sábado, 8 de dezembro de 2018

PORTAL - GNA - 11375 - LUCAS - 1, 26 - 38 - EVANGELHO DO DIA 08 DE DEZEMBRO DE 2018 - POSTAGEM ESPIRITUAL - GNA

EVANGELHO 
(LC 1,26-38)
Naquele tempo, 26 no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34 Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”
35 O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível”.
38 Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. — Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Resultado de imagem para ANUNCIAÇÃO DE MARIA PELO ANJO GABRIEL

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Resultado de imagem para ANUNCIAÇÃO DE MARIA PELO ANJO GABRIEL
Naquele tempo, (QUANDO MARIA VIVEU FISICAMENTE) 26 no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,(NAZARÉ É AONDE MARIA VIVIA)  27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.(NAQUELA ÉPOCA OS CASAMENTOS JÁ ERAM INDICADOS PELOS PAIS, QUANDO SEUS FILHOS ERAM CRIANÇAS) 
28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (EXISTE MUITAS PESSOAS, INCLUSIVE OS EVANGÉLICOS QUE NÃO ESTÃO COM ELA, E O ANJO AFIRMOU QUE JESUS ESTÁ COM ELA, E QUAL A RAZÃO DESSES RELIGIOSOS DESPREZAREM MARIA, A MÃE DO NOSSO SENHOR ... NÃO TEMOS COMO ENTENDER ESTE ATO INSANO DESTES QUE SE DIZEM RELIGIOSOS)
29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.(MARIA, FICOU SURPRESA COM A PRESENÇA DO ANJO GABRIEL, E FICOU CONFUSA, POIS NÃO SABIA A RAZÃO DESTA VISITA)
30 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus.(ENCONTROU GRAÇA DIANTE DE DEUS, E AQUI NA TERRA ISTO AINDA NÃO ACONTECEU PARA MUITOS, E GOSTARIA DE SABER A RAZÃO) 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.( O ANJO GABRIEL DISSE QUE ELA TERIA UM FILHO E QUE SEU NOME SERIA JESUS) 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi.(DISSE QUE O MENINO SERÁ GRANDE, TERÁ O TRONO DE DAVI E SERÁ CHAMADO DE FILHO DO ALTÍSSIMO) 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. (ESTE MENINO, REINARÁ PARA SEMPRE, ETERNAMENTE, SOBRE A LINHAGEM, DESCENDÊNCIA DE JACÓ )
34 Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”(MARIA FEZ A PERGUNTA AO ANJO GABRIEL E PENSOU COMO ISTO PODERIA ACONTECER SE NÃO ERA CASADA)
35 O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.( O MENINO SERÁ REVESTIDO DE TODO PODER, SERÁ SANTO, POIS POSSUÍA ELEVADA MORAL ESPIRITUAL, UM VERDADEIRO FILHO DE DEUS)  36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível”.(MARIA SOUBE QUE SUA PRIMA ISABEL TERIA UM FILHO NUMA IDADE MUITO AVANÇADA O QUE SERIA IMPOSSÍVEL PARA OS HOMENS É POSSÍVEL PARA DEUS. ISABEL, JÁ ESTAVA GRÁVIDA A SEIS MESES, E SEU FILHO, PRIMO DE JESUS, CHAMOU-SE JOÃO BATISTA. )
38 Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.(MARIA SABIA QUE TUDO ERA UMA GRAÇA DOS CÉUS, E SABIA EM SEU CORAÇÃO QUE ESTA MISSÃO JAMAIS PODERIA SER NEGADA. MARIA, RELIGIOSA, SABIA DAS TRADIÇÕES E DOS VALORES INSERIDOS  NOS DOCUMENTOS DO TEMPLO, E INCLUSIVE SEU PAI, JOAQUIM ERA SACERDOTE NO TEMPO ) 

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!


Catequese Bíblico-Missionária

Eis aqui a serva do Senhor
A Liturgia nos propõe hoje alguns textos bíblicos que estão entre as mais célebres fontes da mariologia. A comparação entre o protoevangelho do Gênesis (1a leitura) e o relato da Anunciação (Evangelho) deu origem à oposição entre Eva e Maria. A mãe do Salvador é a nova Eva, porque se a primeira causou a ruína do gênero humano, a Santíssima Virgem está no início da redenção, como mãe da vida e, por isso, a ela, de modo especial, cabe o título de “Mãe de todos os viventes”.
Eva deixou-se enganar pela falsa promessa do Tentador e desobedeceu a Deus, pecando por orgulho, por querer ser igual ao Criador. Maria acreditou na Palavra de Deus e foi obediente, declarando-se humilde serva, disponível para cumprir o plano da salvação. Maria confiou naquele Deus, para o qual tudo é possível.
A Igreja vê na Imaculada Conceição de Maria, dogma de fé declarado pelo Papa Pio IX em 1854, a realização da promessa de Deus de que um dia a serpente seria vencida por uma mulher (Gn 3,15).

A vitória sobre todo pecado
Para ser digna mãe de Deus, Maria precisava ser toda santa e livre de toda imperfeição ou culpa. E isso ela foi, desde o primeiro instante de sua vida, em virtude dos méritos do seu Filho, Redentor do mundo. A Imaculada Conceição de Maria torna-se um sinal da derrota do mal. A festa de hoje celebra, portanto, o primeiro anúncio da salvação, a sua primeira realização em Maria, a primeira remida.
Por graça especial de Deus, ela permaneceu pura de todo pecado pessoal durante toda sua existência. A graça de Deus inundou seu coração: ela é cheia de todas as graças e virtudes. No seu coração não houve lugar para o pecado. Mais que toda outra pessoa criada, o Pai a abençoou com toda a bênção do seu Espírito, no céu, em Cristo (2a leitura).
A Mãe de Deus e nossa mãe torna-se assim imagem e primícias da Igreja, e brilha como um sinal de segura esperança e de consolação para o Povo de Deus, como ensinou o Concílio Vaticano II.
Nós, filhos da Imaculada
Foi a propósito de todos os cristãos que Paulo escreveu que “o Pai nos escolheu em Cristo para sermos santos e imaculados” (Ef 1,4). Porém, a experiência de cada dia nos mostra como é elevado e difícil esse ideal para as nossas pobres forças humanas. Nossa natureza está ferida pelo pecado original, do qual Maria foi preservada por especial privilégio. Por isso, temos que lutar contra o inimigo de todo bem para permanecermos fiéis ao batismo, que nos tornou santos. Nessa luta, Maria é nossa defensora e advogada.
Santo Afonso rezava assim: “Virgem Imaculada, vós haveis de me salvar. Fazei que eu me lembre sempre de vós, e vós não vos esqueçais de mim”.
“Ficai no meio de nós, ó Maria, como Mãe da esperança. Ensinai-nos a crer, a esperar e a amar como vós! Estrela do mar, brilhai sobre nós e guiai-nos em nosso caminho” (Bento XVI).


Oração
Ó Deus, que preparastes uma digna habitação para o vosso Filho, pela imaculada conceição da Virgem Maria, preservando-a de todo pecado em previsão dos méritos de Cristo, concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
— Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário