EVANGELHO DO DIA - 27 SETEMBRO DE 2014 - EM AMARELO A ANÁLISE DO GNA - ARQUIVO ESPIRITUAL - GNA
Mt 21, 28-32 - Jesus disse aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo: “Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: “Filho, vai trabalhar hoje na vinha!”
O Filho respondeu: “Não quero”. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: “Sim, senhor, eu vou”. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?”
Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele.
Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.
JESUS AO MOSTRAR VERDADES, A ELES FOI MOSTRADO E A NÓS FOI EXPLICADO POR ESTE EVANGELHO ETERNO ... ETERNO, POIS PERTENCE AO TEMPO, A ETERNIDADE ... OS DOIS FILHOS SÃO EXEMPLOS DA OBDEDIÊNCIA EM FAZER O CERTO, FAZER A VONTADE DO PAI. O QUE SERIA JUSTO, CERTO E DEFINITIVO ... OS DOIS FILHOS DEVERIAM TER IDO AO PEDIDO DO PAI, POIS TRABALHAR PARA O PAI, É TRABALHAR PARA O REINO, E DEFINIR ELEVAÇÃO DE QUEM TRABALHA DIANTE DO PORVIR. OS DOIS FILHOS, MMOSTROU A TODOS, QUE O QUE ACEITOU IR, NÃO FOI ... ESTAVA NO CAMINHO E NOS OBJETIVOS DE FAZER AS COISAS DO PAI, OU SEJA TRABALHAR PARA O REINO ... TINHA TUDO PARA REALIZAR A MISSÃO MAIS IMPORTANTE DE SUA VIDA E MESMO CONHECENDO O PEDIDO DO PAI, SE TORNOU UM MENTIROSO, POIS PROMETEU E NÃ O CUMPRIU. O OUTRO NÃO QUIS TRABALHAR PARA O PAI, E DEPOIS REFLETIU E MUDOU DE IDÉIA, E FOI REALIZAR A VONTADE DO PAI ... QUE ALEGRIA PARA O PAI, QUANDO ESTE CHEGOU ... ESTAVA PERDIDO E ENCONTROU FORÇAS PARA ATENDER E LANÇAR-SE AO TRABALHO. SABEMOS QUE O PAI DESTES FILHOS É RELACIONADO A DEUS, O PAI DA CRIAÇÃO, E OS DOIS FILHOS SÃO EXEMPLOS DE PESSOAS QUE TEM TUDO PARA REALIZAR-SE DIANTE DE SI E DO MUNDO MAIOR ESPIRITUAL NAS OPORTUNIDADES E CHAMADAS PARA O TRABALHO. JESUS EXPLICOU AOS SUMOS SACERDOTES E ANCIÃOS DO POVO A REALIDADE QUE BEM EXPLICAVA ESTE TEXTO, POIS JOÃO BATISTA ESTAVA TRABAALHANDO E REALIZANDO SUA MISSÃO EM NOME DO PAI, E SE COLOCOU AO SERVIÇO E ELES DEVERIAM TAMBÉM ESTÁ AO LADO DE JOÃO BATISTA NESTE TRABALHO E NÃO FIZERAM ISSO, POIS NÃO FORAM AO TRABALHO DO PAI E DEUS EM NOME DESTA OBRA DO MUNDO MAIOR. JESUS AFIRMOU QUE AS PROSTITUTAS E OS PUBLICANOS ACEITARAM O CHAMADO E EM NOME DESTE CONVITE, ALI SE APRESENTARAM E ACREDITARAM NAQUELE QUE TRABALHA PARA O PAI - DEUS. O ARREPENDIMENTO DA NEGATIVA EM SE COLOCAR AO TRABALHO REDENTOR, SERIA O SUFICIENTE PARA O TRABALHO QUE ACIMA FOI PEDIDO E SE EXECUTADO FARIA A VONTADE DO PAI.
O QUE FICA AQUI NESTE MOMENTO, É A SOMA DOS RESULTADOS DO ENTENDIMENTO ENTRE AQUELES QUE DEVERIAM SE SENTIREM CONVIDADOS ... E A PERGUNTA É FEITA A QUEM ACEITA IR AO TRABALHO PEDIDO. SERÁ QUE ALGUÉM VAI PROMETER E NÃO VAI. OU SERÁ QUE AQUELE QUE NÃO QUER IR PARA O TRABALHO PARA DEUS, AGORA ESTÁ REFLETINDO MELHOR E VAI ... OLHE QUE JESUS AO CONTAR ESTA PARÁBOLA FICOU SATISFEITO COM OR PUBLICANOS E AS PROSTITUTAS QUE FORAM OUVIR DE JOÃO BATISTA AS PALAVRAS DE SALVAÇÃO ... OUVIR, É TAMBÉM SE COLOCAR A TRABALHO, POIS DEPOIS QUE OUVIR, ESTE SERÁ UM TRABALHADOR PARA O DEUS QUE HABITA AS NOSSAS VIDAS.
O que dizer da chamada “parábola do arrependimento?” - Não deve ser esta uma de nossas primeiras atitudes, o saber arrepender-se? - Adianta dizer que é de formação católica se não pratica? - Procuramos coerência entre nossas palavras e atos? - Pede as luzes do Espírito para conseguir trilhar o caminho do arrependimento?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Nenhum comentário:
Postar um comentário