EVANGELHO
(JO 5,1-16)
(JO 5,1-16)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.
6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.
Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda’?” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.
14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO DE JESUS - 08 MARÇO DE 2016
Hoje, é mostrado o impossível para os homens e o possível para Deus ... mais uma vez, um grande relato de um fabuloso milagre envolvendo Jesus e um homem que estava doente a 38 anos. Era dia de sábado, era um local que milagres aconteciam e reza as tradições, um anjo aparecia, as águas por ele agitada e aquele que entrasse primeiro ficaria curado ... embora o texto deixe claro que havia um anjo, que acontecia curas é o fato de pensarmos que o mais esperto, o mais ligeiro era beneficiado com a cura. Tudo que podemos dizer é o fato de acreditar ou não no fato das águas milagrosas poderem curar ...
Jesus, ali estava e o texto deixa claro o poder de cura determinado por Jesus, e mostra que o doente encontrou-se posteriormente com Jesus no templo, local sagrado, aonde poderia estar e agradecer a Deus pela cura ... e Jesus diante dele, como sempre apenas afirmava, não peques mais, pois se assim acontecer a sua situação ficará ainda pior ...
Quantas vezes em nossas vidas, doentes e pedintes por misericórdia somos atendidos, e haveria agradecimentos diante do sagrado, e mudanças e novos valores serão adicionados nos dias futuros de nossas vidas, ou ficaria o esquecimento de não mais pecar para que as doenças se tornem maiores ou mesmo mortais ... sabemos no texto que Jesus fazia o bem e por isso era perseguido, e nós muitas vezes cansamos de fazê-lo, pois não se viu agradecimentos ... o fato de posteriormente este doente saber que foi Jesus, nos obriga a reflexão, por sabermos que tempos após Jesus ali estava nos curando ... a cura é um presente, uma oportunidade que nos são oferecidas pela Espiritualidade maior.
GNA - Diante do texto acima deste Evangelho, perguntas são muitas. Este homem não tinha amigos, familiares que pudessem ajudá-lo a se curar ... o número 38, parte de dias não mencionados de sua idade quer mostrar um sentido bíblico relacionado a não ter chegado aos 40 anos doente, pois sabemos que o ciclo de fecha neste valor ... uma antecipação que com certeza ainda precisamos entender em relação aos valores que não estão ali por simples acaso ... o número 3 e o número 8, determinam significados e também podem ter relação com a mensagem oculta do número 38. Somos chamados a não pecarmos mais, assim como o 3 representa a Trindade e o plano tridimensional em que vivemos, e o número 8, são dois mundos que se encontram, que se apresentam em nossas vidas, sendo a união do material com o espiritual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário