sexta-feira, 16 de março de 2018

PORTAL - GNA - 10399 - JOÃO - 7, 1-12 - 10, 25 - 30 - EVANGELHO DO DIA 16 DE MARÇO DE 2018 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


EVANGELHO 
(JO 7,1-2.10.25-30)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Resultado de imagem para A FESTA DAS TENDAS -
Naquele tempo, (ÉPOCA EM QUE JESUS ESTAVA ENTRE ELES FISICAMENTE) 1 Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. (JESUS SABIA, E MUITOS TAMBÉM SABIAM QUE OS JUDEUS QUERIAM MATA - LO, POIS O PODER MAIOR DOS  SACERDOTES E DOUTORES DA LEI,TINHAM INVEJA E RAIVA DE JESUS)  2 Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. ( UMA DAS QUATRO FESTAS JUDAICA, QUE ABAIXO SERÁ EXPLICADO SOBRE ESTA FESTA DAS TENDAS) 10 Quando seus irmãos já tinham subido, então também ele subiu para a festa, não publicamente mas sim como que às escondidas.( AQUI MAIS UMA VEZ É REVELADO OS IRMÃOS DE JESUS, E MUITOS ESTUDIOSOS ERRADAMENTE DIRÃO QUE É TERMO DA ÉPOCA REPRESENTANDO AMIGOS, PRIMOS E ETC... JOSÉ, PAI DE JESUS ERA VIÚVO E PAI DE CINCO FILHOS.)
25 Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar? (O POVO LOCAL SABIA QUE ELES TRAMAVAM A MORTE DE JESUS, E ISTO JÁ ERA DE SE ESPERAR, POIS NÃO QUERIAM NINGUÉM ATRAPALHANDO OS DOUTORES DAS LEIS ESPIRITUAIS, OS SUMOS SACERDOTES) 26 Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? ( O POVO DESCONFIARAM QUE AS AUTORIDADES SABIAM DO PODER DE JESUS) 27 Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde é”. (ELES DISSERAM QUE JESUS JÁ SABIAM QUE ELE ERA DE NAZARÉ, AGORA O CRISTO, QUANDO VIER, NÃO SABERIAM DE ONDE É)
28 Em alta voz, Jesus ensinava no Templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, ( JESUS AFIRMOU MAIS UMA VEZ QUE ELES SABIAM QUE ELE VEIO DE NAZARÉ, POIS TODOS SABIAM, MAIS NÃO SABIAM QUE ELE VEIO ENVIADO ATRAVÉS DO PAI DO CÉU) 29 mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi quem me enviou”. ( JESUS AFIRMOU QUE CONHECIA AQUELE QUEM O ENVIOU, POIS VEIO DA PARTE DELE.) 30 Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele, porque ainda não tinha chegado a sua hora.( JESUS ERA O ENVIADO QUE VIRIA, O CRISTO, O ENVIADO QUE AS PROFECIAS APRESENTAVAM, E ELES NÃO CONCORDAVAM COM ESTA VERDADE E TINHA JESUS COMO UM MENTIROSO, E OS QUE SABIAM A VERDADE, QUERIAM MATÁ-LO, DESTRUINDO AQUELE QUE AO MUNDO FOI ENVIADO.  NÃO ERA HORA DISSO ACONTECER, JESUS SAIU DALI LIVREMENTE.)

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

ABAIXO, SAIBAM O QUE QUER DIZER A FESTA DAS TENDAS ...


Judeus celebram a Festa das Tendas





Nesta quinta-feira, 4, em Jerusalém encerra-se a festa mais popular e alegre para os judeus: a Festa das Cabanas ou Sucot.
No livro do Levítico (Lv 23,33-36. 39-43), Deus falou a Moisés que fosse celebrado em Israel durante sete dias a Festa das Tendas, onde nenhuma obra servil deve ser feita, principalmente no primeiro e no último dia. São dias festivos onde os hebreus segundo o preceito bíblico, devem se alegrar na presença de Deus; morando em tendas em recordação ao tempo em que após a libertação do Egito, viveram durante 40 anos como peregrinos do deserto.
No princípio, o objetivo desta festa era de agradecer a Deus pela colheita passada e para suplicar para o ano novo, a água necessária para os campos, a fecundidade e o bem estar.
Segundo Lv 23,42 todos os hebreus são obrigados a morar, por sete dias em cabanas, de preferência sobre os terraços descobertos da casas. Ali devem comer, estudar, passar a vida cotidiana; alguns inclusive ali dormem.
Em toda a cidade ao redor das casas e sobre elas, nas ruas e becos, nos prédios e nos mercados, pode-se ver uma simples tenda coberta com folhas de palmeira. 
A solenidade recebe nas Sinagogas uma liturgia especial. O "muro das lamentações" é visitado por Judeus devotos, os quais com preces, cânticos e danças festejam os benefícios recebidos e suplicam principalmente a chuva e o auxílio divino para o ano que se inicia.
Além do caráter religioso, a cidade promoveu um desfile onde representantes de 120 países, vieram para unirem-se a "mais importante das peregrinações", para expressar seu amor pelos hebreus.
A presença brasileira foi um grande destaque, cerca de 1200 pessoas vindas de diversas partes do país, vestidos de verde e amarelo entoaram a uma só voz, diante de aproximadamente 30 mil participantes, o grito: "O Brasil ama Israel!"
Neste último dia, a Torá é celebrada com muita solenidade, alguns dentre os homens são escolhidos como leitores e nesta ocasião são chamados "Esposos da Lei".
Os pequenos também marcam presença: para recordar a doçura da Palavra, as crianças durante toda a jornada comem doces e balas e os adultos dançam.
Para a tradição cristã, segundo o evangelho de João "no último dia da festa, o mais solene, Jesus, de pé, disse em alta voz: 'Se alguém tem sede, venha a mim e beba, aquele que crê em mim do seu interior jorrarão rios de água viva".

Nenhum comentário:

Postar um comentário