sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PORTAL - GNA - REALIDADE ESPIRITUAL - EVANGELHO DO DIS - MARCOS 6, 14 - 29. POSTAGEM ESPIRITUAL - 0006 - 07022014 - VEJA OS COMENTÁRIOS - GNA - 2390

Evangelho do dia – Marcos 6,14-29

Publicado em 6 de fevereiro de 2014 \\ Evangelho do dia
DIA 7 DE FEVEREIRO – SEXTA-FEIRA
Felizes os que observam a palavra do Senhor de reto coração
Evangelho (Marcos 6,14-29) 
6 14 O rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tornara célebre. Dizia-se: “João Batista ressurgiu dos mortos e por isso o poder de fazer milagres opera nele”.
15 Uns afirmavam: “É Elias!” Diziam outros: “É um profeta como qualquer outro”.
16 Ouvindo isto, Herodes repetia: “É João, a quem mandei decapitar. Ele ressuscitou!”
17 Pois o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado.
18 João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão”.
19 Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém.
20 Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia.
21 Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galiléia.
22 A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: “Pede-me o que quiseres, e eu to darei”.
23 E jurou-lhe: “Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino”.
24 Ela saiu e perguntou à sua mãe: “Que hei de pedir?” E a mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”.
25 Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: “Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista”.
26 O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar.
27 Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere,
28 trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe.
29 Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.
Palavra da Salvação. 
Não te é lícito! (Mc 6,14-29)
Ainda que tenha sido criado como um ser livre, nem tudo é permitido ao homem. O Criador nos deu a liberdade para o bem e ela só alcança sua perfeição quando ordenada para Deus.
Ensina o Catecismo da Igreja Católica: “Deus criou o homem dotado de razão e lhe conferiu a dignidade de uma pessoa agraciada com a iniciativa e domínio de seus atos. ‘Deus abandonou o homem nas mãos de sua própria decisão’ (Eclo 15,14) para que pudesse ele mesmo procurar seu Criador e, aderindo livremente a ele, chegar à plena e feliz perfeição.” (nº 1730)
Ora, Herodes, tetrarca da Galileia, vivia como marido da esposa de seu próprio irmão Filipe. Além do escândalo causado por um comportamento público que ofendia a santidade da vida conjugal, batia de frente contra a lei divina, expressa no Levítico: “Não descobrirás a nudez da mulher de teu irmão”. (Lv 18,16)
João Batista, o precursor do Messias, teve a ousadia profética de somar ao anúncio do Reino de Deus a denúncia dos crimes do poderoso. Isto lhe valeu a prisão e a morte, crescendo ainda mais na veneração do povo de seu tempo. Afinal, não é qualquer um que tem a coragem de apontar o dedo no nariz dos governantes para cobrar seus desvios e sua corrupção.
Hoje, a Igreja mantém viva a missão profética de João Batista e, por isso mesmo, é tão incômoda quanto o foi João no seu tempo. Quando o mundo neopagão, ansioso pelo retorno à barbárie das cavernas, investe em uma cultura de morte, a Igreja luta pela vida. Quando a sociedade materialista defende a eutanásia e o aborto, a Igreja de Jesus Cristo não pode calar-se, repetindo a antiga voz do Sinai: “Não matarás!” Quando o século hedonista defende o divórcio e o “casamento” entre pessoas do mesmo sexo, a Igreja não teme ser rotulada de conservadora e retrógrada, mas insiste naquela “lei natural” que o próprio Cristo reafirmou. Diante de Deus, o “legal” jamais poderá substituir o “legítimo”.
Por isso mesmo, toda que vez que um tirano sobe ao poder – como Hitler na Alemanha nazista e Stálin na Rússia comunista -, seu inimigo preferencial é a Igreja, pois ela não se intimida nem silencia diante dos crimes do Poder. Ao contrário, como João Batista, ela aponta e grita: “Não te é lícito!”
De que lado estamos nós?
Orai sem cessar: “Por amor a Sião, eu não me calarei!” (Is 62,1)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

COMENTÁRIO - GNA - SOBRE A LEITURA DO EVANGELHO DE MARCOS.
O REI HERODES, TETRARCA(GOVERNADOR DE UMA DAS QUARTAS DIVISÕES ROMANAS DA PALESTINA) -  E PODEROSO, EM MEIO A UMA GRANDE FESTA NA GALILÉIA, ENCONTROU MOTIVOS PARA MOSTRAR O SEU VALOR DIANTE AS LEIS SAGRADAS EM RELAÇÃO AS SUAS PRÓPRIAS LEIS, SUBMETIDAS A SEU PODER E VONTADE. A VIDA DE UM INOCENTE, UM HOMEM DE GRANDE PODER ESPIRITUAL E DETERMINADO NAS LEIS SAGRADAS CONHECIDAS POR TODOS. PODERIA DIZER QUE HERODES MOSTROU REALMENTE O QUE ELE É AO CONTINUAR NO CAMINHO DO ERRO. NÓS QUE SOMOS ESTUDIOSOS DA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS, SABEMOS QUE NAQUELES TEMPOS QUE FICARAM NA HISTÓRIA ESPIRITUAL DA TERRA, EXISTIA ELIAS, AQUELE MESMO QUE DETERMINOU A MORTE POR ENFORCAMENTO - VIDE ABAIXO NO TEXTO BÍBLICO :
Na vez de Elias, o profeta do Senhor, após fervorosa súplica feita ao seu Deus, de imediato o fogo vindo como um raio queimou a sua fogueira e o seu boi. Ao vencer a aposta, Elias, não usando de clemência, exigiu junto ao Rei Acabe que os profetas de Baal fossem mortos, decapitando-os na torrente de Cison, conforme consta no Livro III Reis, (18:19 a 40).
Agora, no tempo de Jesus, João também foi decapitado, pois sabemos o poder que existe na Lei da Espada dita por Jesus em Seus ensinamentos. PELA ESPADA QUE MATAR, SERÁ MORTO, ISTO É NA MESMA INTENSIDADE, PARA QUE SE CUMPRA A LEI DA JUSTIÇA DIVINA. Voltando ao texto do Evangelho de Marcos, queremos deixar bem claro que nada passa oculto diantye da lei de afinidade, e os valores não demosntrados por Herodes determinará momentos de uma nova programação, que dependento dos ajustes e compromissos assumidos no Mundo Espiritual, determina os valores a serem restabelecidos.
Hoje, em tempos definitivos assistimos tantos relacionamentos sem a benção de Deus, diante da Unidade, e que representa o casal num elo de um só corpo entre dois Espíritos que se encontram para os momentos compartilhados da vida na matéria.
Esses que juraram amor eterno, e até que Deus o separe sabe que os problemas vividos a dois  é para caminharem juntos, um ensinando o outro a caminhar ... será que o termo da Justiça e da lei da  Espada vai ser deixado de lado, em relacionamentos que deveriam unir e não separar. O que Vemos é filhos e filhas criados sem o PAI ou a MÃE ... é como faltasse uma peça para montar o quebra cabeça ... Quantos abandonam a parceira, pois os encantos permitem a dura prova da sedução, é aqui me cabe dizer que o maldito EGO, destrói tudo, pois querer nunca foi o poder estabelecido ... e o tempo marcará a sua passagem, como uma vida não vivida, pois faltou a ele como a Herodes o valor da Justiça ...
O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE FAZEMOS NO PRESENTE, - MAHATMA GANDHI

Nenhum comentário:

Postar um comentário