sexta-feira, 31 de agosto de 2018

PORTAL - GNA - 11049 - MATEUS - 25, 1 - 13 - EVANGELHO DO DIA 31 DE AGOSTO DE 2018 - GNA


Evangelho (Mateus 25,1-13)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.


Resultado de imagem para a chegada do noivo - jesus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: 25,1 ”O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. 3 As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. 5 O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. 6 No meio da noite, ouviu-se um grito: ‘O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!’ 7 Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: ‘Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando’. 9 As previdentes responderam: ‘De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores’. 10 Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. 11 Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: ‘Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!’ 12 Ele, porém, respondeu: ‘Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!’ 13 Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.
— Palavra do Senhor.
— Glória a vós, Senhor.


Resultado de imagem para a chegada do noivo - jesus


ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO DO DIA 31 DE AGOSTO DE 2018


Na época em que Jesus estava entre eles fisicamente,contou - lhes mais um parábola, e hoje o seu sentido é mais atual do que naquele dia, pois o seu cumprimento é para nossos dias, nosso tempo.
As dez Jovens é uma identificação aos dez mandamentos, representando a luz que emana de cada lâmpada, e dez lampadas que deveriam estar cheia de óleo, e este óleo representa os ensinamentos Sagrados que Jesus nos ensinou. As cinco jovens previdentes e as cinco jovens imprevidentes representam a situação de escolhas, e ambas possuem a igualdade nas escolhas, pois aos olhos humanos apenas se enxergariam as lâmpadas e jamais se as mesmas estariam cheias ou não. O Mundo, as pessoas que aqui vivem, devem ter suas escolhas, e assim procurar escolher suas jovens, pois como diz o ditado, jovens é outro papo, todos desejam possuir ... as jovens dos desejos, para ser e representar uma ótima escolha ou companhia, deve ter o óleo, que representa os ensinamentos, as verdades do Cristo, e assim se tornariam valiosas para quem as possuir.
Jesus afirma que neste conto, nesta parábola existe o Noivo (Jesus), e Ele é aquele que é o ponto maior da festa, aquele aguardado para ser recebido. É revelado que Ele viria, e a pergunta se alguém estaria esperando com a lâmpada acesa. Será que perderão a oportunidade de estar com o Noivo, pelo fato de ter negado o conhecimento, as verdades que no grande dia aconteceria na chegada do Noivo (Jesus)).
Quem não estiver preparado, terá que sair para buscar o óleo (sabedoria e conhecimentos), e ausentes não poderão estar diante do Noivo (Jesus). Quando os imprevidentes, aqui simbolizados pelas jovens imprevidentes, encontrarão a porta fechada e baterão e escutarão de Jesus que não as conhece, e por isso não serão atendidas. Jesus afirmou que devemos ficar atento pois a qualquer momento poderá acontecer a Sua chegada ...
Quando este Evangelho de Jesus é mostrado, sempre vem em minha mente o que vai acontecer com as pessoas no dia que o Noivo (Jesus) retornar. As cinco jovens, como nos indica o texto, representa os cinco continentes da Terra, corresponde as pessoas que vivem no mundo. Entendo que o valor dez, simboliza o valor dos dez mandamentos, que é a Lei do Sinai, a Lei de Deus, a salvação. Jesus subjetivamente separou em duas partes estas dez jovens, sabendo que existe um referencial igual dado diante do livre arbítrio, que definira nas escolhas de qual lado deveriam ficar quando Ele - Jesus retornar-se na glória do Pai. Espero, que possamos entender escolher o lado certo, pois os dois são iguais em proposta e diferente ao mesmo tempo, pois um lado tem a proposta de salvação. Buscar o óleo, é buscar Jesus, a sabedoria. As jovens que ficaram do lado errado, viram o erro, e correram para buscar Jesus, a sabedoria que lhes garantiriam estar na presença do Noivo - Jesus, mais a porta se fechou, que quer dizer, acabou o tempo da Sua Misericórdia e agora terão que enfrentar a justiça Divina. Pergunto, se faz sentido ficar no lado errado, ainda mais sabendo que a qualquer momento Jesus voltará, ou a qualquer momento a vida encerra mais uma etapa em nossas vidas ... são tempos terríveis, de limpeza, purificação e elevação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário