EVANGELHO DO DIA - LUCAS -24, 1-12
¹ E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. (AS MULHERES, COMO DEFINE NAS ESCRITURAS FORAM BEM CEDO AO SEPULCRO ONDE JESUS FOI SEPULTADO)
² E acharam a pedra revolvida do sepulcro.(PEDRA REMOVIDA, SIGNIFICANDO QUE ALGUÉM ROLOU A PEDRA DA ENTRADA)
³ E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus.(JESUS NÃO ESTAVA NAQUELE LOCAL ONDE FOI SEPULTADO)
⁴ E aconteceu que, estando elas muito perplexas a esse respeito, eis que pararam junto delas dois homens, com vestes resplandecentes.(SERIAM ANJOS, SERES CÓSMICOS ?) ONS: 40 DIAS APÓS, JESUS SE ELEVOU AOS CÉUS, E NOVAMENTE DOIS SERES COM VESTES RESPLANDECENTES ALI ESTAVAM)
⁵ E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos? (DISSE ELES - A QUEM BUSCAI NÃO ESTÁ MORTO)
⁶ Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galileia,(FOI DITO A ELAS O QUE AS PROFÉTICAS PALVRAS DE JESUS HAVIA REVELADOS AOS SEUS)
⁷ Dizendo: Convém que o Filho do homem seja entregue nas mãos de homens pecadores, e seja crucificado, e ao terceiro dia ressuscite.(AQUI FOI LEMBTADO O QUE JESUS PROFETIZOU)
⁸ E lembraram-se das suas palavras.(NESTE INSTANTE, LEMBRARAM DO QUE JESUS HAVIA REVELADO)
⁹ E, voltando do sepulcro, anunciaram todas estas coisas aos onze e a todos os demais.(DALI SAÍRAM E FORAM AVISAR AOS DEMAIS E AOS ONE APÓSTOLOS O ACONTECIDO).
¹⁰ E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.(AS MULHERES REVELARAM O QUE ACONTECEU)
¹¹ E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram.(ELES NÃO ACREDITARAM NELAS)
¹² Porém, levantando-se Pedro, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu os lençóis postos sós; e retirou-se, maravilhado consigo mesmo do ocorrido. (PEDRO FOI CONFERIR, E VIU AS PROVAS VERDADEIRAS QUE AS MULHERES HAVIAM RELATADO).
Lucas 24:1-12
Evangelho do Dia
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Mt 27, 62-66
No dia seguinte, terminado já o dia de preparação do sábado, os sumos sacerdotes e os fariseus foram ter com Pilatos e disseram: “Senhor, lembramo-nos de que este impostor, quando ainda estava vivo, disse: ‘Depois de três dias vou ressuscitar!’ Manda, portanto, assegurar o sepulcro até ao terceiro dia, para não acontecer que os discípulos venham roubar o corpo e digam ao povo: ‘Ele ressuscitou dos mortos!’, pois essa última impostura seria pior do que a primeira”. (ELES SABIAM DAS PROFECIAS E DOS AVISOS DOS QUE ESCUTARAM AS PREGAÇÕES DE JESUS)
Pilatos respondeu: “Aí tendes uma guarda. Ide assegurar o sepulcro como melhor vos parecer”. Então eles foram assegurar o sepulcro: lacraram a pedra e deixaram ali a guarda.(PILATOS FEZ O QUE ACHOU CERTO, POIS NÃO CUSTAVA NADA ATENDER ESTE PEDIDO).
Palavras do Santo Padre
O Sábado santo é o dia do silêncio de Deus. Deve ser um dia de silêncio, e devemos fazer tudo a fim de que para nós seja deveras um dia de silêncio, como foi naquele tempo: o dia do silêncio de Deus. Jesus deposto no sepulcro partilha com toda a humanidade o drama da morte. É um silêncio que fala e exprime o amor como solidariedade com os abandonados desde sempre, que o Filho de Deus alcança preenchendo o vazio que só a misericórdia infinita de Deus Pai pode colmar. Deus cala-se, mas por amor. Neste dia o amor — aquele amor silencioso — torna-se expectativa da vida na ressurreição. Pensemos no Sábado santo: far-nos-á bem pensar no silêncio de Nossa Senhora, «a Crente», que permanecera em silêncio na expectativa da Ressurreição. Nossa Senhora deve ser o ícone, para nós, daquele Sábado santo. Pensemos no modo como Nossa Senhora viveu aquele Sábado santo; na expectativa. É o amor que não duvida, mas espera na palavra do Senhor, para que se manifeste e resplandeça o dia de Páscoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário