sábado, 21 de fevereiro de 2015

PORTAL - GNA - O EVANGELHO DO DIA - 21 FEVEREIRO 2015 - REALIDADE ESPIRITUAL - POSTAGEM - GNA

         EVANGELHO
(Lc 5,27-32)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor. 





Naquele tempo, 27 Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28 Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.
29 Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30O os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”
31 Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32 Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.


— Palavra da Salvação.


EM AMARELO A ANÁLISE DO GNA - 21 FEVEREIRO 2015


O EVANGELHO DE LUCAS, INSPIRADO E DEFINIDO POR JESUS DIANTE DOS EXEMPLOS DE SUA CONDUTA E DE SUAS PALAVRAS ... AS VEZES, NEM SERIA PRECISO ESCREVER NADA, POIS UMA SIMPLES IMAGEM OU  FATOS JÁ SERIAM SUFICIENTES PARA MOSTRAR GRANDES VERDADES ...

HOJE, NÃO VAMOS FICAR APENAS NO QUE ESTÁ ESCRITO, E PODEMOS ANALISAR O RESULTADO DE SE FAZER UMA NOVA AMIZADE, ESTA SER ACEITA E INCLUSIVE O AGRADECIMENTO FOI OFERECER UM BANQUETE PARA APRESENTAR ESTE AMIGO NOVO ... TUDO CERTINHO NESTE COMPORTAMENTO DE LEVI, OU MESMO O QUE SE TORNOU, MATEUS, POIS QUANDO O MUNDO ESPIRITUAL ESCOLHE, ESTE RECEBE NO PORVIR UM NOVO NOME ... SEMPRE FOI ASSIM, E MUITO FÁCIL OBSERVAR ISTO NO GRANDE LIVRO ... ISTO QUER DIZER, QUE UMA NOVA PESSOA ESTÁ NO COMANDO DE VIDAS ... É ELE E O ESPIRITUAL, ELE E A UNIDADE DIANTE DA APROXIMAÇÃO COM O SAGRADO, COM O DEUS QUE A CARACTERIZA ...

OS FARISEUS E OS MESTRES DAS LEIS, DIGA-SE DE PASSAGEM, DAS LEIS DELES, DAS LEIS MATERIAIS, DAS LEIS QUE SE AFASTAM DA UNIDADE DIVINA, SENTIRAM-SE CONFUNDIDOS E HUMILHADOS ... E MAIS HUMILHADOS FICARAM QUANDO JESUS AFIRMOU QUE OS DOENTES É QUE PRECISAM DE MÉDICOS ... OS DOENTES PRECISAM DAS LEIS DO CÉU, PRECISAM DE JESUS, O CAMINHO, VERDADE E A VIDA ... JESUS VEIO CHAMAR OS PECADORES PARA A CONVERSÃO ... 

QUE SEJAMOS ESTES, OS CONVERTIDOS POR JESUS, E PARA ISTO É NECESSÁRIO SABER E SE TRANSFORMAR NUMA NOVA PESSOA ... DEVEMOS DEIXAR AS LEIS DOS HOMENS E CONHECER E VIVER AS LEIS DA UNIDADE, ESSAS QUE O CRISTO VEIO A NOS ENSINAR ...






Marcos 2.17: E Jesus disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores.

Exatamente hoje, quando escrevo este estudo, 22 de março, acontecem protestos em todo o Brasil por conta das taxas de impostos serem bem representativas. Além dos noticiários da TV, os jornais também divulgaram hoje a informação de que cada brasileiro precisa trabalhar cinco meses do ano somente para pagar os impostos. A insatisfação que tais informações nos causam era sentida pelos judeus em face dos pesados impostos que eram obrigados a pagar para os romanos. Os homens encarregados de cobrar impostos dos judeus eram chamados de publicanos.

Os publicanos eram tidos como muito pecadores, como corruptos e até traidores da sua nação. No consenso popular, judeus de bem não tinham amizade com os publicanos. Pois Marcos 2.13-17 nos conta que Jesus fez questão de chamar um dos publicanos de Cafarnaum para fazer parte de sua equipe apostólica. O nome deste publicano era LEVI, mais conhecido como Mateus.

I. JESUS NOS DÁ A OPORTUNIDADE DE MUDAR DE VIDA: Em Mc 2.14, lemos que Jesus passou pela alfândega onde Levi, filho de Alfeu, prestava seu serviço. Interessante que havia outro apóstolo, Tiago, cujo nome era Alfeu. Mas não eram irmãos – porque nas quatro listas de apóstolos Tiago e Mateus não aparecem juntos; já Tiago e João, filhos de Zebedeu, sempre aparecem juntos.

Levi atendeu ao chamado de Jesus prontamente. E de publicano marginalizado pelos judeus, tornou-se discípulo, apóstolo e escritor do Evangelho. Levi teve uma grande mudança de vida. Tanto que passou a ser conhecido pelo nome Mateus, que deriva do aramaico e significa “presente de Deus”.

Levi era o testemunho vivo de alguém que não rejeitou o PRESENTE de Deus quando teve a oportunidade. O presente é a nova vida; a oportunidade de abandonar a velha vida e de começar tudo de novo.

Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de DeusEf 2.8

A palavra “dom” que aparece no texto acima significa “presente que não mereço” na língua original do NT, o grego. Jesus continua oferecendo esta oportunidade.

II. JESUS E O PIOR TIPO DE DOENÇA. A mudança na vida de Mateus foi tão profunda que ele abriu sua casa e chamou muitos de seus amigos, também coletores de impostos, para conhecerem a Jesus. A estratégia usada por Mateus foi oferecer uma refeição e reunir à mesa Jesus, os discípulos e muitos dos publicanos.

Como Jesus era constantemente observado pelos judeus religiosos, o fato de entrar na casa e comer junto com pessoas “tão pecadoras” escandalizou tais judeus que ficaram a contender com os discípulos. Dando conta disto, Jesus disse aos judeus: Os são não necessitam de médico... Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores.(v. 17). Jesus era o médico. E quem eram as pessoas mais doentes presentes ali?

Os publicanos eram doentes – por isso Jesus lhes dava atenção. Prostitutas também foram atendidas por Jesus (Mt 21.31). Mendigos, leprosos, pobres, endemoniados... Jesus não deixou de atender ninguém. Porém, qual o pior tipo de doença com o qual Jesus lidou?

A doença que não é reconhecida. Como ser tratado se nem se reconhece doente? Saber que está doente é o primeiro passo para buscar e receber cura. Os judeus que contendiam com os discípulos de Jesus representavam as pessoas que sofrem deste tipo de enfermidade. São pecadores que não se reconhecem necessitados de perdão e de salvação.



CONCLUSÃO: Levi foi pronto em levantar-se e seguir Jesus. E Jesus mudou sua vida, mudou até seu nome. Ele recebeu o “presente de Deus”, a cura para a doença mortal chamada pecado. Hoje é dia de você também responder ao chamado de Jesus. Esta casa onde é ministrado este estudo é como a casa de Mateus e você tem a chance de se reconhecer necessitado de perdão e salvação através de Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário