sábado, 15 de novembro de 2014

PORTA L -GNA - O EVANGELHO DO DIA - 15 NOVEMBRO DE 2014 - REALIDFADE ESPIRITUAL - GNA - 3951

15 
DE NOVEMBRO DE 2014
SÁBADO | 32ª SEMANA TEMPO COMUM | ANO A

PRIMEIRA LEITURA 
(3JO 5-8)

SALMO 
(111)

EVANGELHO (LC 18,1-8) - EM AZUL A ANÁLISE DO GNA
Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’
4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?
8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


EVANGELHO DE LUCAS, PREGADO E E ENSINADO POR JESUS ... O QUE ESTE MARAVILHOSO EVANGELHO PODE ACRESCENTAR ALGO AS NOSSAS VIDAS. O QUE JESUS TENTA DIZER SOBRE ESTE TEXTO, ESTA PARÁBOLA EM QUE MAIS DO QUE PALAVRAS, SÃO ENSINAMENTOS PREPARATÓRIOS PARA TODOS OS TEMPO E A CHEGADA DO TEMPO FINAL - FIM DOS TEMPOS. 
JESUS, COLOCA A JUSTIÇA COMO PONTO DE EQUILÍBRIO E SUSTENTAÇÃO PARA NOS MOSTRAR CAMINHOS PARA VIVERMOS ESTA JUSTIÇA QUE AQUI NÃO SERIA A DOS HOMENS. ESTE JUIZ, SUSTENTADO PELO SEU EGO, SUA VERDADE E SEM DEUS E DIGNIDADE SÓ PENSA EM SI E NA SUA POSIÇÃO ... UM MAL SERVIDOR DO POVO E DO REINO DE DEUS. AQUI FICA A ORIENTAÇÃO DE JESUS, ESCONDIDA E AO MESMO TEMPO REVELADA, POIS ESTE JUIZ DE UMA HORA PARA OUTRA SE VIU AMEAÇADO POR AQUELA VIÚVA, E SABEMOS QUE O TEXTO AFIRMA QUE ELE NÃO TEMIA DEUS E NINGUÉM.
SIM, ALGO INTERIOR MOSTRA A HORA DE AGIR, POIS SENTIMOS VIBRAÇÕES DO QUE É PRECISO FAZER, E QUANDO O PERIGO É AMEAÇA, A AÇÃO DEVE ACONTECER ... AGORA, SABEMOS QUE DEVEMOS NOS COLOCARMOS NA SITUAÇÃO DESTE JUIZ, FAZER JUSTIÇA, POIS PRECISAMOS TER PAZ, E FICA AQUI O PENSAMENTO DE TUDO QUE PEDIMOS AO JUSTO JUIZ DO CÉU, QUE REPRESENTA EM NOSSAS MENTES A DEUS, PAI, CRIADOR, UNIDADE ... SIM, CLAMAMOS POR JUSTIÇA, E ESTA É REVELADA POR JESUS QUE É IMEDIATA NO QUE SE DEFINE DIANTE DE SER JUSTO, EM QUEM QUER JUSTIÇA. A ÚNICA FORMA DE PEDIR A DEUS, É SE DETERMINAR EM ORAÇÕES E MUDANÇAS INTERNAS E O JUSTO JUIZ AGIRÁ, POIS MECANISMOS FARÃO ACONTECER NO ATENDIMENTO DE NOSSOS PEDIDOS. AS VEZES, NOSSOS PEDIDOS DEMORAM, COMO DEMOROU PARA ESTE JUIZ DO TEXTO, E NÃO PORQUE O DO ALTO NÃO TEVE TEMPO DE AJUDAR, E SIM QUE CADA PEDIDO É A REAÇÃO EFETUADA PELO TEMPO DADO PARA O ATENDIMENTO. EXISTE O TEMPO EM QUE O ERRO FICA CONOSCO, E EXISTE O TEMPO PARA QUE ELE SEJA CORRIGIDO. AQUI FICA O EXEMPLO, POIS JESUS SEMPRE PERDOOU OS PECADOS, MÁS TAMBÉM DISSE, IDE E NÃO PEQUES MAIS ... O QUE ADIANTE PEDIR AO JUIZ PERDÃO, POIS NO INSTANTE SEGUINTE COMETEMOS OS MESMOS ERROS ... LEMBREM-SE DO IDE EM PAZ, E NÃO PEQUES MAIS ...
MÁS, JESUS PERGUNTA NESTA PARÁBOLA, SE QUANDO VOLTAR ENCONTRARÁ FÉ SOBRE A TERRA. O QUE SIGNIFICA ENCONTRAR, É QUE JESUS FALA QUE VOLTARÁ, E ESTARÁ DIANTE DOS HABITANTES E SEM OLHAR NO FUTURO, ACREDITA QUE É POSSÍVEL QUE MUITOS HOJE REFLITAM UM POUQUINHO QUE AINDA PODE ENCONTRAR VALORES EM SUAS VIDAS, ENCONTRAR VERDADES, ENCONTRAR OS EVANGELHOS E POR ACRÉSCIMO ENCONTRAR JESUS, CAMINHO E A VIDA ETERNA ... ESTA É A FÉ PERGUNTADA POR JESUS. VAMOS FAZER COMO O JUIZ DESTA HISTÓRIA, ATENDER AS REVINDICAÇÕES DOS QUE PEDEM E CAMINHAM DIANTE DE NÓS, VAMOS EVITAR ESCÂNDALOS E AGRESSÕES, VAMOS NOS EQUILIBRAR NA PAZ E NAS OPORTUNIDADES DE FAZERMOS JUSTIÇA. ESTE JUIZ, PECADOR FEZ O SERVIÇO, ESTABELECEU A JUSTIÇA NA VIDA DESTA VIÚVA, E NÓS DEVEMOS FAZER O MESMO, POIS QUANTOS SIMBOLISMOS DE VIÚVAS TEMOS EM NOSSAS VIDAS, POIS SEMPRE DEVEMOS JULGAR O QUE É PRECISO SER FEITO ... SEMPRE, A JUSTIÇA DEVE EXISTIR EM NOSSOS JULGAMENTOS DO QUE FAZER ... QUANDO DEUS AGE, É PORQUE AGIMOS PRIMEIRO AO FAZERMOS O JULGAMENTO DOS NOSSOS PRÓPRIOS ERROS.

Recadinho: - Você se dirige a Deus com persistência e também paciência? - Reza com fé e com conhecimento de que o importante é estar com a vida voltada para o Reino de Deus? - Procura colocar tudo nas mãos de Deus? - Notemos: o importante é não desanimar e não ter medo. Deus é Pai e nos ama com amor infinito.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

Nenhum comentário:

Postar um comentário