EVANGELHO DO DIA
Naquele temProclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
21,1-4po,
Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas
depositando ofertas no tesouro do Templo.(OFERTAS O COLETAS OFERECIDAS AO TEMPLO)
Viu também uma pobre viúva
que depositou duas pequenas moedas.(UMA VIÚVA, POBRE, DEPOSITOU DUAS MOEDAS, PARTICIPANDO DO QUE PODERIA DISPOR, POIS COMO JESUS SEMPRE DIZIA, TODO TRABALHADOR TEM DIREITO AO SEU SALÁRIO NESTE DIA EM QUE O TEMPLO ABRIA, REALIZAVA SUA TRABALHO)
Diante disto, ele disse:
"Em verdade vos digo que essa pobre viúva
ofertou mais do que todos.(JESUS SE DETERMONOU A MOSTRAR O VALOR DE DAR, POIS ASSIM ERA O COSTUME QUE EXISTE ATÉ OS DIAS ATUAIS).
Pois todos eles depositaram,
como oferta feita a Deus,
aquilo que lhes sobrava.
Mas a viúva, na sua pobreza,
ofertou tudo quanto tinha para viver".(EXISTE O DAR DAQUILO QUE É SOBRA, E EXISTE O DAR OU O DOARE DAQUILO QUE FARIA FALTA, ASSIM O ATO SE ELEVOU NA BONDADE DA DOADORA)
GNA: DEVEMOS TER PRUDÊNCIA NO AGIR, E DAR DINHEIRO É UM FATO, MAIS DEVEMOS SABER QUANDO E A QUANTIA OFERECIDA).LEMBRAMOS QUE DEUS NUNCA PADIRÁ NADA, POIS DE NADA PRECISARIA EM TERMOS MATERIAIS.
PALAVRAS DO SANTO PADRE
E a generosidade é algo do dia a dia, é algo em que temos de pensar: como posso ser mais generoso com os pobres, com os necessitados... como posso ajudar mais? [...] Podemos fazer milagres com a generosidade. A generosidade de pequenas coisas, de poucas coisas. Talvez não façamos isso porque não nos ocorre. [...] Mas há uma outra doença, que é a doença contra a generosidade, hoje: a doença do consumismo. Uma grave doença, (a) do consumismo, [...] gastar mais do que precisamos, uma falta de austeridade na vida: isso é um inimigo da generosidade. E a generosidade material - pensar nos pobres, 'isto eu posso dar para que eles possam comer, para que possam se vestir' – essas coisas tem outra consequência: alargam o coração e te levam à magnanimidade. (Homilia na Capela da Casa Santa Marta, 26 de novembro de 2018)
Nenhum comentário:
Postar um comentário