Encontro de Preparação
O diálogo, na praça ensolarada, no qual a mulher adúltera foi compreendida por Jesus, tornou-se um esperado escândalo.
Surpreendentemente, o Mestre não censurou o delito, recomendando a lapidação da equivocada, nem a liberou de responsabilidade, considerando-a inocente.
Reportou-se, isto sim, à leviandade dos acusadores que se encontravam incursos no mesmo crime.
Tal atitude havia desconcertado os intrigantes e vingadores gratuitos, que se rebelavam contra a terrível chaga do organismo social, que é o adultério, esquecidos de que, ao lado da caída encontrava-se o comparsa que tombara no mesmo erro.
Passada a surpresa e debandada a multidão sedenta de sangue, e porque a sós, com a infortunada, o Senhor recomendou-lhe que não voltasse a pecar a fim de que não lhe acontecesse mal pior, conforme era habitual.
Naquela noite, no entanto, quando o episódio já esmaecia, inclusive, entre os discípulos, a mulher, decidida a imprimir novo rumo à existência, procurou o Amigo Divino, na residência que O acolhia...
Demonstrando, no constrangimento que exteriorizava, todo o drama, e sofrimento maceradores, solicitou e conseguiu uma entrevista com Aquele graças a cuja interferência tivera a vida poupada.
Compreendendo a angústia que a apunhalava, o Senhor ensejou-lhe o início da conversa de edificação, saudando-a com carinho e sem afetação.
- ROGO PERDÃO – DISSE ELA RETICENTE – POR VIR PERTURBAR-VOS A PAZ.
- A VERDADEIRA PAZ – RETRUCOU-LHE, CALMO – É A QUE FLUI DO CORAÇÃO ACLIMATADO AO CULTO DO DEVER, QUE NADA PERTURBA.
“FALA, TRANQÜILA E TE OUVIREI...”
- SINTO-ME ATURDIDA – RIPOSTOU-LHE EM PRANTO – SEM SABER QUE RUMO DAR À EXISTÊNCIA. LUTEI MUITO ANTES DE TOMBAR... O SEDUTOR RONDOU-ME OS PASSOS COMO LOBO VORAZ, ANTE A PRESA INVIGILANTE...
“MEU ESPOSO, PASSADOS OS PRIMEIROS DIAS DA NOVIDADE CONJUGAL, RETORNOU ÀS NOITADAS ALEGRES, DEIXANDO-ME EM SOLIDÃO... ENFERMA DA ALMA E CARENTE DE BONDADE, PERMITI-ME ENVENENAR POR TORMENTOS QUE NÃO MERECEM COMPAIXÃO.
“COM SEDE DE TERNURA, EMBRIAGUEI-ME DE CONCUPISCÊNCIA E ANSIOSA PELA ÁGUA PURO DO AMOR, CHAFURDEI NO LODAÇAL DOS DESEJOS DOENTIOS. O RESULTADO FOI A TRAGÉDIA...
“ABANDONADA E SEM LAR, AGORA PADEÇO O DESPREZO E A ZOMBARIA GERAL, NÃO SABENDO QUE RUMO SEGUIR, NEM COMO AGIR.
“PEÇO-VOS UM ROTEIRO E UMA LÂMPADA ACESA DE ESPERANÇA, A FIM DE PROSSEGUIR...”
JESUS PENETROU NAQUELA ALMA, ANSIOSA E SOFRIDA, NELA ENCONTRANDO AS DORES DA HUMANIDADE ATRAVÉS DOS TEMPOS E CONSIDEROU, BONDOSO:
- A PACIÊNCIA E A CONFIANÇA EM DEUS SERÃO AS DUAS PROVIDÊNCIAS INICIAIS QUE TE FACULTARÃO A CURA E A RENOVAÇÃO DA SAÚDE. COMETIDO O ERRO, ELE PASSA A PESAR NA ECONOMIA SOCIAL E A SOBRECARREGAR A CONSCIÊNCIA CULPADA.
“NÃO SÃO DE IMPORTÂNCIA O QUE OS OUTROS PENSAM DE NÓS E A COBRANÇA, PELA IMPIEDADE, COM QUE DESEJAM FAZER JUSTIÇA. O PROBLEMA ÍNTIMO É VITAL, E SOMENTE QUANDO O HOMEM SE REINTEGRA NO CONCERTO DA ORDEM, DO BEM, É QUE PODE FRUIR DE TRANQÜILIDADE.
“ARMA-TE DE HUMILDADE E CONFIA NO AMANHÃ.
“A MEMÓRIA DO POVO É FRACA E PASSA RÁPIDA EM RELAÇÃO ÀS VIRTUDES DO PRÓXIMO. TODAVIA, É FIRME, CLARA E DURADOURA DE REFERÊNCIA ÀS FALTAS ALHEIAS, SEMPRE RECORDADAS COM O ÁCIDO DA ACUSAÇÃO E OS ACEPIPES DA MALÍCIA.
“O EXEMPLO DECORRENTE DO ARREPENDIMENTO SE TRANSFORMA NA DEFESA DO EQUIVOCADO, QUE ASSIM REPARA PERANTE O PAI, ANTE A SI MESMO E A SOCIEDADE, O ENGANO PERPETRADO.”
- PARA ONDE IREI, AGORA? – INQUIRIU VENCIDA...
- AS AVES DOS CÉUS TÊM NINHO, AS SERPENTES E FERAS OS SEUS COVIS, MAS O FILHO DO HOMEM NÃO TEM ONDE SE AGASALHAR, VIVENDO SOB A ABÓBADA ESTRELADA E AVANÇANDO NA DIREÇÃO DO INFINITO...
“ASSIM, BUSCA A OPORTUNIDADE DE REPARAÇÃO E ADAPTA-TE À SITUAÇÃO ATUAL, AGUARDANDO O AMANHÃ COM A DISPOSIÇÃO DE QUEM COMPREENDE O PREJUÍZO A SI MESMO CAUSADO, AO ARROJAR FORA O HOJE...
“A NEGLIGÊNCIA DO ESPOSO INGRATO E LEVIANO NÃO CONSTITUI RESPALDO PARA QUE ASSUMISSES COMPROMISSO INFELIZ SEMELHANTE. E PORQUE ELE É DOENTE TAMBÉM, VIVENDO NUM ORGANISMO COMUNITÁRIO ALIENADO DO AMOR, NÃO TEM CONDIÇÕES DE DISTENDER-TE A MÃO AMIGA, QUANDO DELE NECESSITAS E CONFORME DE TI NO FUTURO IGUALMENTE DEPENDERÁ.
“A VIDA É FEITA DE PERMUTAS, QUE FACILITAM A FELICIDADE PARA TODOS, SEM SUJO CONCURSO FAZ-SE MAIS DIFÍCIL.
“SEGUE, PORÉM, RENOVADA PELA CERTEZA DO TRIUNFO, PORQUANTO TODO AQUELE QUE SE LEVANTA DA QUEDA, ENCONTRA APOIO NA FÉ E NA LUTA PARA FIRMAR-SE.
“O PAI CRIADOR NÃO DESAMPARA FILHO ALGUM E VELA, DEVOTADO, POR TODOS.”
Fazendo-se um silêncio natural, profundo e tocante, foi a mulher quem o arrebentou, rogando:
- PERMITI-ME, SEGUIR-VOS, NA MINHA PEQUENEZ, E DAI-ME A VOSSA BÊNÇÃO.
JESUS ENVOLVEU A SOFREDORA EM UMA ONDE DE TERNURA ÍMPAR, E, ERGUENDO-A, POIS QUE, COMOVIDA, SE LHE PROSTERNARA AOS PÉS, CONCLUIU:
- VAI, FILHA, E NÃO SOFRAS MAIS. AQUELES QUE SE ARREPENDEM E BUSCAM ENSEJO DE REDENÇÃO, ENCONTRAM-NO. HÁ SEMPRE UM LUGAR NO REBANHO DO AMOR PARA AS OVELHAS QUE RETORNAM E DESEJAM AVANÇAR.
“ONDE QUER QUE VÁS, EU ESTAREI CONTIGO E A LUZ DA VERDADE, NO ARCHOTE DO BEM BRILHARÁ À FRENTE, CLAREANDO O TEU CAMINHO.”
No céu silencioso, a sinfonia dos astros espalhava luz cintilante, apontando o futuro.
DEZ ANOS DEPOIS, NA CIDADE DE TIRO, UMA CASA HUMILDE DE ASPECTO E RICA DE AMOR, RECOLHIA PEREGRINOS CANSADOS E ENFERMOS SEM NINGUÉM.
UMA MULHER, QUE TRAÍA NA FACE DESGASTADA VESTÍGIOS DE GRANDE BELEZA EM DECADÊNCIA, REUNIA ALI OS INFELIZES, LIMPAVA-LHES AS CHAGAS E FALAVA-LHES DE JESUS.
TORNARA-SE, POR ISSO, QUERIDA E RESPEITADA POR TODOS.
NUM CAIR DE TARDE AMENA, CHEGOU, TRAZIDO POR MÃOS PIEDOSAS, UM HOMEM CHAGADO, EM EXTREMA PENÚRIA, QUASE MORTO SOB O FARDO DE MIL VICISSITUDES.
RECOLHIDO COM CARINHO, TEVE AS ÚLCERAS LAVADAS E ALIVIADAS COM UNGUENTOS MEDICAMENTOSOS, RECEBENDO CALDO RECONFORTANTE DAS MÃOS DA CARIDADE.
QUANDO SE RECOBROU UM POUCO DO DESALENTO QUE O VITIMAVA, OUVIU A MENSAGEM DE ENCORAJAMENTO, EM NOME DE JESUS, ENUNCIADA COM UNÇÃO E CARINHO PELA DESCONHECIDA BENFEITORA.
EMOCIONADO, E QUASE SEM VITALIDADE, INDAGOU INTERESSADO:
- ESSE JESUS A QUEM VOS REFERIS É O GALILEU QUE FOI CRUCIFICADO EM JERUSALÉM?
- SIM, É ELE MESMO. MORREU POR NÓS, MAS VOLVEU AO NOSSO CONVÍVIO PARA NUNCA MAIS DEIXAR-NOS.
- E VÓS O CONHECESTES PARA TERDES A CERTEZA DE QUE OS SEUS ENSINOS SÃO VERDADEIROS?
- SIM, EU O CONHECI OPORTUNAMENTE, QUANDO A MIM ELE SALVOU...
- TAMBÉM EU TIVE A HONRA DE O CONHECER – RESPONDEU O MORIBUNDO, QUASE SEM FORÇAS – MAS NÃO SOUBE BENEFICIAR-ME. A VÓS ELE SALVOU, MAS, EU, EGOÍSTA E MAU, O DETESTEI, AFASTANDO-ME DA SUA PRESENÇA, CONFUSO E AMARGURADO.
- QUE VOS FEZ ELE PARA QUE FUGÍSSEIS, MAGOADO?
- SALVOU A MINHA MULHER QUE ADULTERARA CONTRA MIM E NÃO ME CONCEDEU UMA PALAVRA, SEQUER, DE CONSOLAÇÃO. NÃO PUDE COMPREENDÊ-LO, ENTÃO.
“ABANDONEI A COMPANHEIRA A QUEM EU INFELICITARA COM OS MEUS VÍCIOS E ENVENENEI-ME DE DOR.
“ABANDONEI A COMPANHEIRA A QUEM EU INFELICITARA COM OS MEUS VÍCIOS E ENVENENEI-ME DE DOR.
“PASSADOS OS ANOS E HAVENDO DESPERTADO PARA A VERDADE, TENHO-A BUSCADO EM VÃO POR TODA A PARTE, ATÉ QUE A DOENÇA ME DEVOROU O CORPO E AQUI ESTOU...”
EMBARGADA PELAS EMOÇÕES EM DESENFREIO, NAQUELE MOMENTO, A MULHER RECORDOU-SE DA PRAÇA E DO DIÁLOGO, À NOITE COM O MESTRE, UM DECÊNIO ANTES, RECONHECEU O COMPANHEIRO DO PASSADO E SEM DIZER-LHE NADA, SEGUROU-LHE A MÃO SUAVEMENTE E O CONSOLOU:
- O ARREPENDIMENTO DO ERRO, A CONFIANÇA EM DEUS E A PACIÊNCIA SÃO OS PRIMEIROS PASSOS PARA A REPARAÇÃO DE QUALQUER DELITO.
“DEUS É AMOR, E, JESUS, POR ISSO MESMO NUNCA ESTÁ LONGE DAQUELES QUE O QUEREM E BUSCAM.
“AGORA DURMA EM PAZ ENQUANTO EU VELO, PORQUANTO, NÓS AMBOS JÁ O ENCONTRAMOS...”
Amélia Rodrigues – Pelos Caminhos de Jesus – Capítulo 15
Nenhum comentário:
Postar um comentário