domingo, 28 de agosto de 2016

PORTAL - GNA - 7740 - O EVANGELHO DO DIA 28 AGOSTO DE 2016 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA


EVANGELHO 
(LC 14,1.7-14)

Resultado de imagem para sentar nos primeiros lugares - evangelho


 O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


1 Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7 Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola:
8 “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9 e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.
10 Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11 Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.
12 E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13 Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14 Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

ANÁLISE DO GNA EVANGELHO DE JESUS ESCRITO POR LUCAS - 28 AGOSTO 2016

Hoje, encontramos Jesus ensinando a importância do entendimento neste Seu Evangelho, em que o simples escrever é o valoroso saber que nele está mais do que simples palavras ..
Agora, voltando aos dias de hoje, sabemos que festas realizamos e os convites vão revelar exatamente o que Jesus queria dizer ... aqui são entendimentos utilizando passagens de nossas vidas, em que realizamos pelo simples fato de realizar, para se mostrar e ser mostrado ou por vaidades de querer ser o melhor ou o maior entre muitos ... 
Neste instante, apenas o fato e fator para entendimentos deve ser analisado. Jesus convidado, pessoas chegam e escolhem os primeiros bancos, os melhores lugares e sempre haverá alguém mais importante convidado que segundo princípios não deveriam ficarem no final da sala ou mesmo em pé ... existe locais de honra, aonde deveria ser honrado aquele que é o convidado especial. Quantas vezes fazemos este ato, sentando e buscando melhores lugares e até nos coletivos vemos pessoas idosas que ficam em pé, e aqui se aplica quem é especial segundo nossos critérios ... 
Jesus, como sempre ensina, que esta Sua parábola mostra que lá na frente, também representa o Reino maior, a Casa do Pai, e ali estarão os convidados mais notáveis e não seria justo ter lá os que não fizeram para merecer este destaque. Nos Céus, este destaque é pela qualidade espiritual ...
Jesus, também ensina e fala para o dono da casa, aquele que convidou e afirma para não convidar os ricos, os poderosos, esses que assim se qualificam, pois isto mostra que este gesto é puramente pessoal e não humanitário, e o amor deste gesto ali não é encontrado. Este que foi convidado, se ver obrigado a pagar ou retribuir a visita, e assim virá um gesto de favor e não de amor. Jesus afirma, que se convidasse os pobres e os aleijados, o dono da casa, não estaria querendo se mostrar e o fazia pela caridade e pelo amor.
Falamos do que isto representa, e sabemos que tudo representa elevação ou queda ... pois se vivemos é para o amanhã, e o que fazemos são apenas caminhos para chegarmos pela evolução espiritual a dizer que o amor venceu os valores humanos que a maioria define querendo ser e estar na frente, nos primeiros lugares, nos cargos de elevados prestígios ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário