— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
16 Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. (ELES FORAM PESCAR, POIS ERAM PESCADORES) 17 Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.( ELES SE DIRIGIRAM NA DIREÇÃO DE CAFARNAUM, ERA NOITE, E JESUS AINDA NÃO HAVIA CHEGADO ATÉ ELES)
18 Soprava um vento forte e o mar estava agitado. ( AS ÁGUAS ESTAVAM TURBULENTAS, E PODERIA NOS INDICAR QUE AS ENERGIAS PLASMADA NAQUELE LUGAR ERA PARA MOSTRAR RESULTADOS E O PODER DAS FORÇAS TREVOSAS) 19 Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. ( SEUS DISCÍPULOS DEPOIS DE REMAREM 5 QUILÔMETROS ENCONTRARAM JESUS ANDANDO SOBRE AS ÁGUAS) ficaram com medo.(ELES TIVERAM MEDO DE JESUS, E EM RELAÇÃO A NÓS EM NOSSOS TEMPOS, PERGUNTARIA SE ESTE MEDO EXISTIRIA ... ELES SE ASSUSTARAM, POIS DEVERIAM PENSAR COMO ISTO PODERIA SER POSSÍVEL. E HOJE, TANTOS MILAGRES ACONTECEM, E SERÁ QUE OS BENEFICIADOS PERGUNTARIAM TAMBÉM COMO ISTO SERIA POSSÍVEL ?) 20 Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. ( JESUS TRANQUILIZOU SEUS CORAÇÕES COM SUA AMÁVEL PRESENÇA. HOJE EM DIA, SE JESUS CHEGASSE E DISSESSE SOU EU, O QUE ACONTECERIA CONOSCO, E COMO SERIA A NOSSA REAÇÃO ...) 21 Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo. ( A BARCA SEGUIU SEU CAMINHO E BREVEMENTE CHEGOU AS MARGENS)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
GNA : ESTE EVANGELHO MOSTROU QUE HOJE, NÃO TEMOS A BARCA, MAIS TEMOS TUDO PARA ENCONTRÁ-LA, E ELES PRECISARAM INICIAR SUA JORNADA PELOS CINCO CONTINENETES POPULOSOS DA TERRA, LEVAR AS VERDADES ESPIRITUAIS QUE JESUS LHES ENSINOU ... JESUS DEU O EXEMPLO, INDO ATÉ ELES, E AGORA ELES DEVERIUAM FAZER O MESMO, ASSIM COMO NÓS DEVEREMOS TAMBÉN FAZER. ENCONTRAR E TERMOS A SUA PRESENÇA E COMPANHIA, E SABEREMOS QUE PODERIA HAVER O MOMENTO DE NÃO ESTAR COM ELE FISICAMENTE, MAIS ESTAREMOS QUANDO CHEGAR A HORA DESTE ENCONTRO. PERGUNTO, SE TEREMOS OLHOS PARA ENXERGÁ-LO E OFERECER NOSSO DESEJO DE QUE ELE ESTEJA CONOSCO. DEVEMOS SEMPRE NOS PREPARARMOS PARA ESTE FELIZ ENCONTRO, NÃO FAZER COMO SEUS DISCÍPULOS QUE TIVERAM MEDO DO MESTRE. TER MEDO EM RELAÇÃO AO QUE FIZERAM SEUS DISCÍPULOS, É O MESMO QUE TER MEDO DE JESUS, E DE SUA PRESENÇA.
SANTO DO DIA
No século II, seu Papado durou 11 anos.
Deparou-se com a heresia do Gnosticismo, o racionalismo cristão e uma supervalorização do conhecimento, bastavam-se isso para obter a salvação. Com isso, os méritos de Cristo, os sacramentos e a graça do Senhor ficavam de lado.
Contou muito com a ajuda do filósofo cristão São Justino e do bispo Policarpo. Auxiliado por esses doutores e com a graça de Deus combateram esse racionalismo.
A fé e a razão são duas asas que nos levam para a salvação, Jesus Cristo. Ele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. E a vida do santo de hoje demonstrou que aí está a fonte da felicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário