EVANGELHO
(LC 4,14-22A)
(LC 4,14-22A)
Naquele tempo, 14 Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15 Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16 E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.
17 Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20 Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21 Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.
22 a Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Evangelho – Lc 4,14-22a
Hoje se cumpriu esta palavra da Escritura.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,14-22a
Naquele tempo:14Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito,e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. ( A FORÇA DO ESPÍRITO REVELA O DER DE SEU ESPÍRITO ELEVADO, DIANTE DAS LIMITAÇÕES DO CORPO HUMANO E DO AMBIENTE AGRESSIVO E SATURADO DE DENSAS ENERGIAS EM VOLTA DA PRESENÇA GRANDIOSA DESTE MESTRE CÓSMICO)15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. ENSINARÉ CUMPRIR A MISSÃO DA QUAL VEIO A ESTE PLANETA, SENDO A LUZ DO MUNDO, E OS VALORES ESPIRITUAIS DIANTE DAS 12 LEIS SAGRADAS OFERECIDAS AO MUNDO)16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado.Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado,e levantou-se para fazer a leitura. ( JESUS SE APRESENTOU A TODOS QUE ERAM SEUS AMIGOS E CONHECIDOS E MOSTRAVA AUTORIDADE, POIS TODOS JÁ O CONHECIA)17Deram-lhe o livro do profeta Isaías.Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: (NOTEM QUE A LEITURA FOI DETERMINADA PELO MUNDO MAIOR DIANTE DAQUELE M OMENTO, POIS ALI EM ISAÍAS FALAVA DESTE QUE VIRIA E SERIA ALUZ PARA ISRAEL - POVO DE DEUS, QUE SOMOS)18'O Espírito do Senhor está sobre mim,porque ele me consagrou com a unçãopara anunciar a Boa Nova aos pobres;enviou-me para proclamar a libertação aos cativose aos cegos a recuperação da vista;para libertar os oprimidos ( ESTA É A REVELAÇÃO DO PODER E DA MISSÃO DESTE MESTRE QUE A NÓS FOI ENVIADO COM PODER E GLÓRIA SOBRE TUDO E A TODOS)19e para proclamar um ano da graça do Senhor. ( UM ANO PARA DEUS, É 1000 ANOS NA TERRA, E ESTE É O TEMPO DA GRAÇA DIANTE DO CRISTIANISMO PRIMITIVO QUE NASCEU DIANTE DA PRESENÇA DE JESUS)20Depois fechou o livro,entregou-o ao ajudante, e sentou-se.Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.( TODOS ESTAVAM COM OS OLHOS E PENSAMENTOS EM JESUS) 21Então começou a dizer-lhes:'Hoje se cumpriu esta passagem da Escrituraque acabastes de ouvir.' ( NAQUELE MOMENTO, FOI EXPLICADO A PROFECIA DE ISAÍAS, SOBRE ELE) 22aTodos davam testemunho a seu respeito,admirados com as palavras cheias de encantoque saíam da sua boca. ( JESUS MOSTRAVA A ELES O SEU PODER, E ESTE PODER VEREMOS MAIS A FRENTE NOS EVANGELHOS QUE CHAMOU A ATENÇÃO DOS DOUTORES DA LEI, O SEJA O PODER ESPIRITUAL DO TEMPLO EM JERUSALÉM, POIS AONDE JESUS CAMINHAVA, AO SEU LADO AS FORÇAS TENEBROSAS DA SS SOMBRAS O ACOMPANHAVA.)Palavra da Salvação.
Comentário
O amor verdadeiro leva-nos ao relacionamento com Deus e com os irmãos e irmãs. Não há amor separado da comunhão de vida. E quem ama verdadeiramente quase se esquece de si para doar-se em favor dos outros, como fez Jesus. Por isso, sua Palavra na sinagoga de Nazaré está voltada para a instauração do Reino, na defesa da vida dos pobres, dos oprimidos, dos abandonados. No caminho do amor não há retorno, como nossa vida não pode voltar ao seu início.
Oração
Ó Deus, pelo nascimento do vosso Filho, a aurora do vosso dia eterno despontou sobre todas as nações. Concedei ao vosso povo conhecer a fulgurante glória do seu Redentor e por ele chegar à luz que não se extingue. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Feedback
Nenhum comentário:
Postar um comentário