Mt 13, 44-46 - Jesus disse à multidão: “O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
Jesus me ensina que o Reino do Pai é um grande tesouro. Acredito nisso? Demonstro a fé que tenho através de atos concretos? - Estou convencido de que vale a pena perder tudo para ganhar o tesouro do Reino de Deus? - Valorizo a vida que Deus me deu? - Procuro produzir frutos em vista do Reino dos Céus? Jesus quer que cada um de nós seja sinal de sua presença no mundo!
PADRE GERALDO RODRIGUES - C.Ss. R
Jo 11, 19-27 (ou Lc 10, 38-42) - Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
( O EVANGELHO DE JOÃO, COMO OUTROS AQUI JÁ COMENTADOS NOS DÁ UMA GRANDE CERTEZA. AQUI SABEMOS DA VIDA APÓS A MORTE, DOS VALORES AGREGADOS AO CRISTO JESUS COM PODER E GLÓRIA. MARTA SABIA O QUE FALAR, E SOUBE DIZER COM PROFUNDIDADE ESPIRITUAL. MARIA, A SUA IRMÃ FICOU SENTADA EM CASA, MARTA NÃO, SAIU A LUTA, E COM OS SEUS PRINCÍPIOS FOI AO ENCONTRO DAQUELE QUE PODIA AJUDAR ... E NÓS, E VOCÊ, ESTÁ COMO MARIA, SENTADO EM CASA ENQUANTO AS COISAS ACONTECEM LÁ FORA ... MUITOS SEGUIRAM JESUS, DIZ NO INÍCIO DESTE EVANGELHO, E VOCÊ TAMBÉM AINDA NÃO DECIDIU IR AO ENCONTRO DO MESTRE E VÊ NO QUE ELE É CAPAZ DE REALIZAR ... MESMO ASSIM, SEI QUE TUDO QUE PEDIRES A DEUS, OU SEJA A UNIDADE DIVINA EM QUE PERTENCEMOS, E TUDO PODE NOS SER DADO, E O PRIMEIRO PASSO FOI O QUE MARTA FEZ, SAIU PARA BUSCAR O QUE QUERIA. TEU IRMÃO VAI RESSUSCITAR, DISSE JESUS, E MARTA ACHOU QUE SERIA NO ÚLTIMO DIA, O DIA DO JUÍZO FINAL ... JESUS DISSE QUE ERA A VIDA, A RESSUREIÇÃO, E ISTO É VIDA CONTINUA, EM TODOS OS TEMPOS EXISTENCIAIS E NÃO MORTO PARA NUM FUTURO DISTANTE. NÃO MORRERÁ JAMAIS, É A CERTEZA QUE SEMPRE ESTARÁ VIVO, REALIZANDO-SE COMO UM SER QUE CAMINHA E QUE EVOLUI PARA O REINO. NISTO MARTA COMPREENDEU E AFIRMOU QUE ACREDITAVA NO MESSIAS QUE AS ESCRITURAS AFIRMOU QUE HAVERIA DE VIR AO MUNDO.
QUANDO MARTA FALOU SOBRE O FUTURO, É PORQUE ELA SABIA QUE NESTE TEMPO HAVERIA ESTE GRANDE FINAL DE SE ENTREGAR A REALIDADE QUE TANTO É REVELADO NAS PROFECIAS. FALA-SE MUITO EM JUSTIÇA DIVINA, E A MESMA SE APLICA DIANTE DA LEI QUE DEVERIA SER COMPREENDIDA POR TODOS, COMO NESTE EVANGELHO QUE MARTA FICOU SABENDO DE QUE A VIDA CONTINUA E QUE QUE NINGUÉM MORRE, POIS O PRÓPRIO JESUS AFIRMOU ACIMA QUE MESMO QUE MORRA, VIVERÁ ... E ESTE VIVERÁ DEPOIS DE MORTO, NÃO É A RESSUREIÇÃO DO CORPO E SIM UMA NOVA VIDA EM BUSCA DESTE GLORIOSO MOMENTO QUE MARTA SABIA QUE ESTÁ RESERVADO PARA TODOS NOS TEMPOS DO FIM ... O JUÍZO FINAL.
Recadinho
Como vivo minha fé? - Nos momentos de solidão, procuro me unir mais a Deus pelas oração? - Lembro-me sempre de que orar é conversar com Deus? Faço isso com frequência? - Consigo sorrir para meu próximo mesmo quando a dor me pesa na alma? - Levo sempre meu coração partido, machucado, para que Deus o possa consertar?
PADRE GERALDO RODRIGUES - C. Ss.R