quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - 04 FEVEREIRO DE 2015 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA - 4330

EVANGELHO
(MC 6,1-6)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.





Naquele tempo, 1 Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2 Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3 Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4 Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5 E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6 E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

— Palavra da Salvação.

EVANGELHO - ANÁLISE DO GNA - COR EM AMARELO

Este texto de Marcos, mostra acima de tudo a capacidade da descrença, da mistura da inveja com a falta de bom senso ... Jesus, cresceu, tinha o exemplo de seus pais para aquela pequena sociedade, a pequena Nazaré. Ali, mostrando-se ao Povo e aos seus familiares, Jesus sabia que estava abandonado. Sua missão, percoria locais distantes , e nenhum Profeta é bem vindo em sua cidade, Ele não era estimado, nem pelos moradores e tão pouco pelos seus familiares ...


Aqui, temos Jesus como personagem principal em Nossas vidas, e as pessoas ouvem os Padres, Pastores e etc ... e as palavras, os Evangelhos, ficam por conta desses articuladores e pretensos salvadores de Nossas  Almas. De fato, como lá na distante Nazaré, aqui nestes tempos em que vivemos, a história se repete ...


Quem denbtre Nossos leitores consegue saber aonde guardou a sua Bíblia, e quando conseguiu abrir no Novo Testamento e ler uma passagem do Evangelho de JESUS .... segundo Maria, a Mãe de Jesus, quem nãoestiver lendo o Novo Testamento e os Evangelhos de Jesus, não entrarão na Nova Terra ... é muito importante o que Jesus ensinou e ainda ensina, pois tudo está escrito ... e  naqueles dias, quantas momentos passou ensinanado e pedindo para os seus Discípulos para fazerem o mesmo ... 


Sim, é muito importante e urgente ... e a volta de Jesus em breve, terá um sentido único, e quantos nada conhecem de Suas palavras ... apenas quero dizer, que Jesus, é o Caminho, a Verdade e a Vida, e esta setença deveria definir tudo, pois a verdade, só se consegue diante do saber, que gera sabedoria. Devemos estarmos preparados, e sabemos que osTempos são Chegados ...





Lucas 4.21-30

O Evangelho de hoje fala do resultado da pregação de Jesus em Nazaré. Ele lê o texto de Isaías 61.1 e 2 e afirma que a Palavra da vinda do Messias estava se cumprindo em sua vida. Com esta palavra é rejeitado por causa da incredulidade dos nazarenos. Eles até tentam matá-lo, mas o Senhor simplesmente sai de Nazaré e para lá nunca mais volta. Apesar da incredulidade das pessoas, não podemos deixar de falar do amor de Cristo. Podemos ser rejeitados e odiados, mas nossa mensagem precisa ser a Verdade. Somente a verdade liberta. Verdade sempre pregada em amor.
I. Jesus prega em Nazaré
O Senhor lê na Sinagoga de Nazaré o texto de Isaías 61.1,2 e termina dizendo: (21) "Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir". Este texto era aplicado ao Messias que viria para libertar Israel da opressão política. Jesus veio como libertador. Todos que recebem a mensagem de Jesus são libertos do pecado e da iniquidade. Os Nazarenos tiveram oportunidade de ouvir o próprio Messias ler o texto de Isaías e dizer: Estas palavras estão se cumprindo em mim. A pregação de Jesus não dá oportunidade para outras interpretações. Jesus vai direto ao assunto e afirma que era a pessoa que iria cumprir as profecias. Sua pregação não deixou dúvida. Existem muitas religiões, mas nossa pregação precisa ser a mesma: somente Jesus pode salvar. Só ele é o caminho, a verdade e a vida. Mesmo que esta mensagem venha parecer "fundamentalista", "pouco política" e até mesmo "ante ecumênica". Nossa mensagem precisa ser a mesma: Jesus é o único Salvador. Ele é o messias. Não agredimos as religiões, mas afirmamos a verdadeira fé que só em Jesus a pessoa encontra a salvação. Sem Jesus não existe oportunidade de salvação. Só a verdade de Jesus liberta (Jo 8.32).Você tem falado do amor de Jesus para as pessoas? Conte seu testemunho.
II. Jesus repreende os incrédulos
A pregação de Jesus em Nazaré não deixou dúvida, mas causou uma revolta nos incrédulos. Jesus diz: "Hoje se cumpriu o que vocês ouviram". Os nazarenos ficaram indignados com a Palavra do Senhor e agiram com incredulidade. Dos lábios de Jesus saiam palavras de graça; ficaram maravilhados (espantados) e perguntaram: (22) "Não é este o filho de José?". Esta pergunta é na realidade uma afirmação da incredulidade. Estavam dizendo: "Ele não pode ser uma pessoa sobrenatural nem o Messias. É apenas o filho de José. Nós o conhecemos!" Jesus diz que os Nazarenos iriam desejar ver mais sinais para tentar a Deus (23) "Sem dúvida, citar-me-eis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; tudo o que ouvimos ter-se dado em Cafarnaum, faze-o também aqui na tua terra". Jesus percebeu nos corações uma provocação baseada na incredulidade. Ele afirma que "nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra". Para isso cita o testemunho de Elias que saiu da terra de Israel e foi a Sidom abençoar a viúva de Sarepta, mesmo tendo em Israel muitas viúvas necessitadas (25,26). Cita também Eliseu que, mesmo havendo "muitos leprosos em Israel" não curou nenhum, a senão o gentio Naamã, o siro. Jesus estava repreendendo os incrédulos de Israel e afirmando que havia maior fé entre os gentios. Assim como Elias e Eliseu que fizeram milagres fora de suas terras, assim também Jesus não estava sendo honrado em Nazaré e iria realizar grandes milagres longe de sua casa. A nossa incredulidade expulsa o projeto de Deus. Quando agimos na falta de fé estamos impedindo a ação de Deus e sua vontade perfeita sobre nossas vidas (Mc 6.5,6).

III. Jesus é rejeitado de sua cidade
A palavra de Jesus foi dura e direta. "Os gentios são mais crentes do que o povo de Israel". Com isso (28) "Todos na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira". Ao invés de aceitar de coração Jesus como Messias, desenvolveram no coração a ira com a Palavra de Deus nos lábios de Jesus. A violência e a incredulidade foram tão grandes que rejeitaram Jesus e tentaram matá-lo. (29) "E, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até ao cimo do monte sobre o qual estava edificada, para, de lá, o precipitarem abaixo". Rejeitaram Jesus e tentaram destruí-lo. Mas o Senhor, com poder divino, sem nenhuma violência, (30) apenas "passando por entre eles, retirou-se". Podemos ser rejeitados em nosso testemunho de fé. As pessoas podem usar as nossas palavras e tradições para atacar e tentar nos ferir. Nossa atitude precisa ser mansa e misericordiosa como a do Senhor Jesus. Ele apenas se retirou. Não revidou. Não usou de violência. Não contra-atacou. Ele apenas se retirou (II Tm 2.25).

Conclusão:
Hoje aprendemos muito com a atitude do Senhor Jesus diante das oposições. Aprendemos três verdades: 1) Não devemos agredir as religiões, mas afirmar sempre a verdadeira fé que só em Jesus a pessoa encontra a salvação. Sem Jesus não existe oportunidade de salvação. 2) A palavra de Deus nos ensina a agir com fé. A falta de fé dos nazarenos impediu a ação de Jesus. 3) Mesmo diante das rejeições por causa da fé em Jesus, devemos manter nosso testemunho em mansidão e piedade refletindo a calma e mansidão que o Senhor teve em Nazaré.



Nenhum comentário:

Postar um comentário