sábado, 29 de outubro de 2016

PORTAL - GNA - 8009 - EVANGELHO DO DIA 29 OUTUBRO DE 2016 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA

 
EVANGELHO 
(LC 14,1.7-11)


Resultado de imagem para sentar-se nos primeiros lugares segundo jesus

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor. 


1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

ANÁLISE DO GNA DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO PELO EVANGELISTA LUCAS -  29 10 16

Jesus era, sempre foi e sempre será o ponto de destaque ou de equilíbrio para todos, e por esta razão, consta no texto do Evangelista Lucas, que eles o observava. Jesus, também observava o que ali passava, e seus olhos buscava oportunidades para que no dia a dia, houvesse razão de ensinar ... e quando lemos o texto que hoje nos é apresentado, vemos que em todas as cerimônias ou cerimoniais, pessoas em destaque são convidadas. As pessoas, diante do seu pensar, acredita que o ser é ela, e assim se determina como destaques que muitas vezes não condizem com suas personalidades. Sentar-se em plano especial, é o relato de querer se mostrar superior ou em plano maior do que os presentes. Sentar-se, diante de todos no ponto de destaque e quando se descobre que ali não poderia ter ficado, pois pode existir alguém que ao chegar, seja maior, seja o destaque maior.
Ser simples, educado, ponderado e ao mesmo tempo vigilante no ser e no saber ... aquele que não é o ponto principal, teria  que sair de sua posição que ele mesmo criou, para dar lugar a quem de direito venha ter este destaque. Assim, como forma simples, jamais deveremos querer ser o que sabemos que existe um poder maior que é o destaque. Jesus, diante dos fatos, colocou-se como um Mestre a ensinar, e agora sabemos, que jamais devemos pensar que somos mais, quando o mais poderia ser determinado e mostrado em nossas vidas. Quando rezamos, quem é o destaque ... somos nós ou a entidade em que elevamos nossas orações de pedidos e ajudas. Devemos aprender, fazer de nossas vidas, um momento de reflexões que nos coloque em segundo plano, pois sempre existirá o destaque ou aquele que seria o ponto maior em nossas vidas ... que tal, colocarmos Jesus, neste ponto maior e que ele esteja de hoje em diante na frente, e que todos possam vê-lo, e dizer, este sim é o principal convidado e merece todo o destaque.
Pessoalmente, muitas vezes a humildade nos colocará em ponto elevado diante de todos ... quem se humilha na simplicidade dos valores, será exaltado quando alguém dizer de nossas virtudes, valores e importâncias nas relações com nossos irmãos de caminhada.

Os que se elevam, serão humilhados, pois somos parte de um mesmo processo de evolução espiritual, e aos olhos de Deus, somos todos iguais. Lembrem-se, que num certo momento, o responsável, o Senhor nos convidará diante de todos e pedirá que venha sentar-se na posição de honra que cabe aquele que merece ser o destaque em potencial ... querer ficar ou sentar-se na frente, é imperativo de desejos próprios e individualizados, e no reino de Deus ninguém sentará ou estará em destaque se não for convidado a vir ficar no lugar de destaque ... neste momento, será um momento único, de vitória completa.

“[Num banquete] não tomes o primeiro lugar": sentar-se como Jesus ...

www.cnal.pt/.../num-banquete-nao-tomes-o-primeiro-lugarq-sentar-se-co...
Ao notar como os convidados escolhiam os primeiros lugaresJesus disse-lhes ... SENTAR-SE nos primeiros lugares: Descarada ou subtilmente – segundo os ...

Lucas 14 - Bíblia Online - vc

https://www.bibliaonline.com.br/vc/lc/14
7 Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, ... disse a Jesus um dos convidados: Feliz daquele que se sentar à mesa no Reino de ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário