quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

PORTAL - GNA - 8492 - LUCAS - 2, 22 - 32 - EVANGELHO DO DIA 02 DE FEVEREIRO DE 2017 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - 02 FEVEREIRO 2017 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA 

EVANGELHO
(LC 2,22-32)
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.


22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23 Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

24 Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25 Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26 e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27 Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30 porque meus olhos viram a tua salvação, 3 1que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

— Palavra da Salvação.


EVANGELHO DO DIA - ANÁLISE DO GNA - COR BRANCA

LUCAS, NESTE TEXTO INSPIRADO E REVELADO PELOS QUE JÁ O CONHECIA, DETERMINOU A POSTERIDADE ESTE ANÚNCIO DA PRESENÇA SAGRADA ENTRE OS POVOS DA TERRA ... UM REI NASCEU, UMA HERANÇA ETERNA NOS FOI ENTREGUE SEGUNDO AS PROFECIAS ... E EIS QUE ALI ESTAVAM O VELHO SIMEÃO E A PROFETISA ANA, ANUNCIANDO VERDADES, QUE A MAIORIA DAS PESSOAS AINDA NÃO CONHECEM ...

VAMOS FALAR DESTE QUE SERIA CAUSA DE QUEDA,  PARA MUITOS. ESTE MENINO, É PARA ILUMINAR AS NAÇÕES E GLÓRIA DO TEU POVO ISRAEL. ESTE NOME ISRAEL, SIGNIFICA POVO DE DEUS.

EXISTE O RITUAL DESTE MOMENTO NAS TRADIÇÕES, APRESENTAR O MENINO NO TEMPO CERTO PARA PURIFICAÇÃO DELE E SUA MÃE. TODO NASCIDO, O PRIMOGÊNITO DO SEXO MASCULINO, DEVE SER CONSAGRADO AO SENHOR ...

HAVIA DE OFERECER POR ESTE RITUAL, DUAS ROLAS OU DOIS POMBINHOS, PRESENTINHOS A DEUS OU AOS SACERDOTES ...

ESTE MENINO SERÁ QUEDA OU REERGUIMENTO  PARA MUITOS EM ISRAEL.ELE SERÁ UM SINAL DE CONTRADIÇÃO PARA MUITOS, E HOJE SERÁ QUE PENSAMOS QUE FAZEMOS PARTE DESTA CONTRADIÇÃO ... E MARIA, QUANDO RECEBEU A NOTÍCIA, QUE UMA ESPADA TRASPASSARÁ A TUA ALMA. PODEMOS VER QUE EM NOSSO DIA, AINDA SENTIREMOS O REMORSO DE NEGAR A VIVER NA LIBERDADE DE SEU POVO E NAS LEIS QUE VEIO TRAZER PARA TODOS, E NESTE ASPECTO, A ESPADA AINDA FERE O CORAÇÃO DE MARIA ... A MAIORIA NÃO ACREDITA E NEGA A ESTE PRESENTE QUE NOS FOI ENVIADO. O VELHO SIMEÃO, AGRADECEU E RECONHECEU O SEU VALOR E A PROFETISA  ANA, DA TRIBO DE ASER FALOU DA GRANDEZA DESTE MENINO ...

DA MESMA FORMA QUE JESUS CRESCIA FORTE, CHEIO DE SABEDORIA E A GRAÇA DE DEUS ESTAVA COM ELE, E ASSIM TAMBÉM ESTARIA CONOSCO, NA UNIDADE EM QUE TODOS DEVERÍAMOS VIVER ...

ESTE TEXTO, DEIXA PARA NÓS UM SIGNIFICADO OCULTO E AO MESMO TEMPO REVELADOR, POIS UM VELHO É MOSTRAR QUE UMA NOVA ERA NASCERIA NA VIDA DAQUELE MENINO, E ANA SIMBOLIZAVA A ESPERANÇA E A VERDADE DO QUE AS PROFECIAS REVELAVAM SOBRE ESTE MENINO - JESUS. ANA, SIMPLESMEMTE FALOU A TODOS, QUE ALI ESTAVA AQUELE QUE TRARIA A BOA NOVA, A RESTAURAÇÃO DA VERDADE QUE ERA VIVIDA E QUE DEVERIA SER MODIFICADA NAS LEIS DO DEUS VERDADEIRO ... ALI TERMINAVA AS MATANÇAS, OS SACRIFICIOS E NASCERIA A LEI DO AMOR AO DEUS VERDADEIRO E O AMOR AO PRÓXIMO ...



SIMEÃO E ANA

Simeão e Ana foram dois fiéis que adoravam no Templo de Jerusalém. Ambos esperavam o Messias que haveria de vir segundo o seu Antigo Testamento tinha predito.

Um dia, um casal pobre e o seu bebé chegam com a oferta prescrita pela Lei, para apresentar o seu filho recém-nascido ao Senhor, a mãe da criança também necessitava de purificação de acordo com a Lei Mosaica. Simeão viu algo extraordinário nesta pequena família. Por fim, a esperança da vida de Simeão tinha aparecido e, através do Espírito Santo, que reconheceu no pequeno bebé o cumprimento da promessa de Deus de salvação para todos.

Lucas não diz se Simeão era um sacerdote do templo ou não, mas já que profetizou e foi possivelmente abordado por Maria e José, quando eles levaram Jesus para a apresentação, torna possível que ele fosse um dos os sacerdotes.

Ana, também, apesar dos seus 84 anos, alegrou-se com a salvação que havia chegado a Jerusalém na forma desta criança. Ela começou a dizer a todos que, como ela, esperavam a redenção da nação que o Redentor havia finalmente chegado.

Quando foi isso?

Isto aconteceu quando Jesus tinha apenas alguns dias de idade, então você poderia pensar que isto pode ser datado com precisão (em 1 d.C.). Mas o compilador do calendário cristão tem algumas coisas erradas. Herodes, que estava vivo quando os sábios veiram à procura de Jesus, morreu em 4 a.C., de modo que seria mais ou menos no tempo que Jesus foi trazido ao Templo por Maria e José.

Você pode ler sobre este encontro entre uma família jovem e estas duas pessoas idosas em Lucas capítulo 2, versículos 21 - 40. É um relato que vem logo após o glorioso registo do nascimento de Jesus e da aparição dos anjos aos pastores nos campos (Lucas 2:1-20).

Porque essa Visita?

Maria e José eram um casal judeu devoto, ansiosos por guardar a Lei e somos informados de que Jesus nasceu sob a Lei de Moisés, que era a lei de Deus para a nação nesse tempo:

“Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” (Gálatas 4:4,5)

Eles já haviam circuncidado e dado o nome a Jesus no oitavo dia (Lucas 2:21). Agora ele tinha que ser apresentado ao Senhor, como a lei exige (Êxodo 13:2,11,12; e Números 3:11-13). E a própria Maria teve que ser purificada de acordo com a Lei (Levítico 12:2 – 6, 8).

O que Aconteceu?

No templo, o justo e devoto Simeão, levou o menino Jesus em seus braços e pediu a Deus para permitir que agora pudesse morrer (Lucas 2:29). A vida de serviço de Simeão estava terminada.

Foi uma ocasião repleta de simbolismo, pois em Simeão, temos um retrato da velha, e moribunda Lei Mosaica, tendo a promessa da salvação em seus braços. Olhando nos olhos da Nova Aliança (Jesus), ele sabia que tinha chegado o tempo para o fim da Antiga Aliança. Algo melhor havia chegado.

Simeão em hebraico significa "ouvir". Lucas diz que ele estava esperando a “consolação de Israel” (Lucas 2:25). Isso significa que ele estava esperando o tempo quando a nação de Israel, então sujeita à ocupação romana, seria finalmente livre. Na realidade, Jesus havia chegado em primeiro lugar para libertá-los da escravidão do pecado.

Anna, também, esperava "a redenção de Jerusalém". Ela queria mais do que a liberdade da ocupação estrangeira, mas a liberdade do pecado que tem um poder sobre todas as pessoas. Uma viúva por muitos anos e, possivelmente, sem filhos, como Simeão, Ana tipifica a idosa, e natureza estéril da Aliança Mosaica e regozijava-se de contar sobre o cumprimento da promessa de Deus de um Messias, para qualquer um que estivesse no templo que quisesse escutá-la (Lucas 2:38).

Simeão olhou para o menino Jesus, cujo nome hebraico, Josué, significa “Deus salva” e orou: "meus olhos já viram a tua salvação"(v 30).

Ele continuou a dizer que esta salvação era uma luz de revelação para os gentios (não judeus) e para a glória do povo de Israel. Por outras palavras, a salvação de Jesus era para todas as pessoas, um eco do que os anjos tinham dito anteriormente aos pastores. Confirmou, também, o que Isaías profetizou; que o Messias seria "uma luz para o gentios" (Isaías 9:1-2; 42:6, 49:6; 60:1-3).

Simeão abençoou a pequena família, e fez três profecias surpreendentes, que:

  • Jesus causaria a ascensão e queda de muitos (Lucas 2:34);
  • Jesus seria falado contra (v 34);
  • Maria iria sofrer muito com o que se passaria com Jesus (v 35).
Todas estas profecias foram cumpridas exatamente como predito.

O Que Aprendemos?

1 - O próximo capítulo de Lucas dá uma lista de algumas pessoas importantes no mundo dessa época, começando com o imperador romano, Tibério César. No entanto, a Palavra de Deus não veio para qualquer um deles, mas para um homem humilde no deserto (Lucas 3:2). Desde pastores nos campos até Simeão e Ana de corações abertos, estes versículos mostram que Deus escolhe os humildes, e não os poderosos (Isaías 57:15), a quem Ele se revela e o Seu propósito.

2 - Das previsões de Simeão aprendemos que a salvação de Deus é para todas as pessoas: judeus e não-judeus, pois todos nós precisamos ser salvos do pecado.

3 - Eu, Jesus nasceu num lar e amoroso onde Deus era o centro, um padrão para seguirmos.

4 - Havia alguns no antigo Israel que esperaram pacientemente para o aparecimento do Messias, com esperança, como Simeão, que viveriam para ver a Sua vinda. Jesus voltará, uma segunda vez (Atos 1:11). Somos conhecidos de Deus? E estamos com paciência esperando o retorno do Seu Filho? Nós devemos estar!

Joan Lewis

Nenhum comentário:

Postar um comentário