EVANGELHO
(JO 1,45-51) - DIA 24 AGOSTO DE 2015
(JO 1,45-51) - DIA 24 AGOSTO DE 2015
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
45 Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.( FILIPE DETERMINOU QUE ASSIM SE CUMPRIU AS PROFECIAS)
46 Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!”( NATANAEL, SABIA, E CONHECIA AS PESSOAS DE NAZARÉ) 47 Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”.(JESUS SABIA O QUE ERA VERDADEIRO E SABIA QUE UM HOMEM FALA VERDADES E NÃO FICA ENCIMA DO MURO. SERÁ QUE SOMOS IGUAIS A NATANAEL, OU FALAMOS O QUE NOS INTERESSA) 48 Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.(JESUS QUIZ DIZER PARA NATANAEL, QUE O SIMBOLISMO DA FIGUEIRA ERA A VOZ DO PROFETA QUE NOS TEMPOS ANTIGOS PROCLAMOU A VERDADE EM NOME DO DEUS ÚNICO. EMBAIXO DA FIGUEIRA É ESTAR DEBAIXO DA LEI E CONHECIDO COMO ISRAEL RENASCIDO - ISRAEL SIGNIFICA, POVO DE DEUS - JESUS SABIA QUE NATANAEL ERA UM HOMEM JUSTO, CONHECEDOR DAS TRADIÇÕES ANTIGAS, DAS LEIS E DOS PROFETAS, E SERIA POSSÍVEL QUE NATANAEL VIVEU NAQUELES DIAS SENDO ALGUM DOS PROFETAS ENVIADOS A POVO DE ISRAEL - LEMBREM - SE O REZA A PROFECIA SOBRE OS 144 MIL ASSINALADOS DAS 12 TRIBOS DE ISRAEL, QUE AFIRMA QUE ELES SEGUEM O CORDEIRO AONDE ELE FOR) 49 Natanael respondeu: Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.(NATANAEL SOUBE ALI QUE ESTAVA DIANTE DO ENVIADO E O FILHO MAIOR DE DEUS, ENVIADO ADIANTE DA UNIDADE DIVINA)
50 Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!”(SIM, JESUS FALOU A VERDADE DIANTE DE UM HOMEM VERDADEIRO, E ESTE SOUBE POIS CONHECIA AS TRADIÇÕES EM QUE A FIGUEIRA É SIMBOLO DE VERDADE E JUSTIÇA EM ISRAEL) 51 E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.(JESUS AFIRMOU A NATANAEL QUE VEREIS O FILHO DO HOMEM SENDO HONRADO DIANTE DO CÉU MAIOR E OS ANJOS O ESTARÃO SERVINDO)
GNA - A HISTÓRIA REGISTRA
GNA - A figueira, a árvore que produz o figo, é considerada pela bíblia como uma árvore positiva, que dá bons frutos e embaixo da sua sombra se pode proteger do sol quente da terra de Israel (veja Gênesis 3,7; Juízes 9,11). Em 1Reis 4,25 lemos: E Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão. A tradição diz, por isso, que embaixo da figueira é um lugar ideal para a leitura e a meditação da palavra de Deus. E provavelmente aquilo que João quer dizer, com a sua típica linguagem simbólica, é que Natanael era alguém que estudava as Escrituras, procurava entendê-la; era um estudioso da Lei, da Torá. Além disso, graças ao elogio que Jesus faz a ele, deduz-se que era um homem que, com sinceridade, buscava a verdade, sem se preocupar com o poder que pode derivar do estudo. Era um homem, em poucas palavras, que esperava o Messias e que Felipe diz ser Jesus filho de José de Nazaré.
A partir deste momento Natanael faz parte do grupo dos amigos de Jesus. De fato, sempre João, o Evangelho diz que ele estava junto com o grupo de 7 apóstolos que, pescando no Lago de Tiberíades, encontrou Cristo ressuscitado (João 21,1-14).
A partir deste momento Natanael faz parte do grupo dos amigos de Jesus. De fato, sempre João, o Evangelho diz que ele estava junto com o grupo de 7 apóstolos que, pescando no Lago de Tiberíades, encontrou Cristo ressuscitado (João 21,1-14).
GNA - No livro do historiador Flávio Josefo conta a historia de Natanael. quando Herodes ordenou a morte dos meninos, recém nascidos. A mãe de Natanael o escondeu debaixo da figueira.O tempo passou, e sua mãe contou só para ele e no encontro de Jesus com Natanael, O Mestre afirmou, Eu te vi de baixo da figueira.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário