segunda-feira, 23 de novembro de 2015

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA 23 NOVEMBRO DE 2015 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA - 5770


EVANGELHO 
(LC 21,1-4)

Resultado de imagem para JESUS E A VIUVA NO TEMPLO - IMAGEM
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, 1 Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2 Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3 Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4 Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

JESUS NESTE TEXTO PEQUENO, SIMPLES PARA MUITOS E GRANDIOSO PARA POUCOS, ATESTAM TRÊS VERDADES.
O MESTRE AMADO SEMPRE ATENCIOSO, E ASSIM DEVERÍAMOS SER TAMBÉM ... OBSERVADORES DAS COISAS DO REINO E DAS VERDADES DO PAI ... MUITOS RICOS, MUITOS MATERIALISTAS, E ESTES NA HORA DO DÍZIMO DAVAM DINHEIRO, SEMPRE AFERIDO DIANTE DE SEUS STATUS. ISTO SIGNIFICA QUE TINHA MUITO, POIS RICO TEM DINHEIRO, E ASSIM SE MOSTRAVAM AOS OLHOS DE TODOS. AQUI SIMPLIFICANDO, O DAR É ENTREGAR AQUILO PARA O EGO, E DEIXOU ALI OS VALORES QUE NÃO FAZIA FALTA EM SUAS VIDAS. CONCLUSÃO - DEU O QUE SUA RIQUEZA PERMITIU.
A POBRE VIÚVA DEU O QUE TINHA, E ESTE GESTO É MOSTRADO POR JESUS, QUE ALI ACONTECEU A VERDADEIRA CARIDADE DO SEU GESTO. A CONCLUSÃO DESTE ATO, É MOSTRAR QUE AO DOAR-SE A DEUS, NÃO DEVEMOS SERMOS INDIFERENTES E DEUS MERECE O MAIOR VALOR QUER POSSUÍMOS. O MAIOR OFERTA NÃO É E NUNCA SERA PARA DEUS, POIS DEUS NÃO PRECISA DE DINHEIRO OU BENS MATERIAIS. JESUS VIA O CORAÇÃO, E ESTA MULHER SEM CONHECER AS VERDADES SOBRE ESSAS DOAÇÕES, SABIA QUE PRECISAVA ENTREGAR PARA DEUS O VALOR MAIOR QUE POSSUÍA. ENTREGA DI DENTRO DA POTENCIALIDADE DE SUA EXISTÊNCIA.

DEUS NÃO PODE FICAR COM AS SOBRAS, DEUS DEVE FICAR COM TUDO, E ISTO É SE DOAR INTEGRALMENTE.

"A história da viúva e de suas duas moedas de cobre nos lembra de que o reino de Deus funciona sobre princípios completamente diferentes daqueles do reino deste mundo. Na economia divina, o tamanho da oferta não é importante; o que importa é o tamanho do coração do doador.

A VIÚVA E SUAS DUAS MOEDAS

Valdenira Nunes de Menezes Silva





"E viu também uma pobre viúva lançar ali duas pequenas moedas(Lucas 21:2).



Viajando um pouco através da Bíblia, posso imaginar tudo o que aconteceu naquele dia em que Jesus, juntamente com Seus discípulos, encontrava-se sentado no templo. Chego quase a ouvir o tilintar de cada moeda que era colocada no gazofilácio por homens ricos, homens que se orgulhavam de poder colocar "tantas moedas"!
A multidão entrava e saía do templo mas os olhos do Senhor se voltaram para uma pobre viúva que se encontrava junto a um destes treze gazofilácios em forma de trombeta que pendiam das paredes. Observando-a atentamente, Jesus percebeu que ela havia colocado, no receptáculo, apenas duas moedas que representavam tudo que ela tinha.
Ele, que é o próprio Deus onisciente, viu naquela pobre mulher, o que os outros, ao Seu redor, jamais poderiam ver ... o amor em doar e a confiança que Deus supriria todas a suas necessidades. Enquanto os outros davam do que sobrava, ela deu tudo que possuía. Foi o Senhor mesmo quem disse: "Porque todos aqueles deitaram para as ofertas de Deus do que lhes sobeja; mas esta, da sua pobreza, deitou todo o sustento que tinha" (Lucas 21:4).

Ah, amada irmã, onde está o seu coração? A Bíblia nos diz ... "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração"(Mateus 6:21).
Que o nosso coração, irmã, não esteja repousando no nosso tesouro, seja ele um grande ou um pequeno tesouro, pois isto não agrada a Deus.

Várias passagens bíblicas servem de conselho àquelas pessoas que amam mais ao dinheiro do que a Deus (Serei eu? Será você? Seremos nós?).Vamos bombardear as nossas vidas com a Palavra de Deus a fim de podermos seguir os mesmos passos desta viúva elogiada por Jesus.

1- O apóstolo Pedro, amorosamente, nos aconselha a não sermos gananciosos ... "... não por torpe ganância, mas de ânimo pronto" (1 Pedro 5:2).

2- O autor de Hebreus nos aconselha através de uma sábia advertência ... "Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei" (Hebreus 13:5).

3- O apóstolo Paulo também nos aconselha e adverte ... "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males" (1 Timóteo 6:10).
Obs. Devo salientar que não há nenhum mal em se ter dinheiro mas o amor ao dinheiro é que é "a raiz de toda espécie de males".

Estes conselhos e advertências não são direcionados apenas aos descrentes mas são também para nós crentes que, como todo mundo, somos atraídas pelo dinheiro que se torna uma grande e perigosa barreira entre nós e o Senhor. Ele nos alerta quanto a isto quando diz:"Nenhum servo pode servir a dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom" Lucas 16:13).

Ann Spangler e Jean Syswerda no livro "Elas" nos diz que ... "A história da viúva e de suas duas moedas de cobre nos lembra de que o reino de Deus funciona sobre princípios completamente diferentes daqueles do reino deste mundo. Na economia divina, o tamanho da oferta não é importante; o que importa é o tamanho do coração do doador."Amada irmã, tenho uma série de exercícios que irão ajudá-la a fortalecer o seu coração e transformá-la numa mulher bela aos olhos do Pai. Eles são ...

1) Leia a Palavra de Deus, diariamente.
"Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para o meu caminho" (Salmo 119:105).

2) Decore versículos e guarde-os em seu coração, diariamente.
"Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra Ti" (Salmo 119:11).

3) Lembre, diariamente, que o coração do rei está na mão do Senhor, e o seu também.
"Como ribeiros de água assim é o coração do rei na mão do Senhor, que o inclina a todo o Seu querer" (Provérbios 21:1).

4) Ore sem cessar, diariamente, e sinta que o seu coração, a cada dia, se fortalece.
"Orai sem cessar ... porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco" (1 Tessalonicenses 5:17-18).

Exercite sempre o seu coração para que ele fique no centro da vontade de Deus. Veja que, ao exercitá-lo, ele vai, pouco a pouco, se fortalecendo e você vai se transformando numa mulher de honra, numa mulher que deseja sempre agradar ao Senhor.

A viúva que deu as duas moedas e que foi elogiada por Jesus, deve ser o exemplo de mulher a ser seguido por você e por mim.
Jesus disse que ela deu tudo que possuía, deu todo o seu sustento. Ela confiava em Deus e sabia que Ele cuidaria dela.
Observando este quadro podemos visualizá-la repousando, confiantemente, nos braços do Senhor. É assim que eu e você devemos fazer - confiar e repousar.

Amada irmã, Deus deve ser a primeira pessoa em nossa vida. Por isso, antes de pagarmos qualquer coisa, coloquemos no gazofilácio o que propusemos em nosso coração (agora já bem forte, bem exercitado!). Não toquemos as trombetas para que o mundo veja "o quanto demos" mas ofertemos ao Senhor de coração e Ele, só Ele poderá ver a sinceridade da nossa oferta.

A história desta mulher de Deus, desta viúva, que deu suas duas únicas moedas a Deus, foi registrada na Bíblia. Certamente, irmã, suas ofertas estão também sendo registradas lá no céu. Veja que conselho sábio do Senhor Jesus para a nossa vida ... "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam" (Mateus 6:19).

"Senhor Deus, obrigada porque Tu és um Deus que não julgas pela aparência mas vês o coração.
Obrigada, Pai, pela minha situação financeira, pela saúde e força que Tu me dás.
Transforma o meu coração, Senhor, e faze-me uma mulher generosa e cheia de fé.
Que eu possa sempre repousar em Teus braços fortes e amorosos.
Amém!"
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de 
http://solascriptura-tt.org/ )

Nenhum comentário:

Postar um comentário