EVANGELHO
(MT 11,16-19)
(MT 11,16-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16 “Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17 ‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’
18 Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
ANÁLISE DO GNA DO EVANGELHO DE JESUS ESCRITO PELO EVANGELISTA MATEUS - 09 12 16
Jesus, naquele tempo em que vivia entre eles fisicamente, ensinava e mostrava valores que com certeza não era compreendido pela maioria, pois Seus ensinamentos são como se fosse os pensamentos emanados de um amor imenso e profundo. Aquela geração, como a nossa, é a mesma que comparamos com a geração do Cristo, pois muitos que hoje vive, viveram naqueles dias ...
Com quem irei comparar esta geração, perguntou Jesus ... disse que eles e hoje nós, somos como crianças sentadas na praça, se divertindo, sem ocupação e sem preocupação com as verdades, os ensinamentos, as Leis Sagradas e a busca por Deus. ESSES QUE NAS PRAÇAS DO MUNDO SE ENCONTRAM É O MESMO QUE DIZER LOCAIS DE AFINIDADES, APENAS UMA REPRESENTAÇÃO DE NOSSOS DIAS, COMO BARES, ESTÁDIOS DE FUTEBOL, ACADEMIAS E ETC ... LOCAL QUE PESSOAS FICAM OCIOSAS, CANTAM, TOCAM INSTRUMENTOS, E VÓS NÃO DANÇASTES, QUE REPRESENTA, NÃO PARTICIPAM DAS ALEGRIAS EM CONHECER JESUS E SEUS ENSINAMENTOS ... E QUANDO SE LAMENTAM PELOS PROBLEMAS PESSOAIS E DO MUNDO, NÃO BATEM NO PEITO, NÃO SE DETERMINAM EM MUDAR SITUAÇÕES, POIS APENAS CUIDAM DE SI E ESQUECEM DE REALIZAR AS OBRAS DE MUITOS QUE PRECISAM DE SEREM AJUDADAS.
Jesus, disse a eles que João nem comia seus alimentos e nem bebia suas bebidas e diziam que ele estava com um demônio, e a Mim, bebia e comia, e diziam que Eu sou um comilão e um beberão, sendo amigos de pecadores, cobradores de impostos ... as Minhas obras falaram a verdade sobre Mim.
GNA : JESUS NÃO LEVAVA A VIDA QUE LEVAMOS, E NÃO VIVIA NOS VALORES DE SER IGUAIS AOS QUE VIVEM EM PRAÇAS, CANTANDO, TOCANDO INSTRUMENTOS E NINGUÉM DANÇANDO, QUE SIGNIFICA, NÃO ESTÃO NEM AI PARA O QUE FAZEM ... SEI, ENTENDO QUE PODEMOS FAZER MAIS DO QUE FAZEMOS, E NÃO É PARA DEIXAR DE IR NAS PRAÇAS, E SIM FAZER AS PRAÇAS ALEGRES COM NOSSAS PRESENÇAS, NOSSOS ENSINAMENTOS E MOSTRAR QUE ELES PODERÃO SEREM TOCADOS POR VALORES MAIORES E MELHORES, POIS AONDE NOS ENCONTRAMOS, DEVE SER SEMPRE UM ÓTIMO LOCAL DE VIVER VERDADES PARA DEUS E O SEU REINO. MUITOS ESTÃO INDO INDO PARA AS PRAÇAS DO MUNDO, QUE REPRESENTAM MUITOS OUTROS LUGARES E ESQUECEM SUAS FAMÍLIAS E A RELAÇÃO DE UNIÃO, DE UNIDADE NÃO EXISTE.
Jesus — o Caminho, a Verdade e a Vida
CAPÍTULO 39
Jesus condena uma geração indiferente
- JESUS CENSURA ALGUMAS CIDADES
- ELE DÁ ALÍVIO E REVIGORAMENTO
Jesus respeita muito João Batista, mas qual é o conceito das pessoas sobre João? “Esta geração”, diz Jesus, “é semelhante a crianças sentadas nas praças, que gritam para seus colegas: ‘Nós tocamos flauta para vocês, mas vocês não dançaram; nós lamentamos, mas vocês não bateram no peito de pesar.’” — Mateus 11:16, 17.
O que Jesus quer dizer com isso? Ele explica: “João veio sem comer e sem beber, mas as pessoas dizem: ‘Ele tem demônio.’ O Filho do Homem veio comendo e bebendo, mas elas dizem: ‘Vejam! Um homem glutão e dado a beber vinho, amigo de cobradores de impostos e de pecadores.’” (Mateus 11:18, 19) João leva uma vida simples como nazireu e não bebe vinho. Mas essa geração diz que ele é endemoninhado. (Números 6:2, 3; Lucas 1:15) Por outro lado, Jesus vive como uma pessoa comum. Tem equilíbrio ao comer e beber, mas é acusado de excessos. Parece que é impossível agradar as pessoas.
Jesus compara essa geração a crianças sentadas nas praças, que se recusam a dançar quando outras crianças tocam flauta ou a ficar tristes quando outras choram. Ele diz: “No entanto, a sabedoria se prova justa pelas suas obras.” (Mateus 11:16, 19) Portanto, essas “obras”, isto é, as ações de João e de Jesus, provam que as acusações contra eles são falsas.
Depois de dizer que essa geração é indiferente, Jesus censura as cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum, onde realizou obras poderosas. Ele diz que, se realizasse essas obras nas cidades fenícias de Tiro e Sídon, elas se arrependeriam. Mas em Cafarnaum, que tem sido a base das suas atividades já por algum tempo, a maioria das pessoas é indiferente. Jesus diz o seguinte sobre essa cidade: “No Dia do Julgamento será mais suportável para a terra de Sodoma do que para você.” — Mateus 11:24.
Então Jesus louva seu Pai, que oculta preciosas verdades espirituais “dos sábios e dos intelectuais”, mas as revela aos humildes, que são como pequeninos. (Mateus 11:25) Ele lhes faz um caloroso convite: “Venham a mim, todos vocês que estão trabalhando duro e estão sobrecarregados, e eu os reanimarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou de temperamento brando e humilde de coração, e acharão revigoramento para si mesmos. Pois o meu jugo é suave e a minha carga é leve.” — Mateus 11:28-30.
Como Jesus dá revigoramento? Os líderes religiosos sobrecarregam as pessoas com tradições opressivas como, por exemplo, regulamentos sabáticos muito rígidos. Mas Jesus as revigora por ensinar a verdade de Deus, que está livre dessas tradições corrompidas. Ele também mostra como os que se sentem esmagados pelas autoridades políticas e sobrecarregados por causa do pecado podem obter alívio. Jesus lhes ensina como seus pecados podem ser perdoados e como eles podem estar em paz com Deus.
Todos os que aceitam o jugo suave de Jesus podem se dedicar a Deus e servir nosso compassivo e misericordioso Pai celestial. Fazer isso não envolve levar um fardo pesado, pois os requisitos de Deus de modo algum são pesados. — 1 João 5:3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário