— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
EVANGELHO - (MT 2,1 - 12
EVANGELHO - (MT 2,1 - 12
1 Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2 perguntando: “Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
3 Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém.
4 Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer.5 Eles responderam: “Em Belém, na Judeia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo”.
7 Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8 Depois os enviou a Belém, dizendo: “Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo”.
9 Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino.
10 Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.
11 Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra.
12 Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!
ANÁLISE DO GNA DO EVANGELHO DE MATEUS - DIA 03 JANEIRO 2016
O Evangelho de hoje, escrito por Mateus, demonstra alguns aspectos que gostaria de explicar. Quando ouvimos e acolhemos as palavras dos Sacerdotes e afins sobre este, cada um mostra em particular pontos que mais dividem do que somam ... e infelizmente, neste aspecto também estou relacionado. Gostaria de dizer, que além de não ser um Sacerdote, não me julgo parte de ideologias e afirmativas do saber o mais que se precisa ou o menos que poderia ser maior ... apenas coloco-me no direito de revelar o que penso, e jamais para isto estou prisioneiro de religiões, doutrinas ou seitas.
Voltando ao texto, sabemos que o nascimento de Jesus abriu-se um guerra espiritual entre as trevas x Luz, embora o que chamamos de Luz, chamamos da posse da Unidade do verbo encarnado entre os homens de boa vontade, por que não dizer de boa índole ... Jesus, veio, e ainda está entre Nós e ainda ficará nos mil anos de paz que viveremos com Ele. A Estrela radiante que guiou os 3 Reis do Oriente, foi uma Nave Extraterrestre, e Jesus representa os 24 Anciões descritos por João Evangelista no Apocalipse. Notem, que tudo que é a Missão de Jesus teve a proteção máxima decima e fatos já analisados aqui por Mim, demonstra ente grande Projeto que o próprio Jesus referiu como Alfa e Ômega. Três Reis, representa a Terra em sua Terceira Dimensão. O Ouro, a riqueza deste Menino Rei, o Nosso maior tesouro. O Incenso, é a pureza e o perfume que rege Sua vida, sempre agradável em Sua presença, e a fé nos que acreditam e nos cultos religiosos. A Mirra, é o sentido oculto do mais além dos dias, quando Seu corpo glorioso for recebido por determinação de Sua morte, e revestido com essa fragrância utilizada nos rituais de sepultamento.
A visão deste texto, mostra a adoração pelo Menino Rei, e os poderes ocultos querendo matar e destruir este que jamais poderia ser destruído por forças não permitidas ... Jesus, possuía em Sua Missão o continuísmo e a determinação que tudo seria realizado como foi determinado pela Sua própria vontade. Jesus, Senhor da vida ... sempre presente entre Nós, e o que fizeram para ajudá - lo em Sua Missão, além de dúvidas e traições até dos que diziam ser Seus amigos de caminhada ...
GNA: JESUS E SUA MISSÃO AINDA ESTÃO LONGE DE UM FINAL, POIS EM NOSSO TEMPO, OBSERVAMOS A GRANDE MAIORIA QUE NÃO VIVERÃO COM ELE OS MIL ANOS DE PAZ ...
OS JUSTOS, AGORA RECEBEM A OPORTUNIDADE DE SEGUIR A ESTRELA QUE DEVERIA SER O REAL MOTIVO DO NASCIMENTO DO CRISTO. OS PERSEGUIDORES AINDA ESTÃO NO MUNDO, E ELES SERÃO RETIRADOS NA VOLTA DE JESUS, E COMO NO SEU NASCIMENTO UM GRANDE SINAL APARECERÁ NO CÉU ... É JUSTO QUE TODOS POSSAM ENXERGAR A ESTRELA QUE INDICARÁ O SEU RETORNO GLORIOSO EM NOSSOS TEMPOS.
Três Reis Magos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A narrativa no Evangelho de Mateus segue:
“ | «Entrando na casa, viram o menino, com Maria sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.» (Mateus 2:11-12) | ” |
Nada mais a Escritura diz sobre essa história, não havendo também quaisquer outros documentos históricos sobre eles.
Uma descrição dos reis magos foi feita por São Beda, o Venerável (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata:
“ | Belquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus.Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz.
Os Três Reis Magos, ou simplesmente Reis Magos ou Magos (em grego: μάγοι, transl. magoi), na tradição da religião cristã, são personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe presentes. Foram mencionados apenas no Evangelho segundo Mateus,[1] onde se afirma que teriam vindo "do leste" para adorar o Cristo, "nascido Rei dos Judeus". Como três presentes foram registrados, diz-se tradicionalmente que tenham sido três, embora Mateus não tenha especificado seu número.[2] São figuras constantes em relatos da natividade e nas comemorações do Natal.[3] [4] [5]Melchior[6] (também chamado Melquior ou Belchior[7] ), Baltasar[8] eGaspar, não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos. Não há relatos bíblicos sobre o nome dos magos.
Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judeia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.
A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mateus 2:10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incensoe mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representar a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antisséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19:39-40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário