quarta-feira, 12 de março de 2014

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - REALIDADE ESPIRITUAL - EVANGELHO ANALISADO PELO GNA - DIA 12 MARÇO DE 2014 - LUCAS - 11, 29 - 32 - POSTAGEM ESPIRITUAL - 2630 - GNA

PORTAL - GNA - EVANGELHO DO DIA - 12 MARÇO 2014 - LUCAS 11, 29 - 32




Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 11, 29-32
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  †  segundo Lucas
- Glória a vós, Senhor!   
- Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!   
Liturgia comentada
Geração perversa... (Lc 11, 29-32)
Quando o profeta Jonas – mesmo a contragosto – foi enviado por Deus aos habitantes de Nínive, sua presença e mensagem sinalizaram para aquele povo que Deus lhes dava uma oportunidade. Como acontece com as sociedades que dominam novas técnicas e passam a acumular riquezas, Nínive experimentava grande decadência de costumes. Assim, a mensagem de Jonas soava como ameaça iminente: “Mais quarenta dias e Nínive ficará de pernas para o ar” (cf. Jn 3, 4 – TEB).
Para surpresa do próprio Profeta, todo o povo, inclusive o rei, fez jejum e penitência, estendidos até aos animais irracionais. A corrupção moral não chegara a cegar aquela sociedade. Corrompidos, sim, mas não pervertidos. Ainda eram sensíveis às promessas da misericórdia. E Deus desistiu do castigo que prometera.
No tempo de Jesus, Israel estava sob a implacável dominação romana. A vida do povo era uma vida dura e sofrida. Quando veio o Messias, sua mensagem foi acolhida sem reservas e as multidões o seguiam. Mas os dirigentes da nação – políticos e religiosos! – sentiram-se ameaçados com sua presença e seu Evangelho. De algum modo, os poderosos se haviam acomodado à presença romana e, para dizer a verdade, lucravam muito com essa coabitação. Por isso mesmo, rejeitaram o Cristo e o levaram à cruz... Eis uma geração per-versa. Isto é, completamente per-vertida, desviada do caminho.

Em nosso tempo, não precisamos da presença de Jonas ou algum dos profetas. É que as coisas já estão “de cabeça para baixo”: relações familiares, comportamento sexual, utilização dos bens da Criação, distribuição das riquezas. Basta a contemplação da realidade (mesmo sem profetas!) para nos dar a certeza de que precisamos reorientar nossa vida para Deus. Violência sem freios, deterioração das metrópoles, corrupção dos legisladores, degradação ambiental, em suma, uma cultura de morte...
O cenário que se desenrola à nossa volta é aquilo que Jesus chamaria de “sinal dos tempos”. Será que vemos esses sinais? Examinamos seu significado? Compreendemos que são fruto de uma opção por viver sem Deus? Que eles manifestam a fratura da fraternidade humana?
Ou também nós merecemos o nome de “geração perversa”?
Orai sem cessar: “Todos os caminhos do Senhor
                               são misericórdia e verdade!” (Sl 25 [24], 10)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

santini@novaalianca.com.br

COMENTÁRIOS E ANÁLISE DO GNA

O Evangelho de hoje, que segundo o texto acima, define momentos importantes de reflexões, pois esses deveriam ser lembrados por Todos e levados ao Nosso momento de vida atual. 
O que poderia essa passagem, como muitas revelar sobre os Tempos em que vivemos ... e a resposta está aqui na leitura e compreensão do mesmo. Primeiramente, Jesus falava para aquela grande multidão,  atenta as palavras deste Grande Mestre. Jesus, logo foi dizendo, que aquela geração, era uma geração má. Jesus enfatizou que esta geração buscava um SINAL, e por ser má não seria dado SINAL algum, a não ser o que aconteceu com NÍNIVE. Nesta cidade, morava o Profeta Jonas, e as Profecias foram reveladas a Ele, que segundo foi dito, afirmava que NÍNIVE era uma cidade má, do pecado. O aviso do Profeta foi claro, que a cidade teria 40 dias para mudar e arrepender. O Prefeito desta cidade ouviu a Profecia, aceitou e acreditou, e se colocou de saco, ou seja se declinou diante do enviado desta Mensagem Profética, que foi um aviso Divino. O Povo ouviu e se modificou, e Ninive foi salva da destruição.
Jesus afirmou diante daquela multidão, que se Jonas foi um SINAL para os NINIVITAS, assim também Ele (JESUS) seria para esta geração, a dos que ali estavam.  Jesus afirmou que no dia julgamento, que sabemos que será o momento,  que Seremos julgados pelos Nossos erros, e que a RAINHA DO SUL se levantaria juntamente com os HOMENS (RELAÇÃO HOMEM - MULHERES, ENFIM OS HABITANTES QUE VIVIAM NA TERRA NAQUELA ÉPOCA E OS CONDENARIAM). A RAINHA DO SUL,  exige visão profunda para compreender quem é Ela, Sua Missão e realeza. Aqui sabemos que esta é representada naquela que visitou SALOMÃO, que era Rei dos Judeus e o maior Senhor sobre a Terra, pois seu poder e riquezas era imenso. Muitos sabem que esta Mulher, a RAINHA DE SABÁ se afeiçoou a Salomão, e este momento histórico é muito conhecido nas tradições dos Povos. Jesus afirmou que Ela veio de Terra distante (Continente Africano) e veio para ouvir a sabedoria de Salomão. Jesus sabendo que este fato era muito conhecido em Sua época, foi taxativo em dizer no meio daquela multidão, que ali estava quem era maior do que Salomão ... pense nessas palavras, e tentem sentir os pensamentos daqueles que ali estavam com essa relação. Infelizmente o Povo não sabia que Jesus falava da imensa sabedoria e poder que possuía diante daquele por quem enviado. Jesus informa, como está no texto, que a Rainha do Sul, os condenariam no dia do julgamento. Quem seria esta Rainha  no julgamento e o que Ela seria nesta  relação com o dia do julgamento. O dia do julgamento, Meus Irmãos, é o momento ou período que diante da morte do corpo, de acordo com que realizamos, iremos para níveis mais elevados nos Planos Espirituais, ou locais de sofrimentos e ranger de dentes, igual a Mundos primitivos, conhecidos como exílios. Agora, para Mim, estudioso e pesquisador, sabemos que sempre os Mestres e Enviados estiveram e estão entre Nós, para melhorar e elevar os planos existenciais - elevar a mente Cósmica. Qual seria então essa Mulher, que viveu na época de Salomão, julgará aquela geração que ali estava, e também a do futuro. A única Mulher que conhecemos, é Maria, a Rainha dos Céus, que também veio de Terras distantes, provavelmente do Sistema Solar de Sirius. Mais uma vez, nas Terras do Cruzeiro do Sul, que bem a faz representar aos pés da grande Cruz do Calvário, pois lá é a posição Sul também. Os Irmãos, perguntariam o porque deste poder de julgar, pois os ensinamentos do Mestre nos proíbe deste fato ... este julgamento é impessoal, ois só do fato de não ouvirmos as SUAS MENSAGENS e observarmos as Suas palavras e  Milagres pelo Mundo, já estamos sendo julgados, por Nós atos contra aquela que detém o poder do EIS AI O VOSSO FILHO, missão entregue pelo Seu filho aos pés da Cruz.

No dia do julgamento, ou seja nos tempos que vivemos, pois os sinais estão em todos os lugares, e não cabe aqui falar sobre eles, pois são muitos. O que é afirmado no texto acima, que aquela geração que ali estava na frente de Jesus. seria julgada e condenada, junto com os ninivitas. Sabemos que esses viveram também naqueles dias das Proféticas palavras do Profeta Jonas. Para que isto aconteça, Meus amados Irmãos, seria evidente que eles estivessem aqui vivendo nesta época do julgamento, e isto só seria possível se vocês acreditassem na REENCARNAÇÃO. Sem esta verdade, o texto não faz sentido, pois aonde estaria a justiça Divina com aqueles que viveram em épocas passadas, inclusive anterior ao início do Povo Judeu. Não seria possível que Deus - a Justiça da UNIDADE seja boa para uns e más para outros. Somos iguais e vivemos sobre o teto da mesma Lei.

O que Nos pede e ensina este texto ... é simples, pois como os NINIVITAS, devemos ouvir a voz das Profecias, e o que elas nos ensinan, é a mudança para Sermos melhores. O Julgamento vai pegar a todos, pois Muitos já tiveram Suas oportunidades de vivenciar esta elevação. Não devemos esquecer de Maria, a Rainha do Sul, Padroeira do Brasil aonde brilha o Cruzeiro, a Cruz do Cristo no hemisfério sul do Brasil. A Mulher revestida de Sol, brilha com o poder que possui diante do que se tornou. Jesus aqui define, que o que está diante do Povo, é maior do que Jonas, é maior do que as Profecias. Profecias é um aviso, é para anunciar fatos que irão acontecer ... o que vai acontecer pode não se realizar, e vai depender de Nós. Fazer o que OS HABITANTES DE NÍNIVE  fizeram, é conquistar os Novos Céus e a Nova Terra, que já desponta no horizonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário