segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

PORTA L - GNA - EVANGELHO DO DIA - 02 FEVEREIRO 2015 - REALIDADE ESPIRITUAL - GNA - 4324

EVANGELHO
(LC 2,22-40)
— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.



22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23 Conforme está escrito na lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.

24 Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor. 25 Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26 e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27 Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30 porque meus olhos viram a tua salvação, 3 1que preparaste diante de todos os povos: 32 luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33 O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34 Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35 Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

36 Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. 37 Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38 Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

39 Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40 O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

— Palavra da Salvação.


EVANGELHO DO DIA - ANÁLISE DO GNA - COR BRANCA

LUCAS, NESTE TEXTO INSPIRADO E REVELADO PELOS QUE JÁ O CONHECIA, DETERMINOU A POSTERIDADE ESTE ANÚNCIO DA PRESENÇA SAGRADA ENTRE OS POVOS DA TERRA ... UM REI NASCEU, UMA HERANÇA ETERNA NOS FOI ENTREGUE SEGUNDO AS PROFECIAS ... E EIS QUE ALI ESTAVAM O VELHO SIMEÃO E A PROFETISA ANA, ANUNCIANDO VERDADES, QUE A MAIORIA DAS PESSOAS AINDA NÃO CONHECEM ...

VAMOS FALAR DESTE QUE SERIA CAUSA DE QUEDA,  PARA MUITOS. ESTE MENINO, É PARA ILUMINAR AS NAÇÕES E GLÓRIA DO TEU POVO ISRAEL. ESTE NOME ISRAEL, SIGNIFICA POVO DE DEUS.

EXISTE O RITUAL DESTE MOMENTO NAS TRADIÇÕES, APRESENTAR O MENINO NO TEMPO CERTO PARA PURIFICAÇÃO DELE E SUA MÃE. TODO NASCIDO, O PRIMOGÊNITO DO SEXO MASCULINO, DEVE SER CONSAGRADO AO SENHOR ...

HAVIA DE OFERECER POR ESTE RITUAL, DUAS ROLAS OU DOIS POMBINHOS, PRESENTINHOS A DEUS OU AOS SACERDOTES ...

ESTE MENINO SERÁ QUEDA OU REERGUIMENTO  PARA MUITOS EM ISRAEL.ELE SERÁ UM SINAL DE CONTRADIÇÃO PARA MUITOS, E HOJE SERÁ QUE PENSAMOS QUE FAZEMOS PARTE DESTA CONTRADIÇÃO ... E MARIA, QUANDO RECEBEU A NOTÍCIA, QUE UMA ESPADA TRASPASSARÁ A TUA ALMA. PODEMOS VER QUE EM NOSSO DIA, AINDA SENTIREMOS O REMORSO DE NEGAR A VIVER NA LIBERDADE DE SEU POVO E NAS LEIS QUE VEIO TRAZER PARA TODOS, E NESTE ASPECTO, A ESPADA AINDA FERE O CORAÇÃO DE MARIA ... A MAIORIA NÃO ACREDITA E NEGA A ESTE PRESENTE QUE NOS FOI ENVIADO. O VELHO SIMEÃO, AGRADECEU E RECONHECEU O SEU VALOR E A PROFETISA  ANA, DA TRIBO DE ASER FALOU DA GRANDEZA DESTE MENINO ...

DA MESMA FORMA QUE JESUS CRESCIA FORTE, CHEIO DE SABEDORIA E A GRAÇA DE DEUS ESTAVA COM ELE, E ASSIM TAMBÉM ESTARIA CONOSCO, NA UNIDADE EM QUE TODOS DEVERÍAMOS VIVER ...

ESTE TEXTO, DEIXA PARA NÓS UM SIGNIFICADO OCULTO E AO MESMO TEMPO REVELADOR, POIS UM VELHO É MOSTRAR QUE UMA NOVA ERA NASCERIA NA VIDA DAQUELE MENINO, E ANA SIMBOLIZAVA A ESPERANÇA E A VERDADE DO QUE AS PROFECIAS REVELAVAM SOBRE ESTE MENINO - JESUS. ANA, SIMPLESMEMTE FALOU A TODOS, QUE ALI ESTAVA AQUELE QUE TRARIA A BOA NOVA, A RESTAURAÇÃO DA VERDADE QUE ERA VIVIDA E QUE DEVERIA SER MODIFICADA NAS LEIS DO DEUS VERDADEIRO ... ALI TERMINAVA AS MATANÇAS, OS SACRIFICIOS E NASCERIA A LEI DO AMOR AO DEUS VERDADEIRO E O AMOR AO PRÓXIMO ...



SIMEÃO E ANA

Simeão e Ana foram dois fiéis que adoravam no Templo de Jerusalém. Ambos esperavam o Messias que haveria de vir segundo o seu Antigo Testamento tinha predito.

Um dia, um casal pobre e o seu bebé chegam com a oferta prescrita pela Lei, para apresentar o seu filho recém-nascido ao Senhor, a mãe da criança também necessitava de purificação de acordo com a Lei Mosaica. Simeão viu algo extraordinário nesta pequena família. Por fim, a esperança da vida de Simeão tinha aparecido e, através do Espírito Santo, que reconheceu no pequeno bebé o cumprimento da promessa de Deus de salvação para todos.

Lucas não diz se Simeão era um sacerdote do templo ou não, mas já que profetizou e foi possivelmente abordado por Maria e José, quando eles levaram Jesus para a apresentação, torna possível que ele fosse um dos os sacerdotes.

Ana, também, apesar dos seus 84 anos, alegrou-se com a salvação que havia chegado a Jerusalém na forma desta criança. Ela começou a dizer a todos que, como ela, esperavam a redenção da nação que o Redentor havia finalmente chegado.

Quando foi isso?

Isto aconteceu quando Jesus tinha apenas alguns dias de idade, então você poderia pensar que isto pode ser datado com precisão (em 1 d.C.). Mas o compilador do calendário cristão tem algumas coisas erradas. Herodes, que estava vivo quando os sábios veiram à procura de Jesus, morreu em 4 a.C., de modo que seria mais ou menos no tempo que Jesus foi trazido ao Templo por Maria e José.

Você pode ler sobre este encontro entre uma família jovem e estas duas pessoas idosas em Lucas capítulo 2, versículos 21 - 40. É um relato que vem logo após o glorioso registo do nascimento de Jesus e da aparição dos anjos aos pastores nos campos (Lucas 2:1-20).

Porque essa Visita?

Maria e José eram um casal judeu devoto, ansiosos por guardar a Lei e somos informados de que Jesus nasceu sob a Lei de Moisés, que era a lei de Deus para a nação nesse tempo:

“Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.” (Gálatas 4:4,5)

Eles já haviam circuncidado e dado o nome a Jesus no oitavo dia (Lucas 2:21). Agora ele tinha que ser apresentado ao Senhor, como a lei exige (Êxodo 13:2,11,12; e Números 3:11-13). E a própria Maria teve que ser purificada de acordo com a Lei (Levítico 12:2 – 6, 8).

O que Aconteceu?

No templo, o justo e devoto Simeão, levou o menino Jesus em seus braços e pediu a Deus para permitir que agora pudesse morrer (Lucas 2:29). A vida de serviço de Simeão estava terminada.

Foi uma ocasião repleta de simbolismo, pois em Simeão, temos um retrato da velha, e moribunda Lei Mosaica, tendo a promessa da salvação em seus braços. Olhando nos olhos da Nova Aliança (Jesus), ele sabia que tinha chegado o tempo para o fim da Antiga Aliança. Algo melhor havia chegado.

Simeão em hebraico significa "ouvir". Lucas diz que ele estava esperando a “consolação de Israel” (Lucas 2:25). Isso significa que ele estava esperando o tempo quando a nação de Israel, então sujeita à ocupação romana, seria finalmente livre. Na realidade, Jesus havia chegado em primeiro lugar para libertá-los da escravidão do pecado.

Anna, também, esperava "a redenção de Jerusalém". Ela queria mais do que a liberdade da ocupação estrangeira, mas a liberdade do pecado que tem um poder sobre todas as pessoas. Uma viúva por muitos anos e, possivelmente, sem filhos, como Simeão, Ana tipifica a idosa, e natureza estéril da Aliança Mosaica e regozijava-se de contar sobre o cumprimento da promessa de Deus de um Messias, para qualquer um que estivesse no templo que quisesse escutá-la (Lucas 2:38).

Simeão olhou para o menino Jesus, cujo nome hebraico, Josué, significa “Deus salva” e orou: "meus olhos já viram a tua salvação"(v 30).

Ele continuou a dizer que esta salvação era uma luz de revelação para os gentios (não judeus) e para a glória do povo de Israel. Por outras palavras, a salvação de Jesus era para todas as pessoas, um eco do que os anjos tinham dito anteriormente aos pastores. Confirmou, também, o que Isaías profetizou; que o Messias seria "uma luz para o gentios" (Isaías 9:1-2; 42:6, 49:6; 60:1-3).

Simeão abençoou a pequena família, e fez três profecias surpreendentes, que:

  • Jesus causaria a ascensão e queda de muitos (Lucas 2:34);
  • Jesus seria falado contra (v 34);
  • Maria iria sofrer muito com o que se passaria com Jesus (v 35).
Todas estas profecias foram cumpridas exatamente como predito.

O Que Aprendemos?

1 - O próximo capítulo de Lucas dá uma lista de algumas pessoas importantes no mundo dessa época, começando com o imperador romano, Tibério César. No entanto, a Palavra de Deus não veio para qualquer um deles, mas para um homem humilde no deserto (Lucas 3:2). Desde pastores nos campos até Simeão e Ana de corações abertos, estes versículos mostram que Deus escolhe os humildes, e não os poderosos (Isaías 57:15), a quem Ele se revela e o Seu propósito.

2 - Das previsões de Simeão aprendemos que a salvação de Deus é para todas as pessoas: judeus e não-judeus, pois todos nós precisamos ser salvos do pecado.

3 - Eu, Jesus nasceu num lar e amoroso onde Deus era o centro, um padrão para seguirmos.

4 - Havia alguns no antigo Israel que esperaram pacientemente para o aparecimento do Messias, com esperança, como Simeão, que viveriam para ver a Sua vinda. Jesus voltará, uma segunda vez (Atos 1:11). Somos conhecidos de Deus? E estamos com paciência esperando o retorno do Seu Filho? Nós devemos estar!

Joan Lewis

(Article: Simeon and Anna, Glad Tidings 1518, pag. 18-19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário