terça-feira, 2 de junho de 2015

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - 02 JUNHO DE 2015 - REALIDADE ESPIRITUAL - POSTAGEM - 4700 - GNA


EVANGELHO 
(MC 12,13-17)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.


ELES QUERIAM DESTRUIR JESUS
Resultado de imagem para JESUS COM OS DOUTORES DA LEI - IMAGENS
Naquele tempo, 13 as autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. 14 Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?”
15 Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. 16 Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e a inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. 17 Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.
— Palavra da Salvação.

ANÁLISE DESTE EVANGELHO DE JESUS - ESCRITO POR MARCOS - ANÁLISE DO GNA

JESUS, ENSINAVA E O SEU PODER E O SEU NOME ERA MOTIVO DE JUSTIÇA, SALVAÇÃO E CURA PARA MUITOS, E PARA OUTROS MOTIVOS DE CONDENAÇÃO, AQUELAS MESMAS PALAVRAS DIRIGIDA A SUA MÃE NO 41 DIA  EM QUE FOI APRESENTADO AOS SACERDOTES ... E DELE FOI REVELADO QUE SERIA MOTIVO DE TROPEÇOS PARA MUITOS E QUE UMA ESPADA ATRAVESSARIA O SEU CORAÇÃO DE MÃE, AO FALAR COM A JOVEM MARIA, MÃE DO SENHOR. SIM, AS PALAVRAS DE SIMEÃO E ANNA, AGORA PODERIA SER TAMBÉM, ENTENDIDAS NAQUELES QUE PROCURAM PERSEGUIR E DESTRUIR OS CAMINHOS DA LUZ ...
SEGUIR A CÉSAR, É SEGUIR ESTE MODELO DE VIDA DOS GOVERNANTES E DOS HOMENS QUE COMBATEM A LEI SAGRADA E A CRISTO, O ENVIADO DIVINO ... ESTA MOEDA, É MOSTRAR QUE DEVEMOS ENTENDER E SEPARAR O QUE É SAGRADO E O QUE É APENAS FORMAS MATERIAIS EXISTENCIAIS ... NINGUÉM CHEGARÁ A VIVER NA UNIDADE, SE NÃO VIVER O SAGRADO QUE SE TORNA O VERDADEIRO ELO DE LIGAÇÃO DO QUE SOMOS, OU SEJA SERES ESPIRITUAIS ...

ABAIXO UM ENTENDIMENTO SOBRE JESUS, E REVELADO PARA OS QUE DEVERIAM CONHECER A LEI JUDAICA E O QUE FOI ESCRITO NO ANTIGO TESTAMENTO, MÁS ELES PREFERIRAM SEGUIR AS LEIS DE CÉSAR, A QUE LHES AFASTAM DA SALVAÇÃO ESPIRITUAL.


As palavras e os gestos de Simeão são particularmente sugestivos… Simeão toma Jesus nos braços e apresenta-O ao mundo, definindo-O como “a salvação” que Deus quer oferecer “a todos os povos”, “luz para se revelar às nações e glória de Israel”. Jesus é, assim, reconhecido pelo Israel fiel como esse Messias libertador e salvador, a quem Deus enviou – não só ao seu povo, mas a todos os povos da terra. Aqui desponta um tema muito querido a Lucas: o da universalidade da salvação de Deus… Deus não tem já um Povo eleito, mas a sua salvação é para todos os povos, independentemente da sua raça, da sua cultura, das suas fronteiras, dos seus esquemas religiosos. As palavras que Simeão dirige a Maria: “este menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição; e uma espada trespassará a tua alma”. Estas palavras aludem, provavelmente, à divisão que a proposta de Jesus provocará em Israel e ao resultado dessa divisão – o drama da cruz.

Ana é também uma figura do Israel pobre e sofredor (“viúva”), que se manteve fiel a Deus, não se voltou a casar, após a morte do marido, que espera a salvação de Deus. Depois de reconhecer em Jesus a salvação anunciada por Deus, ela “falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém”. A palavra utilizada por Lucas para falar de libertação é a palavra resgate, utilizada no Êxodo para falar da libertação da escravidão do Egito (cf. Ex 13,13-15; 34,20; Nm 18,15-16). Jesus é, assim, apresentado por Lucas como o Messias libertador, que vai conduzir o seu Povo do domínio da escravidão para o domínio da liberdade. A apresentação no Templo de um primogênito celebrava precisamente a libertação do Egito e a passagem da escravidão para a liberdade.


OBS: ILUSTRAÇÃO DO VELHO SIMEÃO COM JESUS AO COLO - Como Maria (1,46-47) e como Zacarias (1,68), Simeão começa seu cântico louvando a Deus: "Bendisse a Deus dizendo". O "agora" de sua oração – apresentada pelo evangelista como relação pessoal entre Deus, "Soberano Senhor", e seu "servo" – situa-se no momento decisivo da história da salvação. No bebezinho que o velho profeta segura nos seus braços trêmulos e contempla com seus olhos cansados, cumprem-se as promessas de Deus e as esperanças de Israel. Com a chegada do "Messias do Senhor" (v. 26) chegou a paz messiânica da salvação de Deus (v. 30).
Segundo a lei de Moisés, registrado em (Levítico 12:1-8) (ARA), diz:

“Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; como nos dias da sua menstruação, será imunda. E, no oitavo dia, se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio. Depois, ficará ela trinta e três dias a purificar-se do seu sangue; nenhuma coisa santa tocará, nem entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação. Mas, se tiver uma menina, será imunda duas semanas, como na sua menstruação; depois, ficará sessenta e seis dias a purificar-se do seu sangue. E, cumpridos os dias da sua purificação por filho ou filha, trará ao sacerdote um cordeiro de um ano, por holocausto, e um pombinho ou uma rola, por oferta pelo pecado, à porta da tenda da congregação; o sacerdote o oferecerá perante o SENHOR e, pela mulher, fará expiação; e ela será purificada do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina. Mas, se as suas posses não lhe permitirem trazer um cordeiro, tomará, então, duas rolas ou dois pombinhos, um para o holocausto e o outro para a oferta pelo pecado; assim, o sacerdote fará expiação pela mulher, e será limpa.”

Somando (8) oito dias para circuncidar e mais (33) trinta e três de purificação da mulher, da um total de (41) quarenta e um dias. Então Jesus foi apresentado no templo após (41) quarenta e um dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário