sábado, 14 de outubro de 2017

PORTAL - GNA - 9641 - LUCAS - 11, 27 - 28 - EVANGELHO DO DIA 14 DE OUTUBRO DE 2017 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


EVANGELHO 
(LC 11,27-28)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.



Naquele tempo,( ÉPOCA EM QUE JESUS VIVIA ENTRE ELES FISICAMENTE) 27 enquanto Jesus falava, uma mulher levantou a voz no meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”.( ESTA MULHER FAVA DA MÃE DE JESUS, MARIA DE NAZARÉ) 28 Jesus respondeu: “Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.(ESSA VERDADE DE JESUS DEFINIU QUE AO FAZER A VONTADE DIVINA, OBEDECENDO AS LEIS SAGRADAS, A MISSÃO DE NASCER PARA DEUS E VIVER PARA DEUS É MAIS IMPORTANTE, POIS MUITOS NASCEM DESTA MANEIRA E NÃO PERTENCEM AO REINO DE DEUS. JESUS NÃO QUERIA SER INTOLERANTE COM A MULHER E NEM CONTRÁRIO A ESTA VERDADE DITA PARA ELE, POIS ELA FALOU A MAIOR VERDADE DO MUNDO. JESUS APENAS AFIRMOU, QUE BUSCAR DEUS, A PALAVRA DITA E REVELADA, E COLOCANDO-AS EM PRATICA QUE SERIA MAIS APROPRIADO, POIS REPRESENTA A ELEVAÇÃO, A EVOLUÇÃO.)

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

PARA ILUSTRAR O TEXTO DE JOEL, EM QUE MUITOS NÃO COMPREENDERIAM QUE APENAS JESUS FALOU QUE O MELHOR E MAIS IMPORTANTE É A CONQUISTA DO REINO DE DEUS.


A felicidade de ouvir e praticar a Palavra - http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com.br


        No Evangelho de hoje, Jesus diz uma frase que tem um alto potencial pra ser mal-interpretada. Quando uma mulher, no meio da multidão, fala da felicidade da mulher que gestou e amamentou Jesus, Ele diz que "mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática." Então será que Maria, mãe de Jesus, não era feliz?
        Jesus não perdia a oportunidade de evangelizar, e na surpresa de ver uma mulher que se levanta no meio da multidão para falar da felicidade de ser a mãe dele, Jesus quer exaltar a felicidade daqueles que ouvem e seguem a Palavra de Deus.
        Uma pessoa que se utiliza dessa passagem do Evangelho para dizer que Maria não foi uma mulher especial, leva a pensar que essa própria pessoa ou não tem boa vontade na interpretação, ou tem preguiça de pensar e segue a cabeça dos que não têm a boa vontade.
        Muitas poderiam ser as possibilidade de interpretação para essa frase de Jesus, mas uma que me toca profundamente é saber que Maria, desde muito cedo, já havia sido avisada que o seu coração seria transpassado, e seu filho seria sinal de contradição no seu povo. Maria acompanhou Jesus durante a via crucis e viu seu filho morrer... Como uma mãe suportaria tamanha tristeza? Ouvindo e pondo em prática a Palavra de Deus.
        Maria além de ser mãe de Jesus, ouvia e praticava a Palavra de Deus. Se houvesse algo que medisse a felicidade de uma pessoa, Maria teria motivos de sobra para ser a mulher mais feliz que passou por este mundo. No entanto, sua humildade e cumplicidade com seu Filho a colocavam num papel de serva, que não precisa ser exaltada só por ser mãe, mas por ouvir e cumprir o que Deus lhe reservou.
        Por isso, pensemos também nós, se queremos ser exemplo simplesmente pela posição que ocupamos, ou pelo testemunho diário de vida. Como é triste a pessoa que vive apenas do poder conferido pelo seu título, e deixa de lado a Palavra de Deus...

Jailson Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário