sábado, 1 de outubro de 2016

PORTAL - GNA - 7885 - EVANGELHO DO DIA 01 DE OUTUBRO DE 2016 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA

 
EVANGELHO 
(LC 10,17-24)            -         01 10 16
Resultado de imagem para 72 DISCIPULOS DE JESUS


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Resultado de imagem para 72 DISCIPULOS DE JESUS

Naquele tempo,(QUANDO JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE)  17 os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”.(OS 72 DISCÍPULOS, FORAM 36 GRUPOS DE DOIS CADA UM QUE SAÍRAM EM MISSÃO, E ASSIM JESUS PERMITIU QUE ASSIM ACONTECESSE. LEMBREM-SE, QUE COMO TUDO AQUI NA TERRA É TRIDIMENSIONAL, TUDO NA TERCEIRA DIMENSÃO INICIA-SE COMESTE NÚMERO 3, E O VALOR SEIS NEM PRECISA EXPLICAR, POIS REPRESENTA AS HUMANIDADES TERRESTRES, REPRESENTADO PELO MOMENTO DA CRIAÇÃO DO HOMEM NESTE SEXTO MOMENTO OU ERRADAMENTE CHAMADO DO SEXTO DIA DA CRIAÇÃO. QUANDO O ESPÍRITO SANTO, ESTE QUE DEFINE O PODER DE ATUAÇÃO,REVESTE AQUELE QUE O RECEBE EM REALIZAR MISSÃO EM NOME DA UNIDADE MAIOR, QUE DEFINE DEUS, AS MORADAS CELESTES, A CASA DO PAI OU CÉUS ... TUDO É O PAI, TUDO É DEUS E TUDO É A UNIDADE DIVINA, E QUEM LÁ ESTIVER, REALIZA AS OBRAS E MANIFESTA A VONTADE SUPREMA DE REALIZAÇÃO. QUANDO AQUI ENTRE NÓS ESTA OBRA SE REALIZA, FALAMOS QUE ACONTECE PELA AÇÃO OU INTERSEÇÃO DO ESPÍRITO SANTO)
18 Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. (JESUS QUIZ DIZER QUE OS SEUS DISCÍPULOS AGINDO ASSIM, TIROU DE LÁ DO CÉU A POSSIBILIDADE DELES LÁ CHEGAREM. CAIR COMO RELÂMPAGO,  É CAIR RAPIDAMENTE DE SUAS PRETENSÕES DE NO CÉU CHEGAR. SEUS DISCÍPULOS FIZERAM UM BOM TRABALHO, E JESUS FALANDO ASSIM, DEU TESTEMUNHO QUE LÁ NO CÉU NÃO ESTARÃO. QUANDO SE VIVE, MUITOS ERRADAMENTE ACREDITAM QUE MERECEM O CÉU, OU QUE PARENTES E AMIGOS LÁ ESTARÃO DEPOIS DA SUA PASSAGEM AQUI ENCARNADOS. E ESTES CAIRÃO VELOZMENTE DE SUAS PRETENSÕES)19 Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. (QUEM VIVE EM DEUS, VIVE EM CRISTO, E ASSIM MAL NENHUM PODERIA ACONTECER. JESUS, PARA QUEM NÃO SABE, É PROTEÇÃO TOTAL, E PARA ISTO DEVEMOS ESTAR DIANTE DAS REALIZAÇÕES DE SEUS ENSINAMENTOS, QUE QUER DIZER, VIVER JESUS NO DIA A DIA) 20 Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.(ESTA É ALEGRIA MAIOR, QUE POSSAMOS PERTENCER AO CÉU, OU SEJA, A ESTA UNIDADE DIVINA.)
21 Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.(JESUS AGRADECEU E LOUVOU O ESPÍRITO SANTO, QUE NADA MAIS É DO QUE O TRABALHO REDENTOR DE ESPÍRITOS, ENTIDADES QUE VIBRAM E ENSINAM AS VERDADES CELESTES QUE VEM DE DEUS ... É JUSTO DIZER QUE TODA VERDADE EXISTE NESTA UNIDADE, OU SEJA,EXISTE EM DEUS E SE MANIFESTA NOS PLANOS COMO A SAGRADA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO)
22 Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.(JESUS CONHECE O PAI, POIS ELE VEIO DO CÉU, DA CASA DO PAI, DESTA UNIDADE DIVINA, E TUDO QUE LÁ EXISTE É O PAI SENDO PRESENÇA AONDE ESTIVER PRESENTE. AGORA, SABEMOS E CONHECEMOS O PAI, CONHECEMOS DEUS, CONHECEMOS JESUS, POIS TUDO NOS FOI MOSTRADO. SE QUEM É MOSTRADO VIVE NA UNIDADE, O PAI NELE EXISTE E SE APRESENTA DIANTE DE TUDO E DE TODOS. O FILHO QUIZ REVELAR ESTE SEGREDO, E SE ACREDITAR NO FILHO, DEUS SERÁ REVELADO)
23 Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! (JESUS DISSE QUE ELES, OS DISCÍPULOS SÃO FELIZARDOS POR VEREM QUEM É DA UNIDADE, QUEM É DIVINO, QUEM VEIO DO PAI, E QUEM MOSTROU VERDADEIRAMENTE QUEM É O PAI, E OS OLHOS VIRAM E JAMAIS PODERÁ NEGAR ESTA VERDADE)24 Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.(QUANTOS VIERAM AO MUNDO DOS PLANOS EXISTENCIAIS E NÃO CONHECIAM VERDADEIRAMENTE QUEM ERA O PAI, QUEM ERA A UNIDADE, E QUEM ERA JESUS, QUE COM SEU PODER MAIOR, SE MOSTROU COMO O ENVIADO, O UNGIDO, O MESSIAS E O VERBO DIVINO. JESUS, É O REPRESENTANTE MAIOR DE CINCO SISTEMAS PLANETÁRIOS, E FORA DA VIDA PLANETÁRIA É A MANIFESTAÇÃO DO CRISTO CÓSMICO)
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


GNA  -    AQUI, APENAS UMA ANÁLISE E FORMA DE PENSAR QUE DETERMINA VALORES ESPIRITUAIS

A missão dos 72 discípulos

Eis que vos envio como cordeiros no meio de lobos.
Eis que vos envio como cordeiros no meio de lobos.
Para entendermos o evangelho de hoje, primeiro é necessário diferenciar os discípulos de Jesus dos Apóstolos de Jesus. Discípulos são aqueles que seguiam os passos do Mestre, estavam sempre junto com Ele, ouvindo suas pregações, aprendendo Dele e acompanhando seus passos. A Bíblia fala de 72, mas certamente eram mais, incluindo mulheres, fariseus (lembram de Nicodemos? – Jo 3) e doutores da Lei (não esqueçam de José de Arimatéia – Mc 15, 43) e outros.
Apóstolos é o grupo dos Doze, mais íntimo de Jesus, escolhido por Ele para serem os continuadores de Sua missão. Conforme o Evangelho de Marcos, lemos em 3, 7: “Jesus, então, com seus discípulos, retirou-se em direção ao lago e uma grande multidão da Galileia o seguia”. Em seguida, no versículo 13, lemos: “Jesus subiu a montanha e chamou os que ele quis, e foram a ele. Ele constituiu então doze, para que ficassem com ele e para que os enviasse a anunciar a Boa Nova”. Em resumo, de toda a multidão que seguia Jesus, e que eram discípulos, Jesus chamou os Doze.
A liturgia de hoje nos apresenta o Evangelho de Lucas, mas um texto semelhante pode ser visto em Marcos 6, 7-13. Voltaremos a ele mais tarde. Falando de Lucas, Jesus reuniu um grupo de 72 discípulos e os enviou, dois a dois, para pregar, com uma série de recomendações. O texto usa até o termo “escolheu ‘outros’ setenta e dois”, ou seja, dos 12 que já O seguiam, escolheu mais 72. Na Bíblia, esses números têm significado. Setenta e dois, nada mais é do que 12X6 e o seis tem o sentido de número incompleto, enquanto que o sete significa perfeição.
Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo, para dizer que nossas obras só são perfeitas quando dedicamos o dia seguinte ao “descanso” nas mãos de Deus. O sétimo dia é santificado por isso. Nas Bodas de Caná, Jesus transformou seis talhas de pedra cheias de água em vinho que, segundo o mestre de cerimônias, era o “vinho melhor” do que aquele que tinham servido até agora. Para ser perfeito, ainda faltava a sétima talha de vinho, que foi oferecida na Santa Ceia: o próprio sangue de Jesus. Nas Bodas de Caná, ainda não tinha “chegado a hora” (Jo 2, 4).
O grupo de 72 discípulos (12X6) se tornava perfeito juntando-se aos outros 12 que faltavam: os Apóstolos de Jesus. Aí compreendemos o verdadeiro dessa missão e da diferenciação entre discípulo e apóstolo. Discípulos somos todos nós, povo de Deus, que queremos aprender de Jesus, seguimos sua Palavra, tentamos, no nosso dia a dia, levar uma vida segundo o Evangelho, mesmo que, às vezes, vacilamos e caímos em pecado. Apóstolos são os escolhidos de modo especial (“chamou os que ele quis” – Mc 3,13) para dedicar-se mais intimamente à mesma missão, ou seja, a Igreja, representada pelas suas lideranças.
O anúncio da Palavra se torna perfeito quando discípulos e apóstolos trabalham juntos. O povo tem que ser Igreja: “Enviou-os dois a dois” (Lc 10, 1), ou seja, povo e Igreja. Jesus quis que seus apóstolos constituíssem um grupo particular – não para dar privilégios, mas para que pudessem aprender a servir de forma mais concreta, pois Ele sabia que, se compartilhasse certos ensinamentos com a multidão, estes se perderiam. Nós também somos assim: tem coisas que não contamos para qualquer um do nosso círculo de amizades, só para aquelas pessoas especiais.
O que não significa que os discípulos fossem excluídos. Jesus também deu a eles o poder para anunciar o Evangelho, curar os doentes, expulsar demônios e transmitir a paz. E, diz o texto, que os discípulos voltaram maravilhados com aquilo que realizaram. A nós, também chamados a seguir Jesus, Ele deu a mesma missão: anunciar a boa notícia da Salvação. Nosso mundo já é tão cheio de notícias tristes, desgraças, tragédias… basta ligarmos a TV ou abrirmos os jornais para vermos.
Precisamos de uma mensagem de paz e de alegria. Mas Jesus é categórico: se aquele que ouve a mensagem a acolhe, essa mensagem produz frutos. Se a mensagem não é bem acolhida, a bênção retorna sobre quem a enviou (Lc 10, 6). “Quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós” (Lc 10, 10-11). Parece meio agressivo, mas é didático: Jesus não quer que façamos o mal ao próximo e, muito menos, que carreguemos esse mal conosco. O julgamento cabe a Ele apenas.
Em resumo, essas recomendações nos ensinam o caminho da santidade. No nosso dia a dia, cumpramos a Palavra de Deus sem nos preocuparmos com grandes coisas. É no cotidiano que o Reino de Deus é construído. Para completar: mencionamos que o texto da liturgia de hoje se repete em Mc 6, 7-13. Mas há uma diferença: são as mesmas recomendações, porém a missão é dada aos Doze e não aos 72. Ou seja, a missão da Igreja é uma só. O que muda é o grau de responsabilidade atribuído a cada um. A messe é grande, mas os operários são poucos. Mas esses poucos são fundamentais para que a semente seja espalhada. E você, já respondeu ao chamado?
(Eduardo Marchiori)

Nenhum comentário:

Postar um comentário