EVANGELHO
(LC 3,15-16.21-22)
(LC 3,15-16.21-22)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 15 o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. 16 Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.
21 Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu 22 e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO ESCRITO POR LUCAS - 10 JAN 2016
Ao analisar o texto apresentado pelo Evangelista Lucas é seguir o caminho traçado nesta Missão de Jesus e aos que foram enviados para dar sustentação ao programa, que é Alfa e o Ômega, de princípio e fim ... e falar em princípio é conhecer o que Jesus fez, ensinou e continua fazendo, até que o Fim chegue na Sua volta gloriosa ...
Jesus, sabedor do que o batismo conseguiria fazer, realizava seus ensinamentos e neles pedia transformação ... e o início desta, seria pela purificação do batismo, utilizando a água como ponto de mostrar que o mal, aquele pecador estava tendo uma nova oportunidade, pois ao escolher em ser batizado, estava pronto a seguir a Jesus. João, sabia sobre esta oportunidade oferecida, e diante do povo muitos eram batizados, e ali sabiam que precisavam se transformar. Quando João Batista afirmava sobre o que realizava, falava também que um que viria após Ele, batizaria com o Espírito Santo e no fogo que purifica, que elimina e mata o mal que habitava neles ...
Uma pomba branca se manifestou e uma voz do céu veio e afirmou que Jesus é Meu Filho amado, e em ti ponho o Meu bem querer ... uma voz, um poder se fez anunciar, Naquele que foi transformado em Jesus homem ao Jesus transformado para os dias que determinaria os acontecimentos e Sua morte na cruz.
GNA: Sempre, e em cada dia, ficará a certeza deste ato de batismo que Jesus participou, algumas vezes batizando e naquele dia sendo batizado por João. João afirmou que deveria diminuir para que o Mestre crescesse em poder e glória ... e Jesus, depois do batismo, mostrou que Sua Missão estava determinada diante da visita e da chegada do Espírito Santo, e tudo que se faz, é o Espírito Divino que se apresenta para mostrar de onde provém o que será feito ... receber o Espírito Santo é também se determinar a realizar as obras em nome do Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário