sábado, 18 de outubro de 2025

PORTAL - GNA - UFOLOGIA - LUCAS - 18, 1 - 8 - EVANGELHO E O SANTO DO DIA 19 DE OUTUBRO DE 2025 - REALIDADE ESPIRITUAL - GRUPO DE NATUREZA ALIENÍGENA - GNA

EVANGELHO 
(LC 18,1-8)
Naquele tempo, 1 Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3 Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4 Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5 Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6 E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7 E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8 Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”
— Palavra da Salvação.
 Glória a vós, Senhor.


EVANGELHO 
(LC 18,1-8)


Resultado de imagem para LUCAS 18 - 1


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor. 


Naquele tempo, (QUANDO JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE)1 Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: (A ORAÇÃO RESOLVE, DIANTE DOS PEDIDOS QUE SÃO FEITOS A DEUS)2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. (NÃO ORAVA, POIS NÃO ACREDITAVA, E ASSIM NÃO TINHA MEDO, POIS NÃO TEMIA ADEUS E AS LEIS SAGRADAS, EMBORA COMO JUIZ DEVERIA SABER O VALOR QUE ELAS TERIAM) 3 Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ (ESSA MULHER QUERIA JUSTIÇA, ERA JUSTA E SABIA QUE TINHA QUE LUTAR POR ESTE DIREITO) 4 Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum.(JESUS MOSTROU A REALIDADE DELE DE MUITOS QUE EXISTEM E EXISTIU EM NOSSO MUNDO) 5 Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” ( ESTE JUIZ PENSOU EM SI, NO SEU BEM ESTAR E NÃO QUERIA SER MOTIVO DE FALATÓRIOS, POIS ESSA MULHER PODERIA FALAR DE FATOS QUE TALVEZ ELE NÃO GOSTA-SE ... QUEM GOSTARIA QUE FATOS PESSOAIS VIESSEM ATONA) 6 E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. (ESTE JUIZ INJUSTO TERIA QUE FALAR ALGUMA COISA, POIS CALADO NÃO FICARIA, POIS IRIA SER MOTIVO DE FALATÓRIOS E ISTO PODERIA SER RUIM PARA SUA REPUTAÇÃO) 7 E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? (JESUS MOSTROU QUE A JUSTIÇA DIVINA É SEMPRE E NINGUÉM ESPERARIA O CONTRÁRIO, POIS JUSTIÇA ACONTECERÁ NO MOMENTO EXATO QUE SE FIZER POR MERECER) 8 Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”(JESUS PERGUNTOU, SE AINDA TEREMOS FÉ DE ACREDITAR E SE NA TERRA ESTA FÉ PERMITIRÁ ESSA JUSTIÇA DIVINA)

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

GNA:  JESUS MOSTRA NESTE SEU EVANGELHO A IMPORTÂNCIA DA JUSTIÇA, E MAIS AINDA, AFIRMA QUE SER JUSTO É IMPORTANTE PARA QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA. DEUS ACOLHE E ESCOLHE OS JUSTOS, E PARA SERMOS JUSTOS É PRECISO SE JUSTIFICAR PERANTE AS LEIS IMUTÁVEIS QUE REGE A UNIDADE. MUITOS SE DIZEM JUSTOS, E APENAS EM SEUS INTERESSES, E QUANDO PRECISA FAZER JUSTIÇA PARA ALGUÉM, PARA SEU PAÍS OU MESMO O MUNDO INTEIRO, ESQUECEM DESTA JUSTIÇA E SE TORNA IGUAL A ESTE JUIZ DO TEXTO. FELIZES SÃO AQUELES, QUE DIANTE DAS AVENTURANÇAS ENSINADAS POR JESUS, FOI AFIRMADO NO ALTO DAQUELE MONTE, QUE OS JUSTOS SERIAM SACIADOS POR DEUS ...    6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.(ESTES QUE DESEJAM A JUSTIÇA AQUI NA TERRA, E SE NÃO CONSEGUEM, DEUS IRÁ SACIÁ-LOS)

Lucas 18:1-8 - Bíblia

https://www.bibliaon.com/versiculo/lucas_18_1-8/
    
Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.Ele ... (Lucas 18:1-8). Versículo da ...

Parábola: A viúva importuna (Lucas 18:1-8) - Estudos Bíblicos

www.estudosdabiblia.net/200144.htm
    
"Senhor, ensina-nos a orar" (15º de 24 artigos) Parábola: A viúva importuna (Lucas 18:1-8). Catarina ajoelhou-se em silêncio ao lado de sua cama. Lágrimas ...
Comentário
Santa Isabel foi uma mulher cheia de vida e de amor aos pobres e sofredores. Pertencia à nobreza, como filha do rei André II, da Hungria. Casou-se muito jovem, mas era dedicada à oração, à caridade efetiva para com os pobres e doentes, e sempre batalhou pela justiça em favor do povo. Seu esposo a apoiava, mas morreu numa batalha. Então ela vendeu tudo o que possuía em vista do benefício dos pobres e ingressou na Ordem Terceira Franciscana. Viveu como religiosa até sua morte, em 1231.

Oração
Ó Deus, que destes a Santa Isabel da Hungria reconhecer e venerar o Cristo nos pobres, concedei-nos, por sua intercessão, servir os pobres e aflitos com incansável caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


O Evangelho do dia 19 de outubro de 2025, 29º Domingo do Tempo Comum, é a parábola de Jesus sobre a necessidade de orar sempre e não desistir, conforme apresentado em Lucas 18:1-8. A leitura foca na persistência da viúva e na promessa de Deus de fazer justiça aos seus eleitos que clamam a Ele dia e noite. 
Resumo da parábola
  • A viúva e o juiz injusto: Uma viúva insistente pedia justiça a um juiz que não temia a Deus nem respeitava ninguém.
  • A persistência: Após muita recusa, o juiz, irritado, decidiu atender o pedido da viúva para não ser mais incomodado.
  • A lição de Jesus: Jesus usa essa parábola para ensinar que, se um juiz injusto cedeu à insistência, quanto mais Deus, que é bom, atenderá aos seus escolhidos que O buscam incessantemente.
  • A reflexão: O evangelho questiona se o Filho do Homem encontrará fé na Terra quando retornar, destacando a importância da fé e da perseverança na oração




O santo do dia 19 de outubro é São Pedro de Alcântara. Outros santos lembrados neste dia, de acordo com o calendário da Igreja Católica, são os São João de Brébeuf e Isaac Jogues e seus companheiros jesuítas. 
Outras celebrações religiosas para 19 de outubro
  • São Pedro de Alcântara: Um frade franciscano do século XV, conhecido por sua devoção e vida austera.
  • São João de Brébeuf e Isaac Jogues: Sacerdotes jesuítas mártires que trabalhavam como missionários no Canadá e Estados Unidos, e foram assassinados por ódio à fé entre 1642 e 1649.
  • São Paulo da Cruz: Fundador da congregação dos Padres Passionistas, que também nasceu em 19 de outubro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário