Evangelho do Dia - 06 OUTUBRO DE 2014 - ANÁLISE EM AMARELO PELO GNA - ARQUIVO ESPIRITUAL
Lc 10, 25-37 - Um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” ( T0DOS HOJE EM DIA GOSTARIAM DE FAZER A MESMA PERGUNTA A JESUS. OS QUE PERGUNTAM, JÁ SABE O QUE FAZER, MÁS MESMO ASSIM ACHAM QUE A LEI MUDOU. ESTA LEI NÃO PRECISOU SER ENVIADA AO MUNDO E REVELADA POR JESUS, POIS A MESMA DEVERIA SER MARCA REGISTRADA NO CORAÇÕES DE TODOS, E ESTA LEI É A LEI DO AMOR A DEUS - UNIDADE E AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO. NÃO DEVEMOS ESQUECER DO A SI PRÓPRIO, POIS O QUE ADIANTA GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER SUA ALMA. O AMOR DEVE SER INICIADO EM CADA UM, E DEPOIS DE CONHECÊ-LO, DEVE SER MOSTRADO EM OBRAS AO MUNDO. O QUE ADIANTA O AMOR AOS OUTROS, SE DENTRO DELE NÃO EXISTE O AMOR VERDADEIRO. O QUE ADIANTA O AMOR A SI PRÓPRIO E NÃO EXISTIR O AMOR AO SEU IRMÃO DE CAMINHADA)
Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”. ( VEJA QUE ANTES DE CHEGAR A ESTE TÓPICO, ACIMA JÁ DESCOBRIMOS AS VERDADES QUE JESUS APENAS RETIFICOU ... OLHA QUE ELAS SÃO SIMPLES. VOCÊ VIVERÁ, E ESTAR DIANTE DA UNIDADE EM SEU CAMINHO PARA OBJETIVOS MAIORES. NADA TERMINA COM A MORTE FÍSICA, E SIM CONTINUA EOM NOVAS OPORTUNIDADES DE SERVIÇO AOS REINOS DO PAI - A UNIDADE)
Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes.
Eles arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora deixando-o quase morto. Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho.
Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.
JESUS AQUI EXPLICA O QUE DEVE SER FEITO ... NÃO APENAS UMA CARIDADE E UMA PROVA DE AMOR AO SEU IRMÃO DE CAMINHADA, MÁS A APLICAÇÃO DESTE AMOR, QUE NÃO ESTÁ MAIS EM PALAVRAS OU FORMAS DE PENSAMENTOS. JESUS MOSTRA A REALIDADE DE MOSTRAR E APRESENTAR A QUEM VER E SOUBER DO QUE FOI FEITO A ESTE IRMÃO CAÍDO POR ATOS DA CRUELDADE HUMANA. JESUS MOSTRA COMO O SER HUMANO SE COMPORTA EM RELAÇÃO O QUE ELE É, E O QUE SE TRANSFORMOU. PARA MOSTRAR VALORES, JESUS CITA CADA UM QUE ALI TERIA QUE MOSTRAR QUE SUA RELIGIÃO TENHA LHE ENSINADO ALGUMA COISA BOA ...
Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas.
ESTE É UM SIMPLES SAMARITANO, QUE MOSTROU AMOR AO PRÓXIMO ENQUANTO OS QUE FORAM INSTRUÍDOS E PREPARADOS PELAS SUAS RELIGIÕES, NADA PODE MOSTRAR DE VALORES ESPIRITUAIS. NÃO É IGREJA E RELIGIÕES QUE SALVAM, E SIM AS OBRAS QUE ESTÁ NO CORAÇÃO DE QUEM AMA. OS VALORES PODEM SER ENSINADSOS A UM ESPÍRITO REBELDE, E POR CAUSA DISTO QUE EXISTE AS REENCARNAÇÕES. AQUELE QUE SABE, CONHECE A LEI DO AMOR, VIVERÁ ETERNAMENTE ...
Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: “Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais”. (ISTO É AÇÃO, É MOSTRAR A SUA CONSCIÊNCIA O VALOR DO AMOR QUE ELEVA E DETERMINA GANHAR O REINO DE DEUS ENQUANTO ESTIVER AQUI NA TERRA)
E Jesus perguntou: “Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.
ENTÃO VAI E FAÇA O MESMO COM O SEU IRMÃO DE CAMINHADA ... E MOSTRE QUEM É O PRÓXIMO NESTE AMOR. AQUI NÃO PRECISAMOS FALAR MAIS NADA, A NÃO SER ENFIAR A VIOLA NO SACO COMO DIZEM E REFLETIR SOBRE O TEXTO APRESENTADO. É MUITO FÁCIL CONQUISTAR O REINO DE DEUS, POIS O AMOR AO PRÓXIMO MOSTRA O QUE NOS TORNAMOS ...
Recadinho
Como você encara o sofrimento alheio? - Dê algum exemplo que ilustre sua vivência do amor. - É-lhe fácil praticar a caridade? - Em seu contexto de vida há muitas instituições que se preocupam com os necessitados? - Troque ideias com alguém sobre solidariedade para com o próximo.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Nenhum comentário:
Postar um comentário