Evangelho do dia – Marcos 6,1-6
Publicado em 4 de fevereiro de 2014 \\ Evangelho do dia
DIA 5 DE FEVEREIRO – QUARTA-FEIRA
Minhas ovelhas escutam minha voz; eu as conheço e elas me seguem.
Evangelho (Marcos 6,1-6)
Naquele tempo, 6 1 depois, Jesus partiu dali e foi para a sua pátria, seguido de seus discípulos. 2 Quando chegou o dia de sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos o ouviam e, tomados de admiração, diziam: “Donde lhe vem isso? Que sabedoria é essa que lhe foi dada, e como se operam por suas mãos tão grandes milagres?
3 Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs?” E ficaram perplexos a seu respeito.
4 Mas Jesus disse-lhes: “Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa”.
5 Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenas alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
6 Admirava-se ele da desconfiança deles. E ensinando, percorria as aldeias circunvizinhas.
3 Não é ele o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? Não vivem aqui entre nós também suas irmãs?” E ficaram perplexos a seu respeito.
4 Mas Jesus disse-lhes: “Um profeta só é desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa”.
5 Não pôde fazer ali milagre algum. Curou apenas alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.
6 Admirava-se ele da desconfiança deles. E ensinando, percorria as aldeias circunvizinhas.
Palavra da Salvação.
Filho do carpinteiro? (Mc 6,1-6)
Alguns comentam: “Se eu tivesse vivido no tempo dos Apóstolos, se eu visse a Cristo como eles viram, eu seria santo como eles foram”… Pura ilusão! Continuaria bem grande o risco de recusar o Messias como tantos o recusaram, aprisionados à sua figura humana que ocultava sua divindade.
Simeão, o Novo Teólogo, comenta esta realidade:
“Eles ignoram que Cristo é o mesmo, ele que fala, agora como naquele tempo, em todo o universo. Pois se ele não fosse o mesmo, outrora como agora, idêntico a Deus sob todos os aspectos, por suas operações e seus ritos, como o Pai se mostraria sempre presente no Filho, e o Filho no Pai, pelo Espírito, já que o Cristo diz: ‘Meu Pai trabalha ainda hoje, e eu também trabalho’ (Jo 5,17) ?
Alguém, no entanto, talvez diga: ‘Não é a mesma coisa tê-lo visto corporalmente, naquele tempo, ou ouvir unicamente as suas palavras, agora, e receber um ensinamento sobre e ele e seu Reino’. E eu respondo: ‘Seguramente a situação atual não é a mesma de então, mas é a situação atual, a de hoje, que é a mais feliz. Ela nos conduz mais facilmente a uma fé e uma convicção mais profundas que o fato de o ter visto e ouvido corporalmente’.
Então, de fato, era um homem que aparecia aos judeus sem inteligência, um homem de humilde condição; mas agora é um verdadeiro Deus que nos é pregado. Naquele tempo, ele visitava corporalmente os publicanos e pecadores, comia com eles; mas agora, ele está sentado à direita de Deus Pai, nunca estando separado dele de maneira alguma. Cremos que ele alimenta o mundo inteiro, e nós dizemos – ao menos se somos crentes – que nada se fez sem ele.
Na época, até a gentinha o desprezava, dizendo: ‘Não é o filho de Maria (Mc 13,15) e de José (Lc 4,22), o carpinteiro (Mt 13,55) ? Mas agora os reis e os príncipes o adoram como o Filho do verdadeiro Deus, e verdadeiro Deus ele-mesmo, e ele glorificou e glorifica aqueles que o adoram em espírito e verdade, ainda que os corrija quando pecam. Aos que eram de argila, torna-os de ferro, colocando-os acima das nações que estão sob o céu. [...]
Assim, quem ouve atualmente, a cada dia, Jesus proclamar e anunciar pelos santos evangelhos a vontade de seu bendito Pai, sem lhe obedecer com temor e tremor, sem guardar seus mandamentos, também não teria aceitado absolutamente, na época, crer nele, ainda que estivesse presente, e pessoalmente o tivesse visto e ouvido pregar.”
Orai sem cessar: “Creio, Senhor, mas socorre minha falta de fé!” (Mc 9,24)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
OBSERVAÇÃO - COMENTÁRIO DO GNA - Aqui estamos nesta quarta oportunidade para comentar sobre a REALIDADE ESPIRITUAL segundo o texto do EVANGELHO DE LUCAS - 05 FEV 2014.
Falar sobre Jesus, é viver naqueles dias, em uma época diferente, para costumes e tradições religiosas diversas, pois a bem da verdade, os Doutores da Lei, os Senhores que dominavam a vida religiosa de comunidades inteiras, submetidos aos caprichos da Lei Mosaíca edas tradições dos Sacerdotes das Sinagogas. Havia os povos que seguiam suas tradições, e estes seguiam os costumes e viviam diante deles como subordinados as crenças dominantes e escravizantes. Fazendo uma abertura aos tempos atuais, ainda observamos que continua a mesma coisa, as pessoas ainda são escravas de seus dogmas, e da fé da própria ignorância milenar. Dando uma olhada neste texto, vemos que Jesus, simples e diferenciado seguia Sua trajetória diante dos ensinamentos do Reino, e a Sua condição pelos que o comhecia em Nazaré, cidade aonde sempre viveu, após o nascimento e juventude era comentado pelo belo discurso e pureza das palavras, más não passava disso, pois o seus por inveja e desmerecimento sempre lembravam a sua triste condição de ser um igual a eles, e diziam e lembravam que era Filho de José de Maria, e associava como diz o texto aos Seus Irmãos e Irmãs ...
Quando hoje nos lembramos em Nossa cultura que Somos todos Irmãos perante Deus, e que diziam Irmãos e Irmãs de Jesus, como um modelo de se tratar e dizer que eram da família ou parentes próximos. Aqui não entraremos nesta causa que para mim pouco representa na associação de Jesus e Seus familiares, pois para mim, nada muda em relação a Sua Sagrada presença e Missão entre Nós. Sabemos que José, o Pai que criou Jesus era viúvo e tinha filhos e filhas, e neste contexto poderia dizer que Jesus tinha sim Seus Irmãos.
Para resumir o que chamamos de Evangelho de Marcos, representando esta passagem fantástica de Jesus em Sua cidade - Nazaré, vemos o que se pode esperar de vizinhos, amigos e conhecidos naquela localidade que não deveria ter mais de 1200 habitantes. O Povo já era enganado tinha da Lei do templo em que dizia que o libertador do Povo Judeu ainda iria nascer ... e este, para eles era simplesmente Filho de um Carpinteiro. A Lição que este texto vai nos deixar, é o que acontece hoje em dia, pois muitos não acreditam na Sua existência, outros tantos afirmam que é apenas um grande homem e um grande Mestre, outros que é Divino e pela Cristandade que é o Filho de Deus e Deus ao mesmo tempo ... a verdade que o Mundo ainda não conhece Jesus. Nas minhas observações Jesus é dito que veio do Ceú, e realmente pertence ao Universo e também aos Universos e porque não dizer a Universalidade. Jesus, não é Terrestre, pois disse que era lá de cima, e sabemos que todos Nós Somos peregrinos nesta Terra, e também Somos lá de Cima. Disse Jesus que voltava ao Pai, e sabemos que o Pai é tudo, é a unidade e que Jesus é Uno com o Pai, e vive nesta unidade e nos convida a fazer o mesmo. Jesus disse que o Pai, esta Unidade é maior do que ele. Jesus disse que Somos DEUSES, e que podemos fazer mais e melhor do que ele fez, inclusive pela Fé temos o poder de expulsar serpentes, perdoar os pecados e pela fé mandar que uma montanha caia n o mar. Somos formas do existir, muito ainda atrasados no espaço tempo, e Jesus muito além deste espaço tempo ... seguir caminhando, é precisoi, é necessidade imperiosa de um dia Sermos mais do que o Cristo, pois ele assim disse que poderia acontecer. As jornadas dos filhos desta Unidade, que muitos chamam de Deus, permite que cada Um caminhe na velocidade de suas realizações, e Jesus nos convida a caminhar com Ele, sempre. Que não sejamos iguais aqueles que mesmo o conhecendo fisicamente o abandonaram, e ainda deixaram morrer, embora realizasse grandes feitos, verdadeiros milagres para a época, e nos dias de hoje, como naqueles dias ainda achamos que é Filho de um Carpinteiro e da humilde Maria. A GRANDE VERDADE, QUE UM VISITANTE DAS ESTRELAS CHEGOU AO NOSSO MUNDO, TRANSFORMOU A NOSSA REALIDADE, DESTRONOU OS PODEROSOS DE SEU TEMPO, DESTRUI O PODER DO FALSO DEUS JEOVÁ, QUANDO AFIRMOU QUE ESTE SEMPRE FOI UM HOMÍCIDA DESDE O PRINCIPIO, E QUE VEIO TRAZER O CAMINHO, A VERDADE E AVIDA DIANTE DE UM DEUS DE AMOR E DE PAZ, E NOS AAPRESENTOU ESTE DEUS,COMO O PAI, A UNIDADE, E APRENDI O QUE A MINHA DOUTRINA DOS ESPÍRITOS ME ENSINOU QUE DEUS, ESTA UNIDADE É A FONTE PRIMÁRIA. O QUE NÓS SOMOS, O QUE NÓS SEREMOS, SERÁ O RESULTADO DE SE ENTENDER SOBRE A REAL MENSAGEM DE JESUS.
ESTA HUMANIDADE CAIRÁ, ISTO PODEMOS TER CERTEZA, E O IMPORTANTE É TER O CUIDADO DE NÃO CAIRMOS COM ELA ... GILSON - GNA
Nenhum comentário:
Postar um comentário