segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

PORTAL - GNA - 8468 - QUAL SERIA O TEMPO DE UMA GERAÇÃO SEGUNDO A BÍBLIA SAGRADA - POSTAGEM ESPIRITUAL - GNA

"Não passará esta geração".
Quanto tempo dura uma "geração"?
Por César Francisco Raymundo *
_________________



...“Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça”. 
..................................................................................... (Mateus 24.32-34)
...A geração que viu o cumprimento integral do sermão profético de Jesus descrito em Mateus capítulo 24, foi a aquela geração dos primeiros discípulos. Sabe-se que o assunto de Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21 é sobre a destruição de Jerusalém, do templo e o fim da era judaica, e não sobre o fim do mundo físico. Do pronunciamento de Jesus até o cumprimento de Suas palavras, foi um período quarenta anos. Esta quantia de tempo tem sido utilizada por muitos para dizer que é o tempo de uma geração. Estaria certa tal medida de tempo? Quanto tempo dura uma geração? Para saber sobre este tema vamos dar uma olhada sobre o significado do termo geração.

O significado de "geração"

...Uma geração é todas aquelas pessoas que nasceram e viveram mais ou menos no mesmo período de tempo (Êxodo 1:6; Mateus 11:16). Geração tem também o sentido de "contemporâneos", ou seja, as pessoas ou os homens do tempo de uma determinada pessoa. Veja o exemplo de Noé: 
   "Entre os homens do seu tempo, Noé vivia em comunhão com Deus".                                                           (Gênesis 6:9 - NTLH - o grifo é meu)[1]
   "Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos".
                                                                (Gênesis 6:9 - ARA - o grifo é meu)[2]
   "Estas são as gerações de Noé: Noé era varão justo e reto em suas gerações..." (Gênesis 6:9 - ARC - o grifo é meu)[3]
    A palavra "geração" pode referir-se a um grupo de descendentes quando trata-se de parentesco, tal como filhos e netos (Jó 42:16). A transitoriedade das gerações serve como medida de tempo para constrastar com a permanência da Terra (Eclesiastes 1:4; Salmo 104:5). As expressões "mil gerações" ou  "todas as gerações" encontradas em 1º Crônicas 16:15, Isaías 51:8 e Êxodo 12:14 refere-se a um tempo indefinido de gerações. Já o termo "de geração em geração" é o mesmo que dizer "por todas as gerações, para todo o sempre" (Êxodo 3:15; Efésios 3:21).
   A palavra "geração" também pode referir-se a condição ou qualidade de uma classe de pessoas. Nos Salmos, há a chamada "geração dos justos""geração dos que o buscam""descendência" ou "posteridade" poderosa (Salmos 14:5; 24:6; 112:2). Ainda no significado de qualidade ou condição, uma geração pode ser uma "geração perversa e deformada""geração que amaldiçoa""geração que é pura aos seus olhos" e "uma geração cujo olhos são altivos" (Deuteronômio 32:5, 20; Provérbios 30:11-14). Em Seu ministério terreno, o Senhor Jesus Cristo chamou seus contemporâneos de "geração má e adúltera""geração incrédula e perversa" e "geração adúltera e pecadora" (Mateus 12:39; 16:4; 17:17; Marcos 8:38). O apóstolo Paulo de maneira similar chamou seus contemporâneos de "geração pervertida e corrupta" (Filipenses 2:15).  

O Tempo de duração de uma geração
...Quando se pensa em geração no sentido de pessoas que vivem em determinada época, é difícil especificar a duração exata dela, tudo vai depender do contexto de cada época e de como seria os limites razoáveis do tempo da vida humana. Cada contexto dentro da Bíblia é que deve definir quanto tempo dura uma geração.
   Veja o caso das gerações de Adão até Noé. A duração média do tempo de vida era de 850 anos para cada pessoa (Gênesis 5:-31; 9:29). Depois do dilúvio, a expectativa de vida diminuiu radicalmente para cento e vinte anos (Gênesis 6:3). Abraão, por sua vez, foi uma exceção a regra e viveu cento e setenta e cinco anos (Gênesis 25:7). Mais tarde a média de vida caiu para setenta ou oitenta anos conforme o Salmo 90:10:
"Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos".
   Não que isto seja regra geral, pois alguns podem viver bem mais conforme a genética e o meio ambiente em que cada um viveu. Mesmo assim, a grande questão que continua é a de sempre, ou seja, sobre quanto tempo dura uma geração. Uns calculam 40 anos, outros 48 anos, outros 50 e ainda outros 70 anos.

O tempo de uma geração do ponto de vista profético

   Do ponto de vista profético, muita gente afirma que uma geração tem quarenta anos. Mas, devido aos dados analisados acima, devemos ter a cautela e considerar o numeral quarenta como um número apenas simbólico do ponto de vista profético. Há muita coisa envolvendo o número quarenta na Bíblia.
   Sobre este número, devemos observar que ele está relacionado a vários períodos de julgamento ou de condenação conforme Gênesis 7:4 e Ezequiel 29:11, 12. Também foi o período em que "se acendeu a ira do SENHOR contra Israel, e fê-los andar errantes pelo deserto quarenta anos, até que se consumiu toda a geração que procedera mal perante o SENHOR". (Números 32:13 - o grifo é meu)
   Há muitos outros textos que falam sobre o número quarenta de maneira profética e significativa na Bíblia:
40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gênesis 7,4.12);
40 dias e 40 noites Moisés passa no Monte (Êxodo 24,18; 34,26; Deuteronômio 9,9-11; 10,10);
40 anos foi o tempo da peregrinação pelo deserto (Números 14,33; 32,13; Deuteronômio 8,2; 29,4, etc);
40 dias que Jesus jejuou antes de começar seu ministério (Mateus 4,2; Marcos 1,12; Lucas 4,2);
40 dias depois da Ressurreição acontece a ascensão de Jesus (Atos 1,3).
40 chicotadas eram dadas a alguém que errava como forma de correção (Deuteronômio 25,3)
40 chicotadas Paulo recebeu pelo menos cinco vezes menos uma (2ª Coríntios 11,24).[4]
Conclusão:
...Realmente, não é possível especificar a duração exata de uma geração. Tudo depende da época em que cada geração viveu para que a duração do tempo de vida estivesse dentro dos limites razoáveis. Os limites para o tempo de vida de uma geração estão concentrados em determinadas épocas ou tipo de população. Do ponto de vista das Escrituras, tudo também depende do contexto de cada passagem bíblica. Assim, cada contexto determina a duração de uma geração.
   Sobre a geração descrita em Mateus 24:34 que iria ver o cumprimento do sermão profético de Jesus, o cumprimento exato de todo o capítulo 24 de Mateus se deu no prazo exato de quarenta anos, quando no ano 70 d.C. Jerusalém foi destruída pelo exército romano. Boa parte daquela geração contemporânea de Jesus esteve viva para ver o cumprimento de suas palavras:
   "Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino". (Mateus 16:28 - grifo é meu)
“Eu afirmo a vocês que isto é verdade: essas coisas vão acontecer antes de morrerem todos os que AGORA estão vivos”.
                                                            (Mateus 24:34 - NTLH - o grifo é meu)
   Saiba mais sobre esta escatologia otimista, acesse todo o conteúdo do site www.revistacrista.org
..........................
* César Francisco Raymundo é Editor
...da Revista Cristã Última Chamada.
   
Saiba mais sobre o autor clicando aqui
_____________________________
Notas:

1. NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje. Sociedade Bíblica do Brasil.
2. ARA - Almeida Revista e Atualizada. Sociedade Bíblica do Brasil.
3. ARC - Almeida Revista e Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil.
4. Artigo: Tem um significado, Jesus, Moisés e Elias jejuarem 40 dias?
              Quer dizer esse número, quantidade de dias? 
...Site: www.abiblia.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário