEZA MARCARÁ REALIDADES, POIS 24 HORAS É O FINAL DE UM DIA E O INÍCIO DE OUTRO DIA. O VALOR DE 24 É O NÚMERO 6, QUE QUER DIZER, NÓS, OS SERES HUMANOS, POIS SEGUNDO A GÊNESE FOI CRIADO O NO SEXTO MOMENTO DA CRIAÇÃO. AS 3 HORAS DA MÃE, É A REAPRESENTAÇÃO DO PODER MAIOR, A TRINDADE EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO, E DETERMINA A TERCEIRA DIMENSÃO EM QUE VIVEMOS E EXISTIMOS. DEVEMOS OBSERVAR QUE O RELÓGIO MARCANDO, NO 12 ATÉ 3 HORAS, É UMA MOSTRA DO VALOR DOS ANOS EM QUE JESUS VIVEU ENTRE NÓS, OU SEJA 33 ANOS. O RELÓGIO MARCANDO 12, TEM O VALOR UNITÁRIO 3, E AS 3 HORAS DA TARDE O VALOR 3.
EVANGELHO
(LC 12,35-38)
(LC 12,35-38)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 35 Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36 Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37 Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38 E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR LUCAS
JESUS, NAQUELES DIAS EM QUE ESTAVA ENTRE OS SEUS FISICAMENTE, ENSINOU E ENTREGOU CHAVES QUE ABRIRÃO AS PORTAS DIANTE DO SEU RETORNO AO MUNDO TERRESTRE ...
O MESTRE AMADO, SEMPRE DEFINIDO NO SEU PROPÓSITO DE ENSINAR E PREPARAR GERAÇÕES PARA O PRINCIPAL MOMENTO EM QUE MARCARÁ O SEU RETORNO AO MUNDO TERRESTRE, E AVISA DE QUE MANEIRA DEVEREMOS NOS PREPARAR. AFIRMA O MESTRE, QUE DEVEMOS ESTAR ALEGRES, PREPARADOS, E VESTIDOS COM ROUPAGEM ESPIRITUAIS PARA O GRANDE MOMENTO. QUE NOSSOS CORPOS ESTEJAM PREPARADOS E NOSSA ALMA ACESSA COM A CHAMA DA GRANDE LUZ QUE É JESUS ... SÓ OS QUE ESTIVEREM COM ELE, PODERÁ DIZER QUE AS LÂMPADAS ESTARÃO ACESAS, QUE SIGNIFICA A ALMA E O CORPO ESPIRITUAL ILUMINADO.
JESUS AFIRMOU QUE FELIZES SÃO OS EMPREGADOS, QUE TRABALHAM PARA ELE E PARA A UNIDADE DIVINA, AFIRMA JESUS QUE ELE MESMO NOS SERVIRÁ, POIS SEREMOS OS CONVIDADOS DE SUA GRANDE FESTA. ESTA FESTA JÁ TEM O SEU SENTIDO DEFINIDO, OU SEJA, DEFININDO A SUA VOLTA NO FINAL DOS TEMPOS.
A MEIA NOITE, O RELÓGIO MARCARÁ O NÚMERO 12, REPRESENTANDO SEMPRE O QUE PODEMOS ENTENDER SOBRE ESTE FANTÁSTICO NÚMERO NA VIDA DE JESUS. AS TRÊS HORAS DA MADRUGADA, ESTE TRÊS TÃO DEFINIDO NA REALIDADE TERRESTRE. EM ALGUNS EVANGELHOS JÁ EXPLIQUEI O SIGNIFICADO DESTES NÚMEROS EM RELAÇÃO AOS ENSINOS DE JESUS. FELIZES SERÃO AQUELES QUE ASSIM ESTIVEREM PREPARADOS QUANDO JESUS RETORNAR ...
GNA - O QUE AQUI É ENSINADO, MOSTRA A VOLTA DE JESUS, COMO DEVEMOS NOS PREPARAR E O QUE ESPERAR QUANDO ESTE MOMENTO CHEGAR. SERÁ QUE ESTAMOS VIVENDO OS TEMPOS PROFETIZADOS POR JESUS E SEUS ENVIADOS ... QUE CADA ALMA ENCONTRE RAZÕES PARA ENTENDER E DEFINIR O QUE ESTE TEXTO E OUTROS TENTAM NOS AVISAR ...
SANTO DO DIA
Em 21 de outubro, a Igreja Católica celebra Santa Úrsula e suas companheiras
. Outros santos também são lembrados na mesma data, como São Gaspar del Búfalo, Santa Laura Montoya e Santa Maria Bertilla Boscardin. Santa Úrsula e companheiras
A história de Santa Úrsula é comovente. Ela era uma princesa britânica que viveu por volta do ano 362 e, ainda jovem, fez um voto secreto de castidade. Ao ser prometida em casamento a um duque pagão, ela pediu um prazo de três anos e partiu em uma peregrinação. Segundo a tradição, viajou com um grupo de virgens, mas, ao chegar a Colônia, na Alemanha, foi martirizada pelos hunos, juntamente com suas companheiras, por se recusar a desposar o rei Átila.
São Gaspar del Búfalo
Sacerdote e fundador dos Missionários do Preciosíssimo Sangue de Cristo, São Gaspar dedicou sua vida a levar a palavra de Deus aos mais necessitados.
Santa Laura Montoya
Missionária fervorosa, Santa Laura Montoya dedicou sua vida aos povos indígenas na Colômbia. Por meio da sua intercessão, muitos buscam o dom da paz.
Santa Maria Bertilla Boscardin
Religiosa italiana, Santa Maria Bertilla Boscardin dedicou-se ao serviço dos doentes e demonstrou uma fé inabalável mesmo diante de dificuldades e sofrimentos pessoais.
Para a liturgia católica do dia 21 de outubro de 2025, o Evangelho é Lucas 12,35-38. Nele, Jesus exorta seus discípulos a viverem vigilantes e preparados para a sua vinda.
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas 12,35-38
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
“Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas.
Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem imediatamente a porta, assim que ele chegar e bater.
Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar.
Em verdade vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá.
E, caso ele chegue pela meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontrar!”.
Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem imediatamente a porta, assim que ele chegar e bater.
Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar.
Em verdade vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá.
E, caso ele chegue pela meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão se assim os encontrar!”.
Reflexão
A parábola sobre os empregados vigilantes é um chamado à prontidão constante.
- A vigilância como forma de serviço: Os empregados que esperam ativamente o retorno do seu senhor são recompensados de maneira extraordinária: é o próprio senhor que os serve. Isso inverte a lógica terrena e demonstra a intimidade e a honra que aguardam aqueles que se mantêm fiéis.
- Prontidão em todos os momentos: A passagem destaca que o senhor pode chegar em qualquer momento, seja à meia-noite ou de madrugada. A vigilância, portanto, não é um esforço esporádico, mas uma atitude constante de espera e preparação, a qualquer hora.
- Simbolismo da preparação: Cingir os rins e manter as lâmpadas acesas são imagens que remetem à prontidão. Em tempos bíblicos, para trabalhar ou correr, as pessoas prendiam as longas túnicas ao redor da cintura ("cingir os rins"), enquanto as lâmpadas acesas simbolizavam estar preparado e com a luz da fé presente.
O convite de Jesus é para que a vida do cristão seja marcada por essa prontidão ativa, aguardando o retorno do Senhor e servindo-O com amor e justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário