JESUS CRISTO É O SENHOR - GNA
SEM JESUS NÃO HAVERIA SEUS EVANGELHOS E SEM OS DOIS NÃO HAVERIA SALVAÇÃO. LEMBRE-SE, QUE SEMPRE HAVERÁ UMA OVELHA PERDIDA ... TODOS NÓS, SOMOS RESPONSÁVEIS, TEMOS RESPONSABILIDADES NESTA VIDA ... GNA
👫👫👫👪👪👪👪👽👽👽👽👭👭👭💚💚💚💙💙💙💜💜💜💛💛💛💛💛👭☝👽👇
✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨✨
(LC 15,1-10)
- Origem: Nasceu em Limoges, França, no século VI.
- Vida: Era nobre e foi afilhado do rei Clóvis.
- Obras: Dedicou sua vida à libertação de prisioneiros de guerra, tornou-se eremita e fundou um mosteiro.
- Origem: Portugal, no século XIV.
- Vida: Foi um militar que se tornou o Condestável de Portugal e liderou o exército na Batalha de Aljubarrota.
- Obras: Após a morte da esposa, entrou para o convento Carmelita que fundou e se dedicou aos pobres.
- Liturgia Diária: A liturgia do dia 6 de novembro de 2025 também pode incluir outras leituras ou santos, conforme o calendário litúrgico específico de cada igreja ou diocese. Alguns calendários podem citar outras celebrações.
O Evangelho do dia 06/11/25 é o trecho de Lucas 15,1-10, que contém as parábolas da ovelha perdida e da moeda perdida. A mensagem central é a alegria do céu por um pecador que se arrepende e a forma como Jesus acolhe a todos, especialmente aqueles que são marginalizados. A Leitura do dia é da Carta de São Paulo aos Romanos 14,7-12, que fala sobre a importância de viver e morrer para o Senhor.
- O contexto: Os publicanos e pecadores se aproximavam de Jesus para ouvi-lo, o que causava críticas dos fariseus e mestres da Lei, que não entendiam por que ele comia com eles.
- Parábola da ovelha perdida: Jesus conta a parábola do pastor que deixa as 99 ovelhas para encontrar a única que se perdeu. Quando a encontra, a carrega nos ombros com alegria e reúne os amigos para celebrar.
- Parábola da moeda perdida: Em seguida, narra a parábola da mulher que, ao perder uma de dez moedas, acende a lâmpada, varre a casa e a procura com cuidado até encontrá-la. Ela também reúne suas amigas para celebrar a alegria de ter reencontrado o que havia perdido.
- A mensagem: A conclusão é que haverá mais alegria no céu por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.
- O tema: Ninguém vive para si mesmo, nem morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor; se morremos, é para o Senhor. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor.
- O contexto: Cristo morreu e ressuscitou para ser o Senhor dos mortos e dos vivos, e todos nós compareceremos diante dele para prestar contas.
- A aplicação: A leitura exorta a não julgar ou desprezar o irmão, pois cada um prestará contas a Deus de sua vida.
- O Evangelho de hoje nos convida a refletir sobre a alegria de Deus em nos encontrar, mesmo quando nos perdemos.
- A ação de Jesus de acolher e comer com os pecadores nos mostra a sua misericórdia e a sua forma de nos chamar para a sua mesa.
- A oração pode ser um momento de buscar a presença de Jesus, reconhecendo que pertencemos a ele, e pedindo a sua graça para vivermos para ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário