👍👍👍👍👍👍👍✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨🔺🔺🔺🔺💛💛💛💛💛✝✝✝✝🛐
Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?”
6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.
14Em seguida, Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai, todos, e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA -
Jesus, perseguido pelos sacerdotes e ditos Doutores da Lei, teve que mostrar a eles, que não eram as mãos sujas, falta de higiene, que iria tornar impuros uma pessoa, pois sujeiras externas, não poderiam sujar as almas das pessoas ... Jesus mencionou várias maneiras de comportar-se mal diante de Deus ... ninguém morre para Deus, da forma que eles pensavam e queriam que o povo ficassem prisioneiros de leis e diretrizes mentirosas ... Jesus, simplesmente os chamou de hipócritas. Jesus mostrou que tradições não levaria ninguém a salvação, e sim o que faziam e o que saia de útil em seus corações.
Evangelho
Marcos 7,1-8.14-15.21-23
1 Reuniram-se em volta de Jesus os fariseus e alguns dos escribas, vindos de Jerusalém.
2 Ao verem alguns dos seus discípulos comer o pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, censuraram-nos.
3 Porque os fariseus e todos os judeus, em observância da tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes, e,
4 quando vêm da praça pública, não comem sem se purificarem. Também praticam muitas outras observâncias tradicionais, como lavar os copos, os jarros, os vasos de metal e os leitos.
5 Então, os fariseus e os escribas interrogaram-no: “Por que não andam os teus discípulos segundo a tradição dos antigos, mas comem as refeições sem lavar as mãos?”.
6 E ele respondeu-lhes: “Com razão Isaías profetizou de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
7 E em vão me adoram, ensinando doutrinas e preceitos dos homens.
8 Porque, deixando o mandamento de Deus, observais cuidadosamente a tradição dos homens, lavando os jarros e os copos, e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas”.
14 Então, convocando novamente o povo, dizia-lhe: “Ouvi-me todos, e entendei.
15 Não há coisa fora do homem que, entrando nele, o possa manchar, mas as que saem do homem, estas são as que tornam o homem impuro.
21 Porque do interior do coração dos homens é que procedem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
22 os furtos, as avarezas, as malícias, as fraudes, as desonestidades, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Santo do dia
Santo Egídio
1º de setembro
Dizem que Santo Egídio, nome muito venerado por longas eras na França e Inglaterra, era ateniense de nascimento e de sangue nobre. Sua extraordinária piedade e erudição atraíam sobre ele a admiração de todo o mundo, de tal maneira que era-lhe impossível fruir, em seu próprio país, de retiro e resguardo – o principal fim de seus desejos sobre a terra. Assim, navegou até a França e escolheu primeiro um eremitério nos amplos desertos próximos à foz do Reno, depois, perto do rio Gardon, e por fim em uma floresta na diocese de Nismes. Passou muitos anos nesse íntimo retiro, vivendo de ervas ou raízes silvestres e água, e conversando somente com Deus. Lemos em sua biografia que ele foi por algum tempo alimentado com o leite de uma corça na floresta, a qual, perseguida pelos caçadores certo dia, buscou refúgio junto ao santo, que acabou sendo descoberto. A reputação de santidade desse santo eremita floresceu enormemente com os muitos milagres que realizava e que tornaram seu nome famoso por todo o reino franco. S. Egídio era tido em alta estima pelo rei, mas este não podia persuadi-lo a abandonar sua solidão. No entanto, admitiu diversos discípulos e estabeleceu excelente disciplina no mosteiro que fundou e que, nos anos seguintes, tornou-se uma próspera abadia da Ordem Beneditina.
Outros santos do dia: Os Doze Irmãos, Santa Verena e São Josué.