quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

PORTAL - GNA - 8387 - MARCOS 3, 1 - 6 - EVANGELHO DO DIA 18 DE JANEIRO DE 2017 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA

EVANGELHO 
(MC 3,1-6)

Resultado de imagem para jesus curando homem mão seca - imagens

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1 Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2 Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3 Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4 E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5 Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6 Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

ANÁLISE DO GNA - EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR MARCOS - 18  JANEIRO  2017

Jesus desafiava os costumes e as tradições judaicas, e a lei de santificar o sábado era um sentido totalmente contra o bom senso e a prática da caridade e o amor ao próximo. Jesus, sabia e curou aquele homem que tinha a mão seca ... e os partidários de Herodes e fariseus imediatamente tramaram contra Jesus, e assim definiam a maneira de matá-lo ...

GNA :  Hoje, no mundo inteiro, quantos políticos identificados com as verdades são mortos por outros que não aceitam os valores que deveriam ser atributos que Jesus sempre ensinou. Os que não são dos interesses deles, a solução mais rápida é a trama que leva a morte de pessoas inocentes ... assim caminha as humanidades. Quando observamos o que Jesus passou em Seu tempo, sabemos que se hoje estivesse aqui, coisas no mínimo piores lhe aconteceria. Estamos neste mundo para viver com qualidade, encontrar o Deus que deveria viver em cada Um, e assim Nos tornaríamos uma Unidade. Quando olhamos para o mundo, o que mais se poderia dizer ou fazer ... a solução está em cada pessoa em fazer o seu melhor, e fazer o melhor é procurar viver segundo os critérios e ensinamentos de Jesus.
Hoje, trabalhadores, pessoas honestas são mortas, e os assassinos realizam também o ato de destruir aquele que realiza, que trabalha para que o país e o mundo cresça. Estes que tramam e fazem o mesmo com o povo, são iguais aos que tramaram e mataram Jesus. Nós trabalhamos, pagamos impostos para que o país funcione e nada falte para ajudar a vida de todos. Eles não querem ajudar e ainda matam o que estão no mundo tentando fazer caridade, fazer o bem que Jesus nos ensinou ... 
Não devemos esquecer as profecias e as palavras de Jesus, que vai voltar e haverá o julgamento dos que já morreram e dos que estão ainda vivos ... sim, haverá justiça, mantenham a fé e acredite.


Comentários do Padre Luís Cláudio Fillion
Também no dia do sábado, entrou Jesus, como tinha o costume de fazê-lo, em uma sinagoga de lugar que não conhecemos. Ali viu um homem que tinha a mão direita atrofiada por uma paralisia local. A ocasião era excelente para os fariseus e escribas da região. Esperavam eles que [Jesus] curaria este enfermo sem preocupar-se com o descanso sagrado, para então recriminá-Lo e censurá-Lo no ato. E ainda quiseram tomar-Lhe a dianteira, propondo-Lhe esta questão: "É lícito curar nos dias de sábado?" Jesus descobriu essa astúcia deles com sagacidade divina, e disse ao homem: "Levanta-te e põe-te de pé no meio". O enfermo obedeceu, e pode-se vislumbrar com que emoção e esperança. Respondendo então à pergunta de seus inimigos com outra contrária, método familiar n’Ele, ao que parece o Salvador lhes perguntou, por sua vez: "É lícito em dia de sábado fazer bem ou mal, salvar a vida ou tirá-la?" A resposta era fácil; mas os fariseus tomaram o cuidado de não dá-la, porque ter-se-iam condenado a si mesmos. Preferiram, pois, outra vez guardar um silêncio humilhante. E para confundir mais e mais seus rivais hipócritas, Jesus lhes disse: "Que homem haverá entre vós que tenha uma ovelha, e se esta cai em algum fosso em dia de sábado, não a levanta e tira fora? Mas, quanto mais vale um homem que uma ovelha! Logo é lícito praticar o bem em dia de sábado: Passeando logo seus olhares sobre. eles, com sinais de indignação e de tristeza – de indignação pela malícia, e de pena pela cegueira de seus corações – disse ao enfermo: “Estende essa mão”. E ele a estendeu. Ela havia ficado sã de repente, como a outra. Coléricos e furiosos ao verem-se caçados em sua própria armadilha, saíram da sinagoga os fariseus, e logo reuniram-se em conselho com os herodianos do lugar, a fim de encontrar juntos uma solução para este horrível desígnio: que tramas urdiriam contra Jesus para prendê-Lo? Desde então, pois, foi decretada sua morte; mas, como o veremos nesta história, o modo de executá-la seguirá até o fim, sendo urna empresa muito difícil.
O Salvador conhecia esse projeto sanguinário, que não alterava a paz de sua alma. Mas,
conforme a seu princípio de não exasperar seus inimigos, até que sua "hora" , a hora do sacrifício, tivesse chegado, retirou-se com seus discípulos a um lugar recolhido dos que abundavam nas margens do mar de Tiberíades
________________________
Pe. Luis Cláudio Fillion, Nuestro Señor Jesucristo según los Evangelios, Editorial Difusión, Tucumán, 1859, pp. 132-133

Nenhum comentário:

Postar um comentário